Grapefruit – 11 Benefícios, Como Comer, Onde Comprar e Nutrientes

A Grapefruit – mais conhecida no Brasil como Toranja – consiste em uma fruta rica em Vitamina C, sendo reconhecida por oferecer uma série de benefícios para a saúde.

 

Grapefruit

 

11 Benefícios da Grapefruit

1 – Ajuda no emagrecimento

Por ser uma fruta com baixíssimas calorias e rica em fibra, a toranja possui a combinação ideal para o emagrecimento.

As fibras – além de favorecerem a saciedade – promovem uma intensa faxina no organismo, eliminando o excesso de gordura e de açúcar acumulados no sangue.


Isso ajuda a desintoxicar o organismo, contribuindo também para diminuir o inchaço abdominal muitas vezes confundido com excesso de peso.

2 – Hidrata o corpo

Sobretudo no verão, o consumo de toranja é altamente indicado para hidratar o organismo e repor a quantidade de minerais perdidos.

Essa fruta é rica em água e diversos nutrientes que promovem a hidratação e ainda favorecem a saúde da pele e dos cabelos.

3 – Melhora o sistema imunológico

Por conta da excelente quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes presentes na Grapefruit, ela é tida como uma poderosa aliada no fortalecimento das defesas naturais do organismo, deixando as pessoas naturalmente mais resistentes a diversas doenças como gripes, resfriados, infecções em geral, doenças cardíacas e até mesmo o câncer,

4 – Controla o diabetes

A quantidade de água e fibras contidas nessa fruta ajudam na prevenção e controle do diabetes, uma doença que, de acordo com pesquisas, está atingindo quase 10% da população brasileira.


A combinação de água com fibras é essencial para equilibrar os níveis de glicose no sangue e favorecer a absorção da insulina, melhorando também o funcionamento do pâncreas.

5 – Diminui a pressão arterial

O potássio consiste em um dos principais minerais responsáveis por reduzir os níveis de sódio na corrente sanguínea.

Como a toranja é rica em potássio, ela automaticamente contribui para a diminuição da pressão arterial, reduzindo consideravelmente os riscos de hipertensão ou ajudando no tratamento de quem já sofre com essa doença.

6 – Reduz o colesterol ruim (LDL)

Além de exercer um papel fundamental no controle da pressão, a Grapefruit reduz significativamente as taxas de LDL, o chamado colesterol ruim.

Essa redução é vital para a saúde do coração, já que altos níveis de colesterol ruim estão associados ao aumento do risco de infartos e demais doenças cardiovasculares.

7 – Diminui o risco de câncer

O conjunto de antioxidantes (Vitamina C, betacaroteno, licopeno e flavonoides) apresenta resultados eficazes na prevenção e tratamento do câncer, uma doença que afeta anualmente cerca de 8 milhões de pessoas no mundo.

Esses antioxidantes atuam no combate aos radicais livres responsáveis por causar as alterações celulares que acarretam os tumores e metástases.


Desse modo, ao inibir a ação desses radicais livres, naturalmente o risco de desenvolver a doença diminui.

No caso de quem já realiza tratamentos para o câncer, o consumo dessa fruta também é altamente indicado, já que ela colabora para o efeito dos medicamentos.

8 – Previne pedras nos rins

O ácido cítrico contido na toranja elimina o excesso de oxalato de cálcio no organismo, substância responsável por provocar a formação de pedras nos rins.

Além desse importante benefício, o simples fato de consumir essa fruta diariamente diminui o risco de infecções renais e na bexiga, contribuindo também para a desintoxicação dos rins.

9 – Favorece o intestino

A alta quantidade de fibras presentes na toranja faz dessa fruta uma excelente aliada do intestino, evitando gases, favorecendo a frequência das evacuações e prevenindo problemas mais graves como infecções e obstrução intestinal.

10 – Estimula o ganho de massa muscular magra

Por conter boa quantidade de proteína e minerais, a Grapefruit é indicada para atletas e pessoas que desejam ganhar massa muscular magra.

Além de contribuir para a eliminação da gordura, ela favorece a saúde dos tecidos musculares, consistindo numa ótima opção de alimento para o pós-treino.

11 – Rejuvenesce a pele

Rica em Vitamina A e C, outro dos benefícios dessa fruta trata-se da saúde da pele.

Esses nutrientes ajudam a retardar os principais efeitos do envelhecimento, tais como rugas, linhas de expressão, manchas etc.

Além disso, por conter uma grande quantidade de água e fibras, a toranja hidrata e promove a limpeza da pele, eliminando o excesso de oleosidade e impurezas acumuladas nos poros.

Como comer Grapefruit no dia a dia?

Essa fruta é de fácil consumo. Basta lavar bem e cortar a toranja ao meio, ingerindo apenas os gomos.

Esses gomos também são muito utilizados no preparo de saladas frescas e sucos, principalmente durante o verão.

Embora essa fruta seja relativamente nova no Brasil, ela é bastante consumida nos Estados Unidos, Canadá e em diversos países da Europa.

Quais são todos os nutrientes da Grapefruit?

  • Magnésio;
  • Folato;
  • Tiamina;
  • Potássio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Fibras;
  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Betacaroteno;
  • Licopeno.

Cuidados especiais antes de consumir toranja

Embora essa fruta ofereça diversos benefícios ao organismo, no caso de pessoas que fazem uso de algum tipo de medicamento, é indispensável consultar um médico antes de iniciar o consumo da fruta.

O motivo é que a toranja consumida em paralelo a diversos tipos de medicamentos pode causar grandes complicações cardíacas e respiratórias, podendo levar à morte.

Algumas curiosidades sobre a Grapefruit

  • Embora algumas vezes seja confundida com a laranja, essa fruta possui características diferenciadas, sendo de tamanho maior e com gomos de cor alaranjada escura (tom entre o alaranjado e o vermelho);
  • Essa fruta também é conhecida pelos seguintes nomes: laranja-melancia, jamboa, laranja-vermelha, pamplemussa e laranja-romã.
  • O sabor e aroma dela é cítrico e marcante;
  • Essa fruta geralmente é servida no café da manhã ou como uma das entradas em refeições sofisticadas, já que ela deixa o paladar mais apurado;
  • O suco de toranja é reconhecido por ser bastante refrescante;
  • Embora seja possível encontrar o suco dessa fruta concentrado e enlatado, a melhor forma de usufruir dos benefícios da Grapefruit é consumi-la fresca.

Onde comprar 

Essa fruta é facilmente encontrada em grandes supermercados e em feiras livres de todo Brasil.

Desde que obedecidos os cuidados recomendados, o consumo de Grapefruit pode oferecer diversos benefícios à saúde.

Fontes: 1, 2

 

 




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um + 12 =