10 Benefícios do Limão com Mel para a saúde, o cabelo e a pele

Não é por acaso que a combinação de limão com mel é há muito tempo utilizada por nossas avós, sobretudo no preparo de chás para gripes e resfriados.

O que poucas pessoas sabem é que os benefícios desta dupla estão muito além disso, já que eles consistem em dois poderosos aliados da saúde do organismo como um todo. Para saber quais são esses benefícios, basta conferir nosso post!

Benefícios oferecidos pelo limão com mel?

No que se refere aos principais benefícios proporcionados pela combinação do limão com mel, eles são:

1 – Fortalece o sistema imunológico

Uma das principais características quanto ao consumo de mel e limão, seja ele em sucos ou em chás, trata-se do fato de essa dupla fortalecer o sistema imunológico, ou seja, as defesas naturais do organismo.

Exatamente por esta razão, eles são tão eficazes no combate e prevenção de gripes, resfriados, dores de garganta e demais problemas respiratórios.

O limão, rico em ácido ascórbico (vitamina C), consiste em um poderoso anti-inflamatório e o mel, por sua vez, portador de propriedades antioxidantes, atua na eliminação das bactérias nocivas ao organismo.

2 – Excelente expectorante natural

O limão com mel também consiste em um dos mais poderosos expectorantes naturais. Muito utilizada no tratamento de tosse, bronquite e até mesmo no tratamento auxiliar em casos de pneumonia, esta mistura contribui para eliminar as secreções, limpando os pulmões e as vias respiratórias.

3 – Desintoxica o organismo

Pesquisas comprovam que sucos feitos com mel e limão são de grande ajuda para desintoxicar o organismo, agindo na limpeza dos rins e do fígado.

Além disso, ele auxilia o corpo na absorção dos nutrientes, eliminando as toxinas e mantendo o organismo hidratado.

4 – Previne o câncer

Pelo fato de esses dois alimentos conterem altas quantidades de antioxidantes, eles são considerados grandes aliados na prevenção do câncer, combatendo os radicais livres responsáveis pelo surgimento de diversos tipos de tumores.

Entretanto, vale ressaltar que devido ao alto teor glicêmico, o consumo de mel não é indicado no caso de pessoas que já estão fazendo tratamento de câncer.

5 – Auxilia na digestão

Especialistas afirmam que a mistura de limão, mel e água morna é bastante eficaz para a digestão, evitando desconfortos gastrointestinais, tais como: gases, constipação, inchaço abdominal, azia etc.

A razão disso é que essa mistura estimula o fígado, favorecendo a produção do suco biliar, um ácido essencial para o processo digestivo.

6 – Limpa o intestino

Outro dos muitos benefícios do limão com mel e água é que esta mistura também auxilia na limpeza do intestino, favorecendo o peristaltismo do trato gastrointestinal.

Em outras palavras, essa mistura faz com que as fezes acumuladas no intestino sejam eliminadas com muito mais facilidade.

7 – Equilibra a pressão arterial

Outro benefício com relação ao uso do mel com limão é que esta combinação auxilia no equilíbrio da pressão arterial. O mel, sendo portador de substâncias conhecidas como polifenóis, atua no combate aos problemas cardíacos, enquanto que o limão, rico em potássio, estimula as funções cerebrais e controla a pressão arterial.

8 – Previne o mal hálito

Poucas pessoas sabem disso, mas a combinação de limão com mel e água também é muito eficaz na prevenção do mal hálito.

Além disso, ela também contribui para tratar problemas buscais tais como as placas bacterianas, gengivite e até mesmo as cáries.

9 – Equilibra o PH do organismo

O limão consiste em um alimento altamente alcalinizante para o organismo, rico em ácido cítrico e ascórbico, facilmente metabolizados pelo corpo.

Pelo fato de esses ácidos serem considerados fracos, eles permitem que o PH do organismo seja equilibrado, o que contribui para a prevenção de diversos tipos de doenças.

10 – Favorece a saúde da pele e dos cabelos

A mistura de limão com mel, seja ela consumida em sucos, chás ou até mesmo em molhos de salada, também atua na saúde da pele e dos cabelos, tornando-os mais hidratados, rejuvenescidos e livres da oleosidade.

 

Limão com Mel para o Cabelo e a Pele

O limão com mel trata o excesso de gordura na pele e os cravos. Deixe atuar por 15 minutos durante a noite. Lave muito bem, pois o limão na pele ao contato do sol poderá deixar marcas graves.

Já para tirar o excesso de gordura do cabelo, misture 4 colheres de mel com o suco de dois limões e passe nos cabelos. Lave com shampoo após 30 minutos.

 

Como preparar a mistura de limão com mel e água?

Para usufruir de todos os benefícios mencionados anteriormente, diversos especialistas têm recomendado ingerir a mistura de mel, limão e água logo pela manhã em jejum.

Para prepará-la é muito simples. Basta encher um copo alto de água morna (não quente), acrescentar o suco de meio limão e uma colher de chá de mel. Depois disso é preciso misturar bem e beber logo em seguida.

É necessário ressaltar que, depois de tomar esta mistura, não é indicado beber café ou chá pelo menos pelo período de uma hora depois de ingerir o mel com limão e água.

Uma hora após ingerir esta mistura, é recomendável lavar bem a boca para eliminar os efeitos que o ácido do limão poderá causar no esmalte dos dentes.

 

Quais outras maneiras de ingerir limão com mel?

Além da mistura mencionada acima, outra maneira de ingerir mel com limão é por meio de chás, sucos elaborados com frutas e vegetais e até mesmo molhos para saladas com folhas verdes e vegetais frescos.

Como escolher um mel de boa procedência?

Além de conhecer todos os benefícios proporcionados pelo mel e o limão, é indispensável caprichar na escolha do mel. Para isso, é fundamental seguir as seguintes dicas:

Dar preferência aos orgânicos

Uma das melhores maneiras de garantir o consumo de um mel saudável é dar preferência àqueles que são orgânicos, ou seja, sem qualquer adição de produtos químicos. Para isso, sempre é válido checar a procedência do apiário e até mesmo o local onde se adquire o mel.

Geralmente os de melhor qualidade são vendidos em feiras livres e lojas de produtos naturais. Dificilmente o mel vendido nos supermercados apresentará alto padrão de qualidade.

Verificar o SIF

A sigla SIF corresponde ao Serviço de Inspeção Federal. É de suma importância que o consumidor verifique se a embalagem do mel possui este selo, já que isso significa que o produto foi devidamente inspecionado e aprovado pelo Ministério da Agricultura.

É preciso ressaltar que, assim como no caso de todos os alimentos, o consumo de limão com mel deve ser feito de forma moderada, sobretudo no caso de pessoas que sofrem de diabetes.

Fontes e imagens:  1, herbalteasonline ; jillianmichaels.com


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*