Leite de coco – 8 Benefícios e informações nutricionais – Contra indicações

O leite de coco é um dos alimentos mais populares em todo Brasil, sendo facilmente encontrado nos supermercados e em lojas de produtos naturais.

Embora ele já seja utilizado na elaboração de diversos pratos, poucas pessoas sabem exatamente todos os benefícios que este alimento proporciona e como fazer para inseri-lo na alimentação diária. Para saber como ele pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde, confira esse artigo.

Benefícios e propriedades medicinais do leite de coco

1 – Fortalece as defesas do organismo

Por ser rico em ácido láurico e em substâncias antibacterianas, antivirais e antifúngicas, este alimento é tido como um dos mais poderosos aliados naturais para as defesas imunológicas do organismo.

Dessa forma, o consumo de leite de coco, além de ser indicado para combater inflamações, infecções e demais doenças causadas pela ação de vírus e bactérias, também é recomendado para pessoas que sofrem de doenças autoimunes, como por exemplo, o HIV e o Lúpus.

Publicidade

2 – Favorece o coração

Portador de ácidos graxos benéficos para a saúde do coração, este alimento é considerado como um excelente agente na prevenção de doenças cardíacas, evitando também a formação de placas de gorduras nas artérias.

3 –  Auxilia no emagrecimento

O leite de coco é rico em gorduras benéficas para a saúde do corpo, substância esta que, ao invés de aumentar o peso, contribui para diminui-lo.

Além disso, este alimento, por ser rico em fibras, contribui para a percepção da saciedade, equilibrando o apetite e evitando a compulsão alimentar.

4 – Favorece a saúde da pele e dos cabelos

Além de proporcionar muitos benefícios para a saúde, o leite de coco favorece um aspecto muito mais agradável para a pele e os cabelos.

Desse modo, as substâncias contidas neste alimento auxiliam no tratamento natural da caspa, previnem doenças de pele, aceleram a cicatrização de ferimentos, combatem a coceira e deixam a pele hidratada.

Além disso, os ácidos graxos contidos no coco contribuem para a manutenção de uma pele muito mais rejuvenescida, amenizando os sinais de rugas e combatendo o envelhecimento precoce.

5 – Auxilia no tratamento da artrite

Pelo fato de o leite de coco conter propriedades anti-inflamatórias, ele consegue combater a grande causa relacionada à artrite reumatoide, uma doença que ainda afeta milhões de pessoas pelo mundo. Isso é possível graças às grandes quantidades de selênio contidas neste alimento.

Além disso, o consumo regular de leite de coco, que é rico em cálcio, contribui para o fortalecimento dos ossos, evitando o surgimento de doenças tais como a osteoporose.

Publicidade

6 – Elimina o colesterol ruim

Outro dos benefícios que mais se destacam quanto ao leite de coco é o fato de ele diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), presentes na corrente sanguínea.

Esta propriedade faz com que naturalmente o organismo elimine o colesterol ruim e aumente os níveis de colesterol bom (HDL), desobstruindo as artérias e diminuindo os riscos de infarto.

7 – Previne a anemia

Embora muitas pessoas desconheçam esta informação, o leite de coco é considerado um importante aliado no combate à anemia, já que ele é rico em ferro e demais substâncias que favorecem a saúde do sangue.

8 – Ajuda na digestão

Sendo de grande ajuda para o processo digestivo, este alimento atua de forma eficaz no combate aos desconfortos gastrointestinais e também evita a proliferação de bactérias perigosas à saúde do corpo.

Informações nutricionais

1 garrafa pequena

leite de côco informações nutricionais

 

Como consumir o leite de coco no dia a dia?

Para usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo leite de coco é muito mais simples do que muitos imaginam. Basta adquirir o hábito de:

  • Substituir o creme de leite pelo leite de coco no preparo de pratos doces e salgados;
  • Utilizar este leite juntamente com café (substituindo pelo leite de vaca);
  • Usar o leite de coco para fazer vitaminas, sucos, shakes ou smooties;
  • Este leite é também bastante utilizado no preparo de moquecas e até mesmo de refogados de legumes, deixando os pratos repletos de sabor e cremosidade.

A internet está repleta de deliciosas receitas de comidas e bebidas contendo leite de coco. Entre elas, destacamos uma que é tida como uma excelente opção para as pessoas que desejam emagrecer de forma saudável, sendo ideal para consumir no outono/inverno.

receita-leite-de-coco

O leite de coco tem efeitos colaterais?

Não há qualquer registro de efeitos colaterais causados pelo consumo de leite de coco. Por conta disso, também não há contraindicações quanto ao consumo deste alimento.

A importância de mudar hábitos

Todas essas informações demonstram que adquirir saúde e qualidade de vida é muito mais simples do que a maioria das pessoas imagina.

Para isso, basta adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e fazer acompanhamento médico regularmente.

Por falar nisso, é importante ressaltar que o consumo de leite de coco como também de demais alimentos benéficos para a saúde não elimina a necessidade de cuidar do corpo por meio de consultas médicas e realização de exames clínicos e laboratoriais para acompanhar a saúde do organismo.

Leite de coco possui lactose?

Os chamados leites vegetais, como o leite de coco não têm lactose. Por segurança, recomenda-se ler o rótulo antes de consumir qualquer alimento.

 

Receita de Sopa de frango com leite de coco

Ingredientes

  • 1 frasco de leite de coco;
  • ½ pacote de brócolis japonês;
  • 250g de filé de frango cortado (tipo strogonoff);
  • 1 dente de alho amassado e picado;
  • ½ cebola bem picada;
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
  • Curry e sal a gosto.

Preparo

  • Deixar os brócolis picado de modo que seus ramos fiquem soltos;
  • Colocar os brócolis em uma panela e deixar ferver com água por aproximadamente 10 minutos;
  • Cortar o filé de peito de frango em cubos, tal como é feito no preparo de strogonoff;
  • Tirar os brócolis da panela e reservar;
  • Em uma panela, colocar o azeite extravirgem, o alho e a cebola, refogando-os bem (até que fiquem levemente dourados);
  • Acrescentar o frango e o sal, refogando bastante, até que ele fique bem cozido;
  • Adicionar os brócolis e o curry, mexendo e também refogando um pouco mais a mistura;
  • Após os ingredientes bem refogados, adicionar o leite de coco juntamente com um pouco de água, mexer e deixar no fogo por um período de 10 a 15 minutos;
  • Desligar o fogo e servir ainda quente.

 

 

 

Fontes (em inglês): 1,

Imagem: lar-natural.com.br; petiscos.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*