11 Benefícios da Fruta Marmelo para a Saúde – Para que Serve?

Fruta-Marmelo

 

Cada vez mais pessoas buscam obter saúde e qualidade de vida simplesmente ao adotar uma alimentação mais nutritiva. Por isso, muita gente deseja saber quais os benefícios da fruta marmelo e como consumi-la no dia a dia.

Para saber essas informações e obter dicas de como ter uma alimentação natural, confira nosso post.

O que é a fruta marmelo?

Muito utilizada na fabricação de doces, a fruta marmelo tem cor semelhante à pera, sendo que seu cultivo foi iniciado na região do Oriente Médio.

No momento em que este fruto amadurece, a casca se apresenta bem grossa (semelhante à de uma abóbora).

Publicidade

Benefícios da fruta marmelo

1 – Diminui o colesterol

Por se tratar de uma fruta muito rica em fibras, o consumo dela está associado à diminuição dos níveis de colesterol ruim no organismo, o nocivo LDL.

2 – Regula o intestino

Também em virtude das fibras, essa fruta ajuda a regular as atividades intestinais, evitando os terríveis desconfortos causados pela constipação, prisão de ventre etc.

3 – Reduz a pressão arterial

Ainda que poucas pessoas saibam disso, o potássio é um dos elementos cruciais para manter a pressão arterial sob controle, contribuindo para equilibrar o sódio presente na corrente sanguínea.

4 – Elimina o inchaço corporal

E por falar em sódio e potássio, é preciso explicar que o sódio é uma substância que retém líquidos, enquanto que o potássio favorece a eliminação do excesso de líquidos.

Desse modo, ao consumir alimentos ricos em potássio, como no caso da fruta marmelo, é possível eliminar a retenção de líquidos, muitas vezes confundida com excesso de peso e responsável por causar outros problemas à saúde.

5 – Previne o câncer

Os radicais livres consistem nos grandes vilões quanto ao aparecimento do câncer, já que eles provocam as mudanças no DNA que geralmente ocasiona a formação de tumores.

Para combater esses radicais livres, o melhor caminho é ingerir alimentos ricos em antioxidantes, como a fruta marmelo.

Desse modo, o consumo dessa fruta está associado à diminuição dos riscos de câncer em diversas partes do corpo.

Publicidade

6 – Previne o AVC – Acidente Vascular Cerebral

Pelo fato de ser rica em fibras e potássio, outro dos benefícios da fruta marmelo trata-se de ela prevenir a ocorrência de AVC – Acidente Vascular Cerebral, já que além de equilibrar a pressão arterial, ela evita o acúmulo de gordura na parede das artérias.

7 – Previne cãibras e lesões musculares

Em virtude da excelente combinação de potássio e magnésio dessa fruta, ela é tida como uma das maiores aliadas dos músculos, evitando inclusive o surgimento de cãibras.

Por esta razão, o consumo dessa fruta é ainda mais recomendado para atletas ou pessoas que praticam atividade física com uma certa frequência.

8 – Marmelo emagrece

Em virtude das fibras e baixa quantidade de calorias, essa fruta é uma das melhores opções de sobremesa para quem deseja eliminar uns quilinhos extras.

As fibras funcionam como uma esponja no organismo, removendo o excesso de gordura e açúcar da corrente sanguínea.

Também por estimular a eliminação de líquidos, ao consumir marmelo, as pessoas adquirem um abdômen mais enxuto.

9 – Previne e combate a anemia

Graças à combinação de ferro e vitamina C, o marmelo funciona como uma grande aliada na prevenção e tratamento da anemia, uma doença que afeta principalmente crianças, gestantes e idosos.

Essa combinação funciona, pois o ferro estimula a produção de glóbulos vermelhos (fator fundamental para tratar a anemia) e a vitamina C, por sua vez, potencializa a absorção do ferro.

10 – Reduz o ácido úrico

Os benefícios da fruta marmelo também se estendem para as pessoas que sofrem de altos índices de ácido úrico no organismo.

O motivo disso é que essa fruta é rica em ácido málico, uma substância que atua justamente na neutralização do ácido úrico, fazendo com que o organismo por si só comece a se recuperar.

11 – Favorece a digestão

Devido às fibras, sais minerais e vitaminas contidas nesta fruta, ela também favorece a digestão, evitando a desidratação e também problemas relacionados ao mau funcionamento do estômago como, por exemplo, vômito e úlceras.

Como comer marmelo?

A melhor forma de consumir esta fruta é ingeri-la in natura (lembrando-se sempre de descartar as sementes).

A fruta pode ser picada e misturada em saladas, com granola etc.

Outra forma é preparar o suco de marmelo. Para isso é preciso:

  • 1 marmelo fresco e picado (sem casca e sem sementes);
  • 300ml de água.

Preparo

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e beber o suco logo em seguida, usufruindo de todas as propriedades nutricionais.

Como potencializar os efeitos dessa fruta?

Além de adotar o consumo dessa fruta, é indispensável estar disposto a uma autêntica mudança de hábitos, que envolve:

Cuidar da alimentação

É indispensável ter um cardápio diário rico em nutrientes obtidos por meio de cereais, grãos, fibras, frutas, legumes, verduras etc.

É de vital importância também evitar alimentos embutidos ou congelados, carnes gordurosas etc.

Ingerir 2 litros de água todos os dias

Não é por acaso que os médicos são unânimes ao recomendarem ingerir pelo menos 2 litros de água todos os dias. Isso é indispensável para que o organismo como um todo trabalhe bem, agindo desde a saúde cerebral às atividades gastrointestinais.

Evitar o consumo de álcool

Além de fazer com que o organismo retenha mais líquido, o álcool ocasiona uma série de outros malefícios para a saúde. Por isso, é imprescindível reduzir ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas.

Reduzir o consumo de sódio

Conforme mencionado anteriormente, o sódio está associado à retenção de líquidos e hipertensão.

Por isso, é de suma importância reduzir o consumo desse item. O sódio está principalmente contido no sal de cozinha. Para diminuir a quantidade ingerida de sódio, uma boa estratégia é substituir o sal tradicional pelo sal marinho.

Com todas essas informações sobre os benefícios da fruta marmelo, será possível ter muito mais saúde por meio de métodos 100% naturais e, diga-se de passagem, sem perder o sabor dos alimentos.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*