Garra do diabo – 9 Benefícios, Contraindicações e Efeitos Colaterais

A garra do diabo é uma planta bastante conhecida no Brasil e no mundo graças aos benefícios que ela oferece para a saúde.

Para saber quais são eles e como utilizar essa planta no dia a dia, acompanhe nosso artigo.

 

garra-do-diabo-benefícios

 

Garra do diabo – 9 Benefícios para a Saúde

Os benefícios dessa planta estão associados às suas propriedades que são: analgésica, anti-inflamatória, antiespasmódica, cicatrizante, digestiva e depurativa. Portanto ela:

1 – Ajuda no tratamento da osteoartrite

Esta doença consiste em um tipo de artrite degenerativa que ocorre quando a cartilagem que envolve os ossos se desgasta, causando fortes dores e inchaço nas articulações.

Publicidade

Graças às propriedades analgésicas dessa planta, ela permite que as pessoas diagnosticadas com esta doença consigam obter alívio desses sintomas, sendo utilizado como complemento ao tratamento médico prescrito.

Além disso, o uso dessa planta também é feito nos casos de pessoas que sofrem de artrose, tendinite e fibromialgia.

2 – Alivia dores nas costas e no pescoço

Também em virtude das substâncias analgésicas e anti-inflamatórias presentes na garra do diabo, ela é muito eficaz no alívio de dores musculares ocorridas principalmente nas costas e no pescoço, geralmente ocasionadas durante períodos de grande estresse ou excesso de trabalho.

3 – Contribui para eliminar o ácido úrico

O chá preparado com esta planta é considerado um dos mais eficientes remédios naturais para eliminar o excesso de ácido úrico na corrente sanguínea, auxiliando na limpeza dos cristais (provocados pelo ácido úrico) que, de forma geral, ficam armazenados nas articulações e nos rins.

Por este motivo, o consumo desse chá está relacionado à prevenção de doenças como gota (uma espécie de reumatismo) e pedras nos rins, ambas provocadas pelo alto nível de ácido úrico no sangue.

4 – Favorece o emagrecimento

Por conter propriedades anti-inflamatórias, digestivas e depurativas, outro dos benefícios oferecidos pela garra do diabo consiste no auxílio à perda de peso.

Ou seja, ao expulsar as toxinas acumuladas na corrente sanguínea, essa planta naturalmente elimina o excesso de açúcar e gordura presente no organismo, favorecendo o emagrecimento.

5 – Reduz o colesterol ruim

Outra das vantagens oferecidas com relação ao consumo do chá dessa planta trata-se de ela diminuir as taxas de colesterol ruim no organismo, o perigoso LDL.

Publicidade

6 – Alivia dor de cabeça e enxaqueca

As substâncias analgésicas dessa planta são de grande ajuda para aliviar dores de cabeça de pequena a grande intensidade (como no caso de enxaqueca).

O motivo disso é que além de analgésica, ela contém propriedades anti-inflamatórias, ou seja, atua na causa do problema.

7 – Ajuda na cicatrização de ferimentos

Além de aliviar as dores causadas por diversos tipos de ferimentos, essa planta contribui para a cicatrização.

No entanto, ao utilizá-la para esta finalidade é importante consultar um dermatologista para confirmar se o paciente não possui alergia.

8 – Diminui o açúcar no sangue

Entre os mais conhecidos benefícios da garra do diabo está o fato de ela combater o diabetes. O motivo disso é que ela contribui para remover o excesso de açúcar no organismo, fator crucial para prevenir ou manter esta doença sob controle.

9 – Desintoxica o fígado

Por atuar na remoção de toxinas que causam inflamação e também por ajudar a eliminar a gordura e o açúcar em excesso, o chá dessa planta, por consequência, desintoxica o fígado, fazendo com que este importante órgão desemprenhe melhor suas funções, beneficiando todo o organismo.

Há Contraindicações?

Por mais que o consumo dessa planta proporcione vários benefícios, ela não é indicada nas seguintes situações:

  • Pessoas que sofrem de úlceras estomacais ou no duodeno;
  • Pessoas que sofrem de pedras na vesícula;
  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas que sofrem de hipoglicemia (baixo índice de glicose no sangue);
  • Pessoas que sofrem de hipertensão ou doenças cardíacas deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de ingerir essa planta.

Efeitos Colaterais

Quando essa planta é utilizada em exagero ou de forma errada, ela poderá ocasionar os seguintes efeitos colaterais:

  • Reações alérgicas;
  • Dor de cabeça;
  • Ruídos no ouvido;
  • Enjoos e/ou vômitos;
  • Dores no abdômen;
  • Perda de apetite;
  • Irritação no estômago.

Curiosidades sobre a planta garra do diabo

  • Trata-se de uma planta nativa da África do Sul, tendo como nome científico Harpagophytum Procumbers;
  • Essa planta é bastante utilizada na França e na Alemanha;
  • O nome desta planta foi dado em virtude do seu formato, que se assemelha a várias garras;
  • Ela é facilmente encontrada em diversas partes do mundo e é bem popular também no Brasil.

Receitas

A forma mais fácil de aproveitar todos os benefícios que essa planta oferece para a saúde é por meio do chá preparado a partir de suas raízes trituradas e limpas.

Essas raízes são encontradas em lojas de produtos naturais, sendo que os valores são bem acessíveis.

Receita do chá

Ingredientes

  • ½ litro de água;
  • 200g de raízes de garra de diabo.

Preparo

  • Em um recipiente, colocar a água e levar ao fogo;
  • Assim que começar a ferver, desligar o fogo, adicionar as raízes, abafar a mistura e deixá-la descansando por 10 minutos;
  • Coar e beber logo em seguida.

Recomenda-se ingerir 1 xícara de chá 2 vezes ao dia até que os sintomas da doença desapareçam, lembrando que a ingestão contínua dessa planta não é recomendada.

É preciso consultar um médico

É necessário ressaltar que em hipótese alguma o consumo dessa planta elimina a necessidade de fazer consultas e exames médicos regulares, sobretudo, no caso de pessoas que já tenham alguma doença diagnosticada.

O tratamento natural feito com esta planta visa atuar de forma complementar e não substitui o tratamento com remédios e demais procedimentos prescritos por um especialista.

Inclusive, antes de iniciar o consumo do chá dessa planta, é necessário informar ao médico responsável pelo tratamento, já que ele deverá saber todo histórico do paciente.

Essas informações demonstram que, desde que seguidos os devidos cuidados, o chá elaborado a partir da planta garra do diabo oferece diversos benefícios para a saúde, atuando principalmente no alívio de dores, inflamações e removendo o excesso de açúcar e gordura do sangue.

Fontes em Inglês: 1

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*