Geleia Real – Quais os Benefícios e Contraindicações

Muitas pessoas certamente já ouviram falar que a geleia real proporciona inúmeros benefícios para a saúde do organismo.

Entretanto, poucas pessoas sabem exatamente no que consiste esta geleia e quais são os benefícios que ela pode trazer. Para saber a resposta a estas perguntas, basta conferir nosso post!

Geleia real – O que é?

A geleia real consiste numa secreção com aspecto gelatinoso produzida pelas chamadas glândulas hipofaríngeas das abelhas operárias jovens durante um curto período de suas vidas com o intuito de garantir a alimentação da abelha rainha, que se alimenta exclusivamente desta geleia.

Além da alimentação da abelha rainha, esta geleia também é utilizada na alimentação das larvas de abelhas por um período de apenas 3 dias. A continuidade da produção desta secreção ocorre por meio da produção das novas abelhas operárias que são geradas na colmeia.

Publicidade

O efeito da geleia real é tão benéfico que, as abelhas rainhas, pelo fato de se alimentarem apenas desta geleia por toda sua vida, chegam a viver por 5 anos, enquanto que as abelhas operárias vivem apenas em torno de 45 dias.

Por esta razão, diversos estudiosos têm se dedicado a apontar e provar os efeitos proporcionados por esta geleia na saúde humana, já que ela apresenta excelentes quantidades de lipídeos, proteínas, vitaminas, carboidratos, minerais e demais substâncias benéficas para o organismo.

Quais são os benefícios da geleia real?

Reduz o colesterol

O consumo regular e moderado de geleia real está associado à prevenção e combate do colesterol ruim, o chamado LDL, um dos maiores vilões da saúde do coração.

Desse modo, esta benéfica secreção produzida pelas abelhas faz com que sejam diminuídos os riscos de infartos, derrames, aterosclerose e demais problemas referentes ao sistema cardiovascular.

Combate inflamações

Por conter efeitos anti-inflamatórios, as enzimas presentes nesta geleia favorecem a prevenção e tratamento de diversas doenças relacionadas a processos inflamatórios, tanto na parte interna quanto externa do corpo.

Favorece a fertilidade

Entre os benefícios oferecidos por esta geleia, um dos mais destacados refere-se aos efeitos que ela exerce sobre a fertilidade masculina, atuando no aumento da mobilidade do esperma, o que naturalmente potencializa as chances de as mulheres engravidarem.

Previne o câncer

Pelo fato de a geleia real conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ela é tida como uma grande aliada no combate ao câncer, sobretudo os tumores de mama, útero e ovários.

O motivo disso é que esta geleia contém substâncias que bloqueiam a ação do estrogênio, um dos hormônios responsáveis pela alta incidência de câncer nas mulheres.

Publicidade

Evita o envelhecimento precoce

Além de potencializar a produção de colágeno, uma substância essencial para promover a saúde da pele, esta geleia é rica em antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Dessa forma, o consumo moderado e regular dessa secreção produzida pelas abelhas auxilia na eliminação de rugas, promove a hidratação natural da pele, combate a queda de cabelo e previne a degeneração da visão.

Acelera o metabolismo

Os aminoácidos contidos nesta geleia desempenham um papel fundamental para melhorar o funcionamento do metabolismo, auxiliando também na absorção dos nutrientes obtidos por meio dos alimentos.

Ajuda a emagrecer

Pelo fato de a geleia real acelerar o metabolismo, reduzir o colesterol e também auxiliar no processo digestivo, ela é considerada uma importante aliada no processo de emagrecimento, desde que obviamente, quando aliada a uma alimentação saudável.

 

geleia-real-emagrece

Melhora o funcionamento do cérebro

Outro dos benefícios associados a esta geleia dizem respeito ao fato de ela atuar na estimulação das atividades neurais, promovendo a potencialização das funções cognitivas e também diminuindo os riscos de Parkinson e Alzheimer.

Tem ação cicatrizante

Além de auxiliar no tratamento de inflamações oriundas de lesões, as substâncias contidas na geleia real auxiliam nos processos de cicatrização da pele por meio da estimulação da produção de colágeno.

Fornece energia

Os especialistas descrevem a geleia real como um poderoso estimulante biológico com ação energética. O motivo não é por acaso, já que uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Apicultores apontou que o consumo dessa geleia atua no combate ao cansaço físico e mental.

Este efeito é possível graças à grande quantidade de vitaminas do complexo B existentes nesta geleia, melhorando naturalmente a fadiga e combatendo o estresse.

Previne e combate a anemia

Por ser rica em ácido fólico, uma das substâncias indispensáveis para a absorção do ferro, esta geleia produzida pelas abelhas é muito eficaz na prevenção e tratamento natural da anemia.

Auxilia no processo digestivo

O consumo dessa geleia está também associado à melhora do processo digestivo, prevenindo e combatendo úlceras, gastrite e problemas no fígado.

Previne complicações do diabetes

Graças ao inositol, uma substância responsável por equilibrar os níveis de insulina na corrente sanguínea, a geleia real é tida como uma agente natural na prevenção e tratamento das complicações causadas pelo diabetes.

Fortalece o sistema imunológico

Por conter antioxidantes e ser rica em nutrientes que favorecem a saúde do organismo como um todo, o consumo dessa geleia promove o fortalecimento das defesas imunológicas, consequentemente evitando gripes, resfriados, dores de garganta etc.

Aumenta o desejo sexual

Além dos muitos benefícios já apresentados, essa geleia atua no aumento do desejo sexual, auxiliando no tratamento natural da impotência e da frigidez.

Qual a melhor maneira de consumir a geleia real?

A melhor forma de consumir essa geleia é utilizando-a in natura. Entretanto, devido à dificuldade de acesso a esta geleia de forma fresca, ela é disponibilizada em forma de ampolas e cápsulas facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias.

A quantidade de uso recomendada para este produto é consumir 1g em jejum, apenas 1 vez ao dia, misturado em água ou colocando-o sob a língua.

Cuidados especiais

  • A geleia real não deve ser consumida de maneira contínua por mais de 1 mês. Deve-se obedecer 1 mês de descanso antes de reiniciar o consumo;
  • Esta geleia deve ser conservada na geladeira.

Contraindicações

Embora esta geleia seja um alimento absolutamente natural, o uso dela é contraindicado nos casos de:

    • Crianças menores de 2 anos;
    • Gestantes;
    • Mulheres que estão em fase de amamentação;
    • Pessoas que sofrem de hipertensão, asma, problemas estomacais ou insuficiência renal crônica;
    • Pessoas alérgicas à geleia real.

Fontes:

1, 2, 3

Imagens: 
 vivermaisfit.com.br    noticiasnaturais.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*