Gengibre – 10 Benefícios para sua Saúde na Cura de Doenças

Esta raiz de aroma intenso e sabor picante é há muitos séculos utilizada pelos povos orientais, sobretudo os indianos e os chineses, tendo também se espalhado pela Europa e continente americano. O motivo disso é que o gengibre contém diversas propriedades que fazem um bem imenso à saúde.

Para saber com riqueza de detalhes do que se tratam esses benefícios e quais as maneiras mais fáceis de se consumir esta antiga especiaria, basta acompanhar nesse artigo:

10 Benefícios do gengibre

Os benefícios oferecidos pelo gengibre atuam no organismo como um todo, já que ele possui substâncias que previnem e combatem variados tipos de doenças. Entre esses benefícios estão:

1. Previne o câncer

Pelo fato de esta raiz ser rica em propriedades antioxidantes, ela é considerada um dos mais potentes combatentes naturais dos radicais livres, principais responsáveis pela ocorrência do câncer.

Publicidade
Publicidade

Esta informação é amplamente confirmada pela ciência, sendo que uma pesquisa realizada em Atlanta, EUA e publicada pelo National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde), concluiu que o gengibre elimina e reduz a produção de células cancerígenas.

Estudos demonstram que o consumo dessa raiz é considerado muito eficaz no combate aos seguintes tipos de câncer:

  • Pâncreas;
  • Leucemia;
  • Pulmão;
  • Estômago
  • Cólon;
  • Ovário;
  • Pele;

Além disso, o uso do gengibre também contribui para a diminuição das náuseas provocadas após as sessões de quimioterapia.

2. Fortalece o sistema imunológico

Outro dos benefícios comprovados com relação ao consumo do gengibre é que ele atua no fortalecimento do sistema imunológico, ou seja, as defesas naturais do organismo, auxiliando na prevenção e/ou combate a:

  • Gripes e resfriados;
  • Doenças causadas por bactérias (incluindo a temida salmonela);
  • Inflamações de garganta, estômago e demais órgãos do corpo;
  • Sintomas decorrentes de doenças autoimunes.

3. Estimula a circulação sanguínea

Estudos comprovam que o gengibre constitui em um excelente aliado do sistema circulatório, proporcionando:

  • Menores riscos de ataques cardíacos;
  • Afinamento do sangue;
  • Diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Prevenção de coágulos sanguíneos, incluindo a ocorrência do AVC−Acidente Vascular Cerebral.

Obs.: Vale ressaltar que, de acordo com especialistas, o uso do gengibre não é recomendado para pacientes que sofrem de hipertensão.

4. Favorece a digestão

Além de todas as vantagens mencionadas, o consumo dessa raiz também favorece o processo de digestão, evitando:

  • Gases e prisão de ventre;
  • Problemas digestivos;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia (causada por bactérias);
  • Cólicas (incluindo as menstruais).

Uma pesquisa feita por estudiosos britânicos mencionou que o consumo dessa raiz é extremamente eficaz no alívio das náuseas provocadas após a realização de procedimentos cirúrgicos.

Publicidade
Publicidade

5. Gengibre auxilia no tratamento da artrite

O gengibre apresenta resultados altamente positivos em auxílio ao tratamento de doenças como artrite reumatoide, gota e osteoartrite, atuando no alívio das terríveis dores causadas em virtude das inflamações articulares.

Um estudo realizado pela Universidade de Odense, na Dinamarca, apontou que os pacientes portadores de artrite reumatoide obtiveram significativo alívio na dor e no inchaço das articulações após ingerirem gengibre diariamente por um período de 3 meses.

6. Previne e combate os problemas respiratórios

Além de fortalecer o sistema imunológico, evitando as gripes, resfriados e infecções, esta raiz também contribui para prevenir e combater problemas respiratórios tais como a asma e a bronquite, sendo também bastante utilizada no tratamento da tosse.

7. Alivia dores de cabeça

O consumo regular de gengibre também favorece o alívio das dores de cabeça, incluindo os casos de enxaqueca. Isso ocorre porque esta raiz consiste em um anti-inflamatório natural por excelência. Além disso, ela atua na dilatação dos vasos sanguíneos favorecendo a circulação do sangue.

8. Acelera o metabolismo

Outra característica quanto aos benefícios oferecidos por esta especiaria de sabor picante consiste no fato de ela acelerar o metabolismo, sendo uma grande aliada no processo de emagrecimento.

9. Auxilia na cicatrização

Poucas pessoas sabem disso, mas esta raiz também contribui bastante para a cicatrização de lesões na pele oriundas de inflamações, infecções ou pequenas queimaduras.

10. Previne e combate o diabetes

O consumo regular de gengibre também contribui para prevenir e combater o diabetes tipo 2, já que as substâncias contidas nesta especiaria favorecem o equilíbrio dos níveis de glicose e insulina na corrente sanguínea.

Como tomar Gengibre?

Para que seja possível usufruir de todos os benefícios proporcionados por esta raiz, é indispensável que ela seja aderida à alimentação diária, seja consumindo com alimentos em geral ou por meio de sucos e chás quentes ou gelados. Confira:

Chás com Gengibre (quentes ou gelados)

O chá é uma das maneiras mais simples e costumeiras de consumir o gengibre. Ele poderá ser ingerido puro, com limão ou com laranja. Recomenda-se que o chá seja adoçado com mel (com exceção aos diabéticos).

Para conseguir aproveitar melhor as propriedades dele, o ideal é que seja utilizado o gengibre in natura, vendido em feiras e supermercados.

Para o preparo do chá, indica-se que a raiz seja ralada, utilizando a medida de uma colher de chá para cada litro de água. Isso faz com que sejam otimizadas as substâncias benéficas da raiz.

cha-suco-de-gengibre

Sucos com Gegibre

Além dos chás, outra excelente maneira de consumir esta raiz consiste em utilizá-la no preparo de sucos naturais. Para isso, basta acrescentar uma colher de chá da raiz de gengibre bem ralada para cada litro de água, misturando com uma fruta. Depois de bater tudo no liquidificador, é necessário coar antes de beber.

Geralmente o gengibre se harmoniza muito bem em sucos de: Laranja, melancia, abacaxi, maracujá etc. Sobretudo nos dias quentes, recomenda-se que os sucos sejam servidos bem gelados, mantendo o sabor marcante e refrescante do gengibre.

Gengibre com a Comida

Tanto o gengibre in natura ralado quanto ele em pó poderão ser adicionados em saladas, sopas, marinados, refogados e em muitos outros pratos.

Esta raiz combina muito bem com peixes como o salmão, por exemplo, com molhos à base de shoyu e também com legumes e vegetais refogados ou assados.

O gengibre também pode ser utilizado no preparo de bolos, biscoitos, pães etc, conferindo um sabor especialmente marcante a esses alimentos.

Como é fácil perceber, seja nos dias frios ou quentes, sempre é possível adotar o gengibre na alimentação diária, usufruindo dos inúmeros benefícios naturais proporcionados por esta preciosa raiz.

Contra Indicações do Gengibre

Caso você possua algum dos fatores abaixo, consulte seu médico antes de consumir o gengibre, devido às contra indicações.

  • Úlceras gástrica
  • Gastrite
  • Doença de Crohn
  • Cólon irritável
  • Colite
  • Se você tem Hipertensão, consulte seu médico
  • Cálculos bilares, consulte seu médico

Imagens: organicsnewsbrasil.com.br;  natue.com.br; uipi.com.br

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


4 × três =