Lúpulo – 11 benefícios que ele oferece para a saúde, Emagrece? Confira!

O lúpulo, como muitos sabem, consiste numa planta contida na produção da cerveja, sendo combinada com cevada, malte e levedo. Entretanto, além desse uso, os benefícios contidos no chá e extrato dessa planta são empregados no tratamento de vários problemas de saúde.

lupulo

11 benefícios do lúpulo para a saúde

1 – Fortalece o sistema imunológico

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Información Cerveza y Salud, em Madri, na Espanha, menciona que o consumo diário de 1 latinha de cerveja por mulheres e 2 latinhas por homens aumenta a concentração de anticorpos, o que naturalmente previne uma série de doenças.

Isso ocorre em virtude das substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes presentes no lúpulo, já que elas previnem e combatem principalmente doenças respiratórias e infecções de forma geral.


2 – Favorece o relaxamento

Pelo fato de essa planta estimular a atividade de um neurotransmissor chamado GABA, ela promove um efeito sedativo no sistema nervoso central, contribuindo para o tratamento natural da insônia e ansiedade (leve a moderada).

3 – Alivia cólicas menstruais

Graças às substâncias antiespasmódicas do lúpulo, essa planta é indicada para o alívio de cólicas menstruais, favorecendo o natural fluxo sanguíneo e evitando as contrações.

4 – Diminui a dor de cabeça

A combinação de elementos anti-inflamatórios e relaxantes contidos nessa planta é perfeita para diminuir dores de cabeça oriundas principalmente do estresse.

5 – Combate a diarreia

Pelo fato de o lúpulo contribuir para a eliminação de bactérias que se alojam principalmente no intestino, o chá dessa planta é de grande ajuda no combate à diarreia geralmente ocasionada por viroses ou indisposições intestinais.

6 – Alivia dores musculares

Principalmente quando combinado com o chá de Valeriana (planta com propriedades relaxantes), o chá de lúpulo alivia os principais sintomas do estresse, entre eles a tensão muscular, sobretudo nos ombros, costas e pescoço.


7 – Protege o cérebro

Estudos realizados na China apontam que uma substância contida no lúpulo – chamada de Xanthohumol – protege as células cerebrais do estresse oxidativo. Esse fator diminui consideravelmente os riscos de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

8 – Previne o câncer

De acordo com pesquisas feitas pela Universidade de Oregon, devido ao Xanthohumol existente nessa planta, ela inibe a formação de células cancerosas no ovário, mamas, cólon e próstata.


9 – Ajuda a emagrecer

O efeito diurético do lúpulo é de grande ajuda no processo de emagrecimento, contribuindo para eliminar o excesso de sódio, açúcar e gordura no organismo.

A eliminação do sódio também é um fator importante para combater a retenção de líquido causadora do inchaço (principalmente abdominal), o que quase sempre é confundido com excesso de peso.

Essa propriedade diurética melhora também a atividade do metabolismo, favorecendo a queima de calorias.

10 – Previne problemas cardíacos

O Xanthohumol possui função antiplaquetária, fator que ajuda na saúde cardíaca e previne uma série de problemas como obstrução das artérias, infarto e derrames.

11 – Favorece a saúde do cabelo

Além de promover diversos benefícios no organismo, o chá e extrato de lúpulo são grandes aliados da saúde capilar.

Eles combatem a queda dos fios, eliminam a caspa e fornecem um brilho natural aos cabelos.

Por esse motivo, diversos componentes à base de lúpulo são utilizados na fabricação de shampoos, pomadas modeladoras para cabelo e até mesmo cremes de barbear.

lupulo-beneficios

Quais as contraindicações do lúpulo?

Embora o chá e extrato dessa planta forneçam diversos benefícios para o corpo, ele não é recomendado nas seguintes situações:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças;
  • Pessoas diagnosticadas com diabetes ou que apresentam níveis de glicose predominantemente altos;
  • Pessoas alérgicas a essa planta.

Efeitos colaterais do lúpulo

Quando consumido de forma inadequada ou em exagero, entre os efeitos colaterais apresentados por essa planta, estão:

Receita do chá de lúpulo

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de lúpulo em erva;
  • 1 xícara (chá) de água.

Preparo

  • Colocar a água esquentar. Quando ela começar a ferver, desligar o fogo e adicionar o lúpulo;
  • Tampar o recipiente por 10 minutos, fazendo com que a água absorva bem as propriedades da planta;
  • Coar e beber o chá logo depois.

Obs.: devido às propriedades relaxantes, é recomendável ingerir esse chá cerca de 30 minutos antes de dormir.

Onde comprar lúpulo?

O lúpulo em erva para chá é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais de todo Brasil (lojas físicas e pela internet).

O extrato dessa planta pode ser comprado principalmente em lojas especializadas em produtos para fabricação de cerveja artesanal.

É recomendável usufruir dos benefícios do lúpulo bebendo cerveja?

Embora essa e as demais plantas utilizadas na fabricação da cerveja apresentem efeitos benéficos, o álcool da bebida quando em excesso é prejudicial à saúde.

Portanto, ao consumir cerveja é de suma importância considerar 2 recomendações:

1 – Consumo moderado

Nada em exagero é bom. A mesma regra é aplicada para a cerveja. O ideal é consumir quantidade bastante moderada da bebida, no máximo 2 ou 3 latinhas por semana.

2 – Atenção quanto à marca e composição

Infelizmente, grande parte das grandes marcas de cervejas brasileiras adicionam arroz e milho na composição da bebida, o que a deixa com alto teor de carboidratos e menos saudável.

O ideal é prestar atenção aos rótulos, optando por comprar cervejas artesanais ou até mesmo as importadas, já que elas geralmente mantêm a fidelidade aos ingredientes básicos da cerveja.

Algumas curiosidades quanto ao lúpulo

O lúpulo começou a ser utilizado na fabricação de cerveja por volta do ano de 1100, na Alemanha;


Estudos realizados em extratos dessa planta revelaram mais de 400 tipos diferentes de elementos, sendo que a maioria deles é amplamente pesquisada pela ciência;

Essa planta é utilizada na cerveja com a finalidade de fazer um contraponto amargo aos maltes doces, oferecer sabores e aromas diferentes e por suas substâncias antimicrobianas;

No período da Idade Média, a cerveja era uma das bebidas mais consumidas pela população, pois o processo de fermentação a deixava mais saudável que a água, já que nesse período, as condições de higiene quanto à limpeza da água eram precárias e ela era muito suja.

Com todas essas informações, fica fácil compreender porque o lúpulo oferece tantos benefícios.

Imagens:         opabier.com.br          cervejaemalte.com.br

Continue lendo sobre saúde natural: