Lugol – Para que serve, Benefícios, Emagrece e Efeitos Colaterais

O Lugol é uma suplementação de iodo utilizado para cobrir as deficiências desse mineral no organismo. O medicamento se tornou popular na internet devido alguns estudos de profissionais da medicina complementar que associam a fórmula do Lugol (iodo inorgânico a 5%) ao controle de diversas doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo, prevenção do câncer de mama e aceleração do metabolismo que promove o emagrecimento.

Nesse artigo você vai conhecer tudo sobre esse medicamento. Para que serve, seus benefícios, modo de usar, efeitos colaterais e contraindicações. Continue lendo e saiba porque esse medicamento ganhou tanta fama nesses últimos anos.

Lugol

Para que Serve o Lugol?

A solução do Lugol é composta por iodo e iodeto de potássio, esse suplemento é reconhecido há muitos anos e foi criado no século XIX pelo químico da França Jean Lugol para o tratamento dos distúrbios da tireóide. Embora a criação seja antiga, o medicamento tem ganhado destaque nesses últimos anos devido as novas propriedades benéficas para a saúde descobertas por estudiosos da medicina natural.

É indicado para os seguintes tratamentos:

Publicidade

  • Reposição de iodo no organismo;
  • Diminuição do bócio tireoidiano;
  • Tratamento para hipotireoidismo e hipertireoidismo;
  • Aumento no funcionamento do metabolismo;
  • O iodo tira a invencibilidade das células cancerosas.

A reposição de iodo é uma grande necessidade nos tempos atuais, pois nos últimos anos houve uma expressiva diminuição do consumo desse mineral podendo gerar sérios problemas à saúde uma vez que todas as células do corpo humano necessitam de iodo para desempenhar suas funções, principalmente a das mamas, próstata, pâncreas, sistema digestivo, entre outros.

Benefícios

Existe um mito muito grande com relação ao consumo do iodo, na realidade, as pessoas confundem o tipo de iodo. O iodo orgânico prejudica a saúde, enquanto que o iodo inorgânico, que é o caso do Lugol traz inúmeros benefícios, confira:

1- Previne Problemas na Tireóide

O iodo sintetiza os hormônios tireoideanos (T3 e o T4), por isso, a deficiência desse mineral pode causar o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. A utilização desse medicamento, é uma forma eficiente e extremamente segura de compensar essas faltas de iodo no organismo.

Uma alimentação equilibrada com o consumo de frutos do mar, ovos, sal e produtos derivados do leite como iogurtes e queijos podem ajudar a evitar o aumento da glândula da tireóide.

2- Combate as Células Cancerígenas

Extermina células doentes e malignas do nosso organismo, isso impede que doenças graves se formem no corpo humano, entre elas o câncer de mama e de próstata.

3- Melhora as Taxas Metabólicas

Como o Lugol melhora as funcionalidades da glândula da tireóide, naturalmente ele auxilia na melhoria do desempenho do metabolismo hormonal conferindo um controle da taxa metabólica.

4- Melhora o Aspecto do Cabelo, Dentes e Unhas

A falta de iodo pode causar inúmeros sintomas, entre eles a queda de cabelos, unhas quebradiças e dentes fracos. O lugol faz a reposição da falta desse mineral e devolve o crescimento saudável dos fios e das unhas, bem como a saúde dos dentes.

5- Lugol e Gravidez

A reposição de iodo pode ser feita em mulheres grávidas, alias, os bebês ganham melhorias nas funções cognitivas e no desenvolvimento da fala e da audição.

Publicidade

6- Aumenta as Defesas do Organismo

O iodo remove todas as toxinas do organismo, especialmente o chumbo, flúor e o mercúrio. Pesquisas apontam que após a ingestão do Lugol as proliferações de bactérias no estômago são combatidas, com isso, ocorre um aumento do sistema imunológico no organismo.

Lugol Emagrece?

Na verdade, esse medicamento está ligado ao emagrecimento devido seus benefícios para o funcionamento da glândula da tireóide e a melhoria das taxas metabólicas que produzem os hormônios que controlam as calorias ingeridas. Por isso, é possível que com a equalização desses fatores o seu organismo possa eliminar peso.

As propriedades depurativas do Lugol na eliminação de toxinas também podem ajudar o organismo a expulsar substâncias que favorecem o ganho de peso.

Qual é a Fórmula do Lugol? Como Tomar?

O Lugol possui iodo estabilizado com iodeto de potássio. Existem duas formulações da solução, uma chamada de Lugol Básico I² 2,0% e KI 4,0% e o Lugol forte I² diiodo,5% de potássio (KI) 10%.

Segundo o criador das terapias com Lugol a dose indicada para evitar a deficiência de iodo é de 2 gotas de Lugol iodeto de potássio forte 5% ao dia, que deve ser ingerida diluídas em um copo da água.

Efeitos Colaterais

O uso dessa medicação pode trazer alguns efeitos indesejados, principalmente se ingerido de forma errada. Por isso, é importante seguir a posologia recomendada, para isso, você pode consultar um profissional que faça uso da terapia de iodo.  Saiba quais podem ser os efeitos colaterais:

  • Dores de cabeça;
  • Febre;
  • Acnes;
  • Secreção nasal;
  • Dores de garganta;
  • Aumento salivar;
  • Dores das gengivas;
  • Inchaço no pescoço;
  • Formigamentos no corpo.

Contraindicações

O uso do Lugol deve ser informado ao seu médico. Existem muitos profissionais que utilizam esse recurso para combater a deficiência de iodo no organismo, então, não inicie nenhum tratamento antes da orientação médica.

Pessoas com altos níveis de potássio no sangue, disfunções na tireóide, tuberculose, problemas respiratórios ( asma, bronquite), problemas de pele e de circulação sanguínea devem informar essas condições ao médico antes de utilizar essa suplementação.

Gestantes e crianças menores de 5 anos só podem fazer uso do Lugol com acompanhamento médico.

Como Evitar a Deficiência de Iodo no Organismo?

Uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de evitar a falta desse mineral tão importante no organismo. O consumo de peixes, ovos, verduras, legumes e frutas ajudam a prevenir a falta do iodo, no entanto, existem outros fatores que pode contribuir para isso:

  • Ingerir alimentos produzidos em uma área onde há deficiência de iodo no solo;
  • Forte exposição a produtos químicos;
  • Falta de sal iodato na alimentação;
  • Exposição constante ao cloro;
  • Utilização de produtos para higienizar os dentes com flúor.

Os sintomas sentidos pela falta de iodo pode ser: Bócio, cansaço extremo, queda de cabelo, unhas quebradiças, alergias respiratórias, palpitações, dores no peito, ganho de peso rápido, depressão, intestino preso, entre outros.

Não se auto medique, antes de utilizar o Lugol ou qualquer outro medicamento, procure ajuda médica para tirar todas as suas dúvidas mediante sua condições de saúde.

 

Fontes em Inglês: 1

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*