Henna – Benefícios da Henna para Cabelo e Sobrancelha – Tatuagem

A henna é um dos itens mais associados à beleza e à estética, amplamente utilizada em diversas situações. Entretanto, poucas pessoas sabem a origem dela e em quais circunstâncias é aplicada. Para saber estas informações, basta acompanhar nosso post!

 

henna-o-que-e-e-para-que-ela-serve

Henna – O que é?

A palavra henna é oriunda de um termo árabe utilizado para identificar tanto a planta quanto o corante produzido por ela por meio de suas cascas e folhas secas, sendo este corante de tom castanho-avermelhado

O citado corante já era usado há milênios pelos povos antigos, sobretudo os egípcios.  Atualmente, ele é bastante utilizado no Sul da Ásia, Chipre e Norte da África, aplicado na coloração dos cabelos e em tatuagens temporárias.

Para que serve a henna?

Devido à eficácia da henna enquanto corante, ela é amplamente utilizada na indústria de cosméticos e é empregada sobretudo no tingimento de cabelos, na elaboração de tatuagens e também no design de sobrancelhas.

Publicidade

Quais são os benefícios da henna para os cabelos?

É importante considerar que a henna em sua composição pura possui tom de cor vermelha, variando para diversas intensidades.

Porém, com a finalidade de ampliar o uso deste corante natural, foram adicionados às tinturas à base de henna outros tipos de extratos vegetais responsáveis por garantir diferenciados tons de coloração, tais como marrom e preto.

Os tons neutros ou até mesmo os loiros, possuem baixíssima concentração de henna.

Entre as vantagens com relação à utilização de tinturas à base deste corante, estão:

  • Potencializam a cobertura dos fios brancos;
  • Apresentam-se muito eficazes se comparadas a outros tipos de tintura;
  • Não agridem os fios;
  • Diminuem o risco de reações alérgicas à tintura;
  • Favorecem o brilho e a consistência dos fios;
  • Combate fungos e bactérias, fator este que favorece a saúde do couro cabeludo;
  • Hidrata profundamente os cabelos.

Considerações importantes na escolha da tintura  

Ao escolher uma tintura à base de henna, é fundamental atentar-se para 3 aspectos básicos:

1 – Rótulo

É preciso verificar se a tintura é composta por elementos confiáveis, buscando identificar tanto a concentração de henna quanto os demais ingredientes que integram a fórmula.

2 – Atenção especial ao PPD

O PPD diz respeito a uma substância conhecida como parafenilenodiamina, já proibida em muitos países do continente europeu em virtude dos danos que ela pode causar à saúde.

Muitas empresas se utilizam de má fé ao acrescentar esta substância na fórmula de tinturas à base de henna e posteriormente vendê-las como se essas tintas fossem fabricadas de maneira natural. Portanto, mais uma vez, é preciso prestar bastante atenção no rótulo.

Publicidade

3 – Fazer o teste de coloração

Pelo fato de a henna envolver os fios, protegendo-os como uma “capa”, a coloração realizada a partir dela é considerada de alto impacto.

Isso quer dizer que torna-se mais difícil “consertar” possíveis equívocos cometidos durante e principalmente depois da aplicação da tintura.

Por este motivo, recomenda-se fazer o teste de coloração e reação do cabelo, utilizando uma pequena mecha para ver como os fios responderão ao corante.

Caso a coloração esteja de acordo com o desejado, basta fazer a aplicação por todo cabelo.

 

sobrancelha-de-henna

Quais os benefícios da henna para as sobrancelhas?

Outra maneira bastante comum de utilizar a henna, incluindo aqui no Brasil, é para elaboração do design de sobrancelhas.

O efeito que a coloração à base desta substância faz na sobrancelha é semelhante ao obtido por meio do preenchimento com o lápis ou de sombra.

A permanência desta tintura natural é temporária (cerca de 20 dias), mas mesmo assim, os efeitos duram muito mais tempo se comparados ao design feito apenas com a pinça. Os benefícios que mais se destacam com relação a aplicação da henna nas sobrancelhas, são:

  • Corrige falhas dos fios;
  • Favorece a impressão de maior volume (muito indicado no caso de pessoas que tenham poucos pelos nas sobrancelhas).

Entretanto, devido à alta capacidade corante da henna, é indispensável seguir alguns cuidados:

  • Para evitar aquela aparência artificial, ocorrida devido à incorreta aplicação da henna, é necessário recorrer a bons profissionais para o procedimento e explicar em detalhes os efeitos desejados;
  • Pedir ao profissional que mostre trabalhos semelhantes realizados com henna com a finalidade de verificar bem os efeitos que ela produz nas sobrancelhas;
  • Após a realização do procedimento, para otimizar o tempo de duração do efeito da henna, é indispensável evitar utilizar no rosto produtos que contenham álcool, tônicos ou adstringentes, cloro, hidratantes e água salgada, já que isso deteriora o design rapidamente.

Como funciona a tatuagem de henna?

A henna é a substância mais utilizada na elaboração de tatuagens temporárias. Este procedimento é bastante comum sobretudo no caso de pessoas que desejam fazer uma espécie de “simulação” para testar se elas se adaptarão aos resultados de uma tatuagem definitiva.

Esse tipo de tatuagem também é muito procurado pelas pessoas que viajam ao litoral (situações nas quais o corpo fica mais exposto), dando um aspecto mais jovial.

A tatuagem com este corante é totalmente indolor, sendo feita com a pasta produzida a partir do pó das cascas de henna.

Esta pasta é cuidadosamente aplicada na pele seguindo os moldes do tipo de desenho escolhido. Depois disso, ela é deixada por um período até que a pele possa fixar a coloração e depois são removidos os excessos.

Uma tatuagem de henna dura no máximo 30 dias, sendo que este período varia de acordo com o tipo de pele e a qualidade da pasta empregada no procedimento.

Antes de optar por fazer esta tatuagem, é indispensável seguir alguns cuidados, que são:

  • Escolher um bom profissional, devidamente capacitado e com boas referências quanto à realização do procedimento;
  • Pedir que o profissional mostre todas as substâncias contidas no rótulo da pasta de henna, buscando identificar se há risco de reações alérgicas de qualquer uma delas. Atenção especial para com a parafenilenodiamina, já que esta substância não deve ser utilizada;
  • Quanto mais escura a coloração, maiores as chances de reações alérgicas. Portanto, é interessante optar por tons mais claros;
  • Não fazer esta tatuagem em crianças;
  • Pessoas que sofrem de problemas dermatológicos devem evitar essa tatuagem;
  • Evitar excessiva exposição solar após o procedimento;
  • Mediante qualquer tipo de alteração na pele, procurar imediatamente um dermatologista.

Todas essas informações demonstram que a henna apresenta excelentes resultados, basta que ela seja utilizada de forma correta e por bons profissionais.

 

Fontes:

1, 2

Imagem:

liness.com.br  espacofemininodf.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*