8 Benefícios da Glutamina – Emagrece? Para que serve e O que é

A Glutamina consiste em um aminoácido não essencial, sendo componente das proteínas do organismo. Ela é produzida pelo corpo a partir de alguns elementos como: ácido glutâmico, isoleucina e valina.

glutamina

8 Benefícios da Glutamina

1 – Favorece o crescimento dos músculos

Esse aminoácido participa ativamente no crescimento muscular, estimulando a síntese de proteínas – fator fundamental para adquirir massa e definir os músculos.

2 – Aumenta as defesas imunológicas

A Glutamina é reconhecida por oferecer uma excelente quantidade de energia para o sistema imunológico, sendo que a deficiência dessa substância torna o organismo mais suscetível a diversas doenças causadas por vírus, fungos, bactérias e parasitas.


3 – Previne o desgaste e degradação muscular

Outro dos importantes benefícios desse aminoácido é que ele favorece a recuperação muscular depois dos treinos, evitando o chamado catabolismo (desgaste e degradação muscular que prejudica o resultado da musculação).

Sobretudo no caso de atletas e pessoas que praticam atividade física intensa de musculação, é necessário fazer uso de suplementos de Glutamina, já que o corpo não consegue produzir a quantidade necessária.

4 – Contribui para o funcionamento do intestino

Em razão de esse aminoácido favorecer a absorção de nutrientes pelo intestino e contribuir para o equilíbrio da flora intestinal, o consumo dele auxilia na prevenção e tratamento de doenças intestinais como Doença de Crohn e colite.

5 – Auxilia no equilíbrio hormonal

A Glutamina consegue liberar quantidades extras de hormônio na corrente sanguínea, entre eles a testosterona, o que de certa forma favorece a disposição para as atividades físicas e o bom humor.

6 – Reduz os riscos de doenças degenerativas

Pelo fato de esse aminoácido estimular a liberação de hormônios e favorecer as atividades cerebrais, ele naturalmente previne doenças degenerativas que acometem o sistema nervoso central.


7 – Favorece a memória

Entre os benefícios desse aminoácido para o cérebro, um dos que mais se destacam é a melhora da memória em virtude da estimulação de hormônios que favorecem a disposição física e mental, aliviando também os sintomas do cansaço.

8 – Ajuda a desintoxicar o organismo

A Glutamina promove a produção de Glutationa (antioxidante que previne a oxidação de tecidos e auxilia na desintoxicação do organismo). Por esse motivo, essa substância também ajuda no funcionamento do fígado, expulsando toxinas prejudiciais ao organismo.

glutamina-beneficios

Glutamina emagrece?

Embora não esteja diretamente associada ao processo de emagrecimento, esse aminoácido contribui para o ganho de massa muscular, ajudando na diminuição dos índices de gordura corporal.

Vale ressaltar que o aumento da massa muscular gera aumento do peso na balança, o que está longe de significar aumento de gordura (fator que muitas vezes é confundido pelas pessoas).

 

Como tomar Glutamina?

De maneira geral, atletas e pessoas que praticam atividade física intensa e frequente devem ingerir de 10 a 15 gramas de glutamina por dia, distribuindo essa dosagem da seguinte forma:

  • Início da manhã – 5 gramas em jejum (favorece o transporte de glicogênio);
  • Na refeição pós-treino (logo após a atividade física) – 5 gramas (estimula a recuperação dos músculos);
  • Na ceia (um pouco antes de dormir) – 5 gramas (nesse momento do dia, em que os músculos ficam em estado anabólico, a geração de hormônio do crescimento será beneficiada.

Recomendações extras

  • Tanto a Glutamina em pó quanto a em líquido NÃO devem ser consumidas com alimentos ou bebidas quentes;
  • Elas devem ser diluídas em água ou sucos de maçã ou cenoura (o importante é que não sejam sucos cítricos), já que isso retira os benefícios da Glutamina.

Onde comprar e qual preço da Glutamina?

Esse aminoácido é facilmente encontrado em farmácias de manipulação, lojas de suplementos alimentares e lojas de produtos naturais (físicas e online).

O preço médio por um pacote com 1kg de Glutamina é de R$135,00, sendo que a maioria das marcas já disponibiliza no interior da embalagem os sachês deparados com exatamente 5 gramas, facilitando o consumo no dia a dia.


Há contraindicações?

Com relação às contraindicações, o uso desse aminoácido em forma de suplemento não é recomendado nos seguintes casos:

  • Pessoas diagnosticadas ou com tendência a ter diabetes;
  • Indivíduos que apresentam problemas nos rins ou no fígado.

É aconselhável que pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença ou que façam uso de medicamentos consultem um médico ou nutricionista antes de fazer uso de Glutamina.

Quais são os efeitos colaterais?

A utilização inadequada ou exagerada desse suplemento pode causar:

  • Diminuição do transporte de aminoácidos nos tecidos;
  • Diminuição da absorção de nutrientes no intestino e nos rins;
  • A longo prazo, pode reduzir os níveis de alguns aminoácidos no organismo, tais como: alina, leucina e isoleucina;
  • Ocorrência de gases intestinais.

Dicas de como obter melhores resultados com o uso de Glutamina

Procurar um nutricionista

Além de utilizar esse suplemento, é interessante consultar um nutricionista para obter uma dieta alimentar que favoreça o ganho de massa muscular e ofereça maior disposição para os treinos do dia a dia.

Além disso, um nutricionista poderá passar maiores detalhes quanto ao tempo necessário para fazer uso de Glutamina e também acompanhar os avanços quanto à perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, fazendo uma análise muito mais completa do que simplesmente verificar os números da balança.

Cuidar do sono

O sono de qualidade é fundamental para que os hormônios trabalhem bem, inclusive aqueles responsáveis pelo desenvolvimento muscular. Por esse motivo, é necessário dormir 8 horas todas as noites, estabelecendo horários fixos para deitar e levantar.

Se possível, é recomendável definir horários fixos para ingerir a Glutamina, já que isso favorece a absorção e os resultados apresentados pelo suplemento.

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas

Ao fazer uso de suplementos, é imprescindível reduzir drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas (se possível evitá-lo totalmente), já que além de elas anularem o efeito do suplemento, essa mistura pode causar sérios danos à saúde (principalmente quando há excesso de bebida alcoólica).

O ideal é optar pelo consumo de sucos naturais de frutas frescas, água de coco, chás naturais e principalmente água pura.

Seguindo todos esses cuidados, o consumo de Glutamina proporcionará excelentes benefícios para o ganho muscular.

Imagens: economia.uol.com.br      blog.corpoidealsuplementos.com.br