Lichia – Benefícios, Para que serve e contra-indicações

A lichia, uma fruta originária das regiões mais quentes do continente asiático, passou a ser bastante conhecida e cultivada em muitos países, incluindo o Brasil, devido aos diversos benefícios que ela proporciona para a saúde. Para saber quais são eles e as melhores maneiras de consumir esta fruta, basta acompanhar nosso artigo.

 

14  benefícios da Lichia para a Saúde

1 – Favorece o coração

Por ser rica em antioxidantes conhecidos como flavonoides, esta fruta evita a ocorrência de inflamações nos vasos sanguíneos e é muito eficaz na redução do colesterol ruim, o chamado LDL.

Ainda com relação à saúde do coração, pelo fato de a lichia possuir uma grande quantidade de potássio, ela contribui inclusive para a redução da pressão sanguínea.

2 – Previne o câncer

Também em decorrência dos flavonoides, esta fruta é considerada uma grande aliada na prevenção e auxílio ao tratamento do câncer, principalmente o de mama.

Essas substâncias previnem a ocorrência de tumores e também auxiliam a impedir que as células cancerígenas se multipliquem pelo corpo, evitando o que os médicos chamam de metástases.

3 – Rejuvenesce a pele

Pelo fato de a lichia conter uma grande quantidade de vitamina C, ela é considerada uma importante agente no processo de renovação celular, contribuindo para o rejuvenescimento da pele, reduzindo acnes, rugas, manchas etc. Esta vitamina também protege o corpo contra os raios solares, diminuindo os riscos de incidência de câncer de pele.

4 – Combate os vermes

Devido às substâncias adstringentes contidas na lichia, ela se apresenta muito eficiente na eliminação dos vermes nocivos ao intestino.

Além disso, como esta fruta também possui alto teor de fibras, ela contribui para que o intestino funcione melhor, facilitando a eliminação das fezes, evitando gases e demais problemas nesta região.

5 – Fortalece a imunidade

Sendo rica em vitamina C, esta fruta também é considerada uma grande amiga das defesas naturais do organismo, evitando a ocorrência de gripes, resfriados, infecções e inflamações variadas.

6 – Fortalece os ossos

Entre os benefícios desta fruta também se destaca o fato de ela atuar no fortalecimento dos ossos. Isso ocorre porque a lichia é rica em manganês, magnésio e fósforo, substâncias essenciais para a absorção do cálcio.

Portanto, o consumo desta fruta é muito recomendado para prevenção e auxílio ao tratamento a diversos tipos de doenças ósseas, como por exemplo, a osteoporose.

7 – Previne e combate a anemia

Poucas pessoas sabem disso, mas a lichia, além de ser uma fruta bastante saborosa, também consiste numa excelente fonte natural das vitaminas B6 e de ferro, substâncias estas que estimulam a produção dos glóbulos vermelhos. Exatamente por esta razão, esta fruta atua na prevenção e auxílio ao tratamento da anemia.

8 – Hidrata o organismo

Por se tratar de uma fonte importante de vitaminas e minerais, o consumo desta fruta propicia a hidratação do organismo, contribuindo para a circulação e auxiliando na eliminação das toxinas.

Desse modo, o consumo de lichias, sobretudo no verão, é ainda mais indicado, já que a fruta evita os terríveis processos de desidratação.

9 – Regenera os músculos

Pelo fato de a lichia conter bastante potássio e vitaminas chamadas de hidrossolúveis, ela favorece a regeneração dos músculos, contribuindo também para o armazenamento das proteínas.

10 – Potencializa a memória

Por ser muito rica em vitaminas do complexo B, esta fruta também potencializa a memória e a concentração.

11 – Evita cãibras

Outro benefício com relação ao consumo de lichia é que ela evita cãibras, sendo por este motivo muito indicada no caso de atletas e até mesmo pessoas que praticam atividade física com uma certa frequência.

12 – Favorece a saúde dos cabelos

O consumo regular da lichia atua na estimulação dos folículos pilosos, proporcionando o crescimento rápido e saudável dos cabelos, além de é claro, deixá-los mais hidratados e brilhosos.

13 – Lichia emagrece

Além de a lichia possuir poucas calorias, ela é rica em fibras e também favorece a queima da gordura abdominal, ou seja, trata-se de um alimento muito eficaz para auxiliar no emagrecimento saudável.

Além dos benefícios acima, esta fruta facilita a percepção da saciedade, fazendo com que o apetite seja naturalmente equilibrado.

14 – Oferece energia para o corpo

Como esta fruta contém uma boa quantidade de açúcar, ela também favorece a manutenção da energia necessária para o corpo, sendo por esta razão muito recomendada para o café da manhã.

 

Como consumir a lichia?

A lichia está mais disponível para colheita no início do verão e, por este motivo, é um tanto “rara” nos demais períodos do ano. Ela pode ser consumida in natura, em sucos, adicionada em iogurtes, saladas de fruta etc.

No caso de não encontrar esta fruta nos supermercados e feiras livres, uma excelente opção consiste em consumir as cápsulas de lichia, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais.

Com relação à quantidade diária de cápsulas a serem ingeridas, o recomendável é procurar orientação médica com a finalidade de avaliar o histórico clínico do paciente.

Receita de suco detox com lichia

Para facilitar a vida de quem deseja usufruir dos benefícios desta fruta, desintoxicar o organismo e perder peso, é muito indicado ingerir este suco detox.

Ingredientes

  • Polpa de 9 lichias;
  • 4 folhas de hortelã;
  • 250ml de água de coco gelada;
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber imediatamente. Obs.: o suco não poderá ser guardado na geladeira para ser ingerido posteriormente, já que isso faz com que o poder nutricional seja diminuído.

Contra-indicações quanto ao consumo de lichia

Por mais que a lichia seja um alimento natural, ela não deixa de ter algumas contraindicações. São elas:

  • O consumo desta fruta não é indicado para diabéticos, já que ela contém uma quantidade significativa de açúcar;
  • Pacientes com histórico de doenças renais também não devem fazer uso dessa fruta, já que ela condensa alto nível de potássio.

Todas essas informações demonstram que os benefícios oferecidos pela lichia vão muito além do que muitos imaginam. Portanto, nada melhor que inserir esta fruta no cardápio, obviamente obedecendo as contraindicações acima.

Imagem: tudoreceitas.com; mundoboaforma.com.br


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*