Gérmen de trigo – 13 Benefícios que ele oferece para a saúde

O gérmen de trigo consiste no embrião do grão de trigo, possuindo substâncias altamente nutritivas para a saúde. Nos últimos anos, esse alimento passou a ser cada vez mais conhecido (e consumido) em virtude de seus efeitos no organismo.

germen-de-trigo

13 Benefícios do gérmen de trigo

1 – Emagrece

As fibras presentes nesse alimento promovem uma autêntica faxina no organismo, ajudando a eliminar as toxinas e principalmente o açúcar e a gordura que, quando em excesso, consistem nos maiores vilões da balança.

Além disso, esse gérmen favorece a saciedade, fator fundamental para equilibrar o apetite e evitar a chamada fome fora de hora.

2 – Regula o intestino

Graças também às fibras, o consumo de gérmen de trigo oferece excelentes resultados na saúde intestinal, favorecendo a frequência das evacuações e evitando problemas como prisão de ventre, constipação, infecções e até mesmo problemas mais graves como câncer de cólon e do intestino.

Publicidade

Combinado com aveia, granola, frutas e iogurte, esse gérmen consiste na opção ideal para um excelente café da manhã.

3 – Diminui o colesterol (LDL)

A combinação de fibras, proteínas e minerais desse gérmen é de grande ajuda na diminuição dos níveis de colesterol ruim, o perigoso LDL – um dos principais responsáveis pelo aumento dos riscos de infarto, doenças cardiovasculares e derrames.

Ao diminuir o colesterol, naturalmente a saúde das artérias melhora, desobstruindo-as e tornando-as menos enrijecidas.

4 – Desintoxica o organismo

Rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, esse gérmen possui a combinação perfeita para desintoxicar o organismo, melhorando o desempenho dos rins e do fígado ao filtrar impurezas do sangue.

5 – Controla o diabetes

As fibras contidas no gérmen de trigo diminuem os níveis de glicose no sangue e favorecem o equilíbrio dos níveis de insulina – dois fatores essenciais para prevenir ou manter o diabetes sob controle.

Publicidade

6 – Favorece a saúde das gestantes e do feto

O conjunto de minerais, vitaminas e proteínas desse gérmen é ideal para as gestantes, já que esse alimento evita deficiências nutricionais tanto na mãe quanto no bebê, facilitando o pré-natal e contribuindo para que a criança nasça saudável.

7 – Proporciona ganho de massa muscular

A excelente quantidade de proteínas vegetais presentes no trigo favorece o ganho de massa magra, ideal tanto para pessoas que desejam emagrecer quanto para aquelas que querem aumentar o resultado quanto a treinos de musculação, deixando o corpo mais definido.

germen-de-trigo-beneficios

8 – Fortalece as defesas imunológicas

O gérmen de trigo é considerado um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico, já que ele é composto de:

  • Fibras;
  • Proteínas;
  • Ômega 3;
  • Hidratos complexos de carbono;
  • Vitaminas (C, B1, B3, B6 e E);
  • Minerais (potássio, ferro, zinco, cálcio, fósforo e selênio).

A combinação dessas substâncias torna o organismo naturalmente resistente a diversas doenças como resfriados, gripes, dores de garganta, infecções urinárias, viroses, candidíase e uma série de outras enfermidades causadas por bactérias, fungos, vírus ou parasitas.

9 – Melhora o metabolismo

A atividade metabólica é de suma importância para que o corpo absorva adequadamente os nutrientes ingeridos por meio dos alimentos e promova o bom funcionamento dos órgãos, ajudando também a manter o peso sob controle.

Os nutrientes contidos nesse gérmen agem justamente na melhora do sistema metabólico, proporcionando maior saúde para o corpo e disposição para o dia a dia.

10 – Fornece energia ao corpo

E por falar em disposição, o gérmen de trigo é uma opção ideal no café da manhã por proporcionar ganho de energia para o organismo sem que isso gere o consumo excessivo de calorias ou pior, gorduras.

O recomendado é sempre combiná-lo com outros cereais como aveia ou granola, frutas como mamão, banana ou morango, mel e iogurte natural.

11 – Inibe os efeitos do envelhecimento

As vitaminas e fibras desse gérmen são altamente benéficas para a pele, retardando os efeitos do envelhecimento, tais como rugas, manchas e linhas de expressão.

O gérmen de trigo ajuda também na limpeza natural dos poros, removendo as toxinas acumuladas no decorrer do dia em virtude da poluição, poeira, transpiração etc.

Com isso, é possível diminuir a oleosidade da pele, prevenindo cravos, espinhas e demais problemas na pele.

12 – Favorece a saúde do coração

O potássio presente no gérmen de trigo ajuda a diminuir os níveis de sódio no organismo, reduzindo naturalmente a pressão arterial e evitando graves problemas como hipertensão, infartos e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

13 – Previne o câncer

As substâncias contidas nesse alimento favorecem a saúde celular, combatendo os radicais livres responsáveis pela ocorrência e metástases de tumores.

Como consumir o gérmen de trigo no dia a dia?

De forma geral, esse gérmen pode ser utilizado no preparo de shakes, vitaminas, saladas de frutas, misturado a cereais ou polvilhado em pequenas quantidades sobre a comida.

Cuidados especiais ao consumir gérmen de trigo

Ao consumir esse gérmen no dia a dia, é ainda mais necessário ter o hábito de ingerir 2 litros de água por dia para que a sua grande quantidade de fibras seja corretamente absorvida pelo organismo.

Isso é fundamental principalmente para garantir o bom funcionamento do intestino, emagrecimento e limpeza das artérias.

Além de inserir esse gérmen no cardápio diário, é indispensável ter uma alimentação mais nutritiva, ou seja, rica em frutas, verduras e legumes (preferencialmente orgânicos).

Substituir o consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos de caixinha e café por sucos naturais com frutas frescas, água de coco e chás naturais também é outra das estratégias mais eficazes para ganhar saúde e perder peso.

Onde comprar o gérmen de trigo?

Esse alimento é facilmente encontrado em supermercados, em lojas de produtos naturais e em feiras livres, possuindo valor bem acessível.

Algumas curiosidades sobre o gérmen de trigo

Além desse gérmen na versão in natura, ele é disponibilizado em formato de óleo vegetal, sendo bastante saudável e utilizado também para tratamentos estéticos na pele e nos cabelos;

Em virtude de seus benefícios para a beleza, esse gérmen é amplamente utilizado pela indústria de cosméticos, já que ele diminui a oleosidade dos cabelos e funciona como um excelente demaquilante.

Por todas essas razões, o gérmen de trigo tem se tornado cada vez mais conhecido, oferecendo benefícios para a saúde e a beleza.

Imagens:    comohacerpara.com         vix.com

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dez + 17 =