Jabuticaba – 10 Benefícios, Como Comer, Suco e Emagrece?

São tantos os benefícios da jabuticaba para saúde que as pessoas pouco imaginam tudo que essa fruta faz pelo organismo. Para saber quais são os principais motivos para incluir essa fruta no cardápio, confira nosso post.

Benefícios da jabuticaba para saúde

Benefícios da jabuticaba para saúde

1 – Reforça as defesas imunológicas

Graças à grande quantidade de vitamina C presente nessa pequena fruta, ela é vista como uma poderosa aliada das defesas naturais do organismo, fazendo com que as pessoas fiquem mais resistentes com relação a uma série de doenças, tais como:

2 – Evita e ajuda no tratamento da anemia

Entre os benefícios da jabuticaba para saúde está a prevenção e ajuda no tratamento da anemia, doença que afeta em maior número as crianças, gestantes e idosos. O efeito benéfico dessa fruta é possível em virtude da boa quantidade de ferro.


3 – Ajuda no emagrecimento

A vitamina B3 presente nessa fruta contribui para o emagrecimento, já que essa substância ajuda na redução dos níveis de glicose na corrente sanguínea – fator fundamental para o controle do peso. Além disso, a jabuticaba possui baixíssimo teor calórico e 0% de gordura.

4 – Contribui para a saúde da pele

Os benefícios da jabuticaba para saúde se estendem para a pele em virtude principalmente da vitamina C, que contém alta capacidade antioxidante. Esses antioxidantes atuam no combate aos radicais livres responsáveis pelos principais efeitos do envelhecimento, tais como rugas, manchas, linhas de expressão, ressecamento etc.

5 – Evita doenças cardiovasculares

A ingestão da vitamina B3 contida na jabuticaba previne o aparecimento de diversas doenças cardiovasculares, já que ela contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea. Além disso, o potássio presente nessa fruta equilibra a pressão arterial, evitando uma das doenças que mais afetam a população: a hipertensão.

6 – Melhora o desempenho cerebral

O conjunto de substâncias presentes na jabuticaba são de grande ajuda para atividades de aprendizado e memória. Por esse motivo, o consumo dessa fruta é recomendado para crianças, adolescentes e profissionais que necessitam de um grande desempenho da memória no dia a dia. Estudos buscam identificar até que ponto os benefícios da jabuticaba para saúde podem contribuir para a prevenção e tratamento do Alzheimer, doença que já afeta mais de 35 milhões de pessoas no mundo.

7 – Aumenta os níveis de energia

Uma das principais funções da vitamina B3 é metabolizar os nutrientes ingeridos por meio da alimentação, transformando-os em energia para o corpo. Isso faz com que as pessoas se sintam mais dispostas para as atividades do dia a dia, incluindo estudos, trabalho, atividades físicas etc.


8 – Favorece o ganho de massa muscular

Por metabolizar uma grande quantidade de substâncias benéficas para a saúde, a vitamina B3 contida na jabuticaba traz grandes resultados para quem deseja ganhar massa muscular. Além disso, essa fruta possui boas quantidades de proteínas, sendo recomendada ser consumida logo após os treinos, especialmente de musculação.

9 – Alivia dores

Outro dos benefícios da jabuticaba para saúde trata-se do alívio de dores de cabeça, musculares e nas articulações. Esse resultado é possível graças às propriedades anti-inflamatórias dessa fruta.


10 – Previne o diabetes

A vitamina B3 presente na jabuticaba atua no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Esse fator é essencial para prevenir e tratar o diabetes, doença que atinge mais de 400 milhões de pessoas no planeta.

Como comer e beber jabuticaba no dia a dia?

Benefícios da jabuticaba para saúde

Para usufruir de todos os benefícios da jabuticaba para saúde é recomendável consumi-la das seguintes maneiras:

In natura

Após ser bem lavada, essa fruta pode ser consumida in natura. Basta mordê-la levemente e chupar a polpa, eliminando a casca e o caroço.

Sucos

Há várias receitas para preparar sucos de jabuticaba altamente nutritivos, que auxiliam inclusive na perda de peso. Essas receitas são:

  • Suco de jabuticaba simples;
  • Suco de jabuticaba com abacaxi;
  • Suco de jabuticaba com casca e água de coco;
  • Suco da jabuticaba com cassis;
  • Suco de jabuticaba com acerola;
  • Suco de jabuticaba com capim-santo;
  • Suco de jabuticaba com amora;
  • Suco de jabuticaba com maçã;
  • Suco de jabuticaba com melancia;
  • Suco de jabuticaba com mirtilo.

Receita de suco de jabuticaba com abacaxi

Trata-se de um dos sucos mais recomendados sobretudo para quem deseja emagrecer ou desintoxicar o organismo.

Ingredientes

  • 5 rodelas de abacaxi (sem casca e sem miolo);
  • 1 kg de jabuticaba;
  • 2 litros de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparar

  • Lavar bem as jabuticabas e deixá-las de molho por cerca de 15 minutos;
  • Colocá-las em uma panela para ferverem com água;
  • Amassar as jabuticabas e deixá-las cozinhando até que elas adquiram uma cor violeta;
  • Desligar o fogo e esperar esfriar;
  • Coar a mistura;
  • Despejar o líquido no liquidificador juntamente com o abacaxi, a água e o adoçante. Deixar bater por 10 segundos e beber logo em seguida, ainda fresco.

Para quem deseja emagrecer, fortalecer o sistema imunológico, prevenir a anemia e usufruir dos outros benefícios da jabuticaba para saúde, nada melhor que combinar o consumo de jabuticaba com uma alimentação mais nutritiva, ingestão de 2 litros de água por dia e consumo de outros tipos de suco, fazendo com que o organismo receba uma grande quantidade de vitaminas e minerais.

Onde comprar e como escolher jabuticabas?

Para usufruir dos benefícios da jabuticaba para saúde o primeiro passo é saber onde comprá-las e como escolhê-las. Essas frutas podem ser compradas em feiras livres, supermercados, vendedores de rua e mercados municipais. Para escolher as jabuticabas, a dica é selecionar as frutas maiores, lisas e sem rachaduras ou machucados. Ao atentar-se para esses detalhes é possível escolher aquelas que possuem maior quantidade de polpa e também sabor mais adocicados.

As jabuticabas com rachaduras e machucados ou de tamanho pequeno tendem a ter menos sabor ou serem amargas, prejudicando o suco. Após conhecer esses benefícios da jabuticaba para saúde, basta preparar o suco dessa fruta ou ingeri-la in natura ao menos duas vezes por mês, lembrando sempre de combinar isso com uma vida mais saudável de um modo geral.

Imagens: altoastral.com.br / celeirodobrasil.com.br

 


Continue lendo sobre saúde natural: