14 Benefícios da Fruta Lima – Para que Serve? Quais Vitaminas possui?

fruta-lima

 

A fruta lima é uma das frutas mais populares no Brasil, possuindo forma semelhante a de uma laranja. No entanto, a cor dela é mais amarelada e o sabor também é menos cítrico.

Para saber como esta fruta beneficia a saúde e como aumentar o consumo dela no dia a dia, basta ficar de olho no nosso post.

Benefícios da Lima

1 – Favorece a imunidade

Pelo fato de esta fruta ser muito rica em vitamina C, ela é considerada uma importante amiga das defesas imunológicas, ou seja, diminui a incidência de diversas doenças como infecções, inflamações, gripes, resfriados etc.

Além disso, é indispensável que os níveis de vitamina C estejam sempre adequados no organismo, evitando uma série de complicações oriundas da carência desta substância.

Publicidade

2 – Ajuda no tratamento da anemia

Graças também à vitamina C, que atua no organismo potencializando a absorção do ferro contido nos alimentos, a ingestão dos sucos ou até mesmo na fruta in natura ajuda no tratamento natural da anemia, uma doença ocorrida em virtude da baixa quantidade de glóbulos vermelhos.

3 – Auxilia no tratamento de infecções de urina

Devido à boa concentração de potássio e vitamina C nesta fruta, ela contribui para limpar os rins e eliminar as bactérias causadoras das infecções urinárias, que geralmente causam terríveis desconfortos como ardor ao urinar.

4 – Ajuda a emagrecer

Em virtude da elevada quantidade de fibras contidas nesta fruta, a lima contribui para o processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo.

5 – Regula o intestino

Também devido às fibras presentes nesta saborosa fruta, o consumo regular dela ajuda imensamente na atividade intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções e demais doenças no aparelho excretor.

6 – Combate doenças respiratórias

Embora poucas pessoas saibam disso, o óleo obtido desta fruta é muito utilizado pela indústria farmacêutica para fabricação de medicamentos que tratam a congestão nasal.

Além disso, o óleo de lima também é usado como vaporizador, inalador e bálsamo, aliviando os sintomas típicos das doenças respiratórias.

7 – Lima ajuda a rejuvenescer

Tanto pela vitamina C quanto pelas demais substâncias contidas nesta fruta, ela atua de forma muito favorável para o rejuvenescimento dos olhos, cabelos, pele e unhas.

O motivo disso é que ela é rica em antioxidantes, substâncias que naturalmente inibem os efeitos do processo de envelhecimento.

Publicidade

8 – Trata sangramentos na gengiva

De maneira geral, os sangramentos ocorridos na gengiva estão associados à carência de vitamina C.

A lima, além de fornecer as quantidades recomendadas desta importante vitamina, não é tão ácida quanto a laranja, fazendo com que as gengivas gradativamente fiquem 100% saudáveis.

9 – Auxilia no tratamento de ulcerações

Tanto no caso de úlceras estomacais, quanto hemorroidas e feridas na pele, o consumo dessa fruta ajuda a combater a grande causa dessas doenças: a inflamação.

10 – Promove uma pele saudável

Embora poucas pessoas saibam disso, essa fruta é uma das melhores aliadas naturais para uma pele saudável, já que ela diminui a oleosidade, hidrata, purifica naturalmente os poros e favorece uma aparência muito mais jovial.

11 – Limpeza dos rins com a Lima

Por conter propriedades diuréticas, ou seja, que favorecem a atividade urinária e consequentemente eliminam as toxinas do organismo, essa fruta atua na limpeza dos rins, tornando-os mais saudáveis e menos suscetíveis à presença de pedras e bactérias.

12 – Diminui a acidez no estômago

O consumo regular da fruta lima é de grande valia para as pessoas que sofrem de problemas estomacais em virtude do excesso de acidez, incluindo uma doença chamada de refluxo.

Essa fruta ajuda equilibrar a quantidade de ácidos presentes no estômago, atuando como um bálsamo no organismo.

13 – Combate a insônia

Em virtude das propriedades calmantes desta fruta, ela atua como uma grande aliada para boas noites de sono, auxiliando também no tratamento natural da ansiedade e até mesmo depressão.

14 – Auxilia no tratamento da gota

Devido aos flavonoides e à vitamina C presentes nesta fruta, ela é tida como uma poderosa aliada no tratamento da gota, um tipo de doença reumatológica associada ao excesso de toxinas ou ácido úrico no organismo.

O motivo disso é que os flavonoides e vitamina C atuam desintoxicando o organismo, combatendo firmemente os radicais livres causadores dessa doença.

Como consumir a Lima no dia a dia?

Para usufruir de todos os benefícios que a lima oferece, basta utilizá-la em:

  • Sucos naturais;
  • Águas saborizadas combinando-a com outras frutas;
  • Sobremesas e geleias;

 

Receita de suco natural de lima

suco-de-lima-beneficios

Itens necessários

5 limas frescas e bem lavadas;
1 litro de água filtrada ou mineral gelada;
Açúcar a gosto (recomenda-se usar pouco ou substituir por adoçante).

Modo de preparar

Espremer as limas com a mão ou com a ajuda de um espremedor, extraindo apenas o suco delas (sem casca e sem sementes); Colocar esse suco no liquidificador juntamente com a água e o açúcar; Bater por cerca de 1 minuto, deixando o suco com a consistência aproximada de uma limonada. Ingerir logo em seguida, aproveitando todas as propriedades nutricionais.

 

Receita de shake de lima para combater a celulite

Além de esta fruta oferecer muitos benefícios para a saúde, ela também é excelente para a beleza, ajudando em uma das inflamações que mais aterrorizam as mulheres: a celulite.  Para fazer este shake é preciso:

  • 1 maçã com casca;
  • Suco de 1 lima;
  • 1 colher (sopa) rasa de aveia;
  • 1 pires de couve-manteiga rasgada com as mãos (não pode ser picada);
  • 1 xícara (chá) de morango e framboesa;
  • 200ml de água filtrada ou mineral.

Modo de preparar

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique bem homogênea;
  • Coar e bater novamente no liquidificador (formando aquela espuminha);
  • Beber logo em seguida, usufruindo de todas as propriedades dos ingredientes frescos.

Tanto o suco quanto o shake são ainda mais recomendados nos dias mais quentes do ano.

Com todas essas informações, fica muito mais fácil saber quais são todos os benefícios que a fruta lima oferece e também como aumentar o consumo diário dessa fruta, usufruindo de muito mais saúde, beleza e qualidade de vida.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*