Maca Peruana – Benefícios – Para que Serve?

Aqui no Brasil, poucas pessoas ainda ouviram falar a respeito da maca peruana, um dos alimentos que podem trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Para saber mais detalhes sobre os benefícios dela para sua saúde assim como também as melhores formas de preparo, basta conferir nosso post.

Maca peruana – O que é?

A maca peruana consiste em um dos vegetais oriundos dos andes peruanos (daí a razão de seu nome).

Trata-se de uma espécie de planta crucífera, pertencente à mesma família do repolho, nabo, mostarda e couve.

Publicidade
Publicidade

Cultivada há mais de 3000 anos pelos nativos da região dos andes, esta planta em formato semelhante ao rabanete é rica em propriedades nutricionais associadas à vitalidade e fertilidade.

Benefícios da maca peruana – Para que serve?

Entre os benefícios apresentados por esta planta oriunda da Cordilheira dos Andes, destacam-se:

Equilibra os hormônios

A maca peruana se apresenta como uma poderosa agente natural quanto ao controle da estimulação hormonal, já que quando em desequilíbrio, os hormônios em excesso podem apresentar seríssimas complicações no organismo.

Este controle ocorre por meio do sistema endócrino do corpo, mais especificamente pelo hipotálamo e glândula pituritária.

Isso faz com que ocorra o equilíbrio da produção dos hormônios nos testículos, ovários, tireoide, pâncreas e glândula adrenal.

Ameniza os sintomas da menopausa

Justamente pelo fato de esta planta atuar no equilíbrio hormonal, ela apresenta excelentes resultados ao amenizar os principais sintomas da menopausa, tais como as famosas ondas de calor.

Além disso, o consumo desta planta alivia os sintomas típicos da TPM nas mulheres em idade fértil.

É fonte de energia

Por conter carboidratos complexos e ser rica em vitaminas do complexo B, a maca peruana aumenta o vigor e energia do corpo, sendo muito consumida por atletas que buscam melhor desempenho.

Publicidade
Publicidade

Funciona como afrodisíaco

Sendo um dos benefícios há mais tempo conhecidos pela população, esta planta é tida como uma grande aliada no desempenho sexual, já que ela contém propriedades afrodisíacas.

Favorece o raciocínio

De acordo com as pessoas que já fizeram uso desta planta, um dos efeitos que ela exerce é sobre o raciocínio, potencializando o foco, clareza mental e a capacidade de concentração.

Auxilia no tratamento da depressão

As substâncias contidas na maca peruana funcionam como excelentes estabilizantes do humor. Por esta razão, o consumo dela é muito eficaz no combate à depressão sazonal, estresse e ansiedade.

Rejuvenesce a pele

Esta planta atua na melhora da resistência da pele a temperaturas excessivamente altas ou baixas, tornando-a menos suscetível ao aparecimento de acnes, manchas e sinais de expressão.

Fortalece os ossos

Devido ao fato de a maca peruana ser rica em cálcio, ela também contribui para o fortalecimento da estrutura óssea, evitando doenças como a osteoporose, que afeta principalmente as mulheres.

maca-peruana-emagrece

Qual a dosagem recomendada de maca peruana?

Antes de começar a ingerir esta planta e usufruir de todos os benefícios que ela oferece, muitas pessoas se perguntam qual seria a dosagem ideal.

De forma geral, a quantidade recomendada quanto à ingestão da maca peruana em cápsulas é de 500 a 1200mg ao dia. A quantidade exata para cada caso deverá ser definida juntamente com um médico, conforme histórico clínico de cada paciente, já que os tratamentos de suplementação necessitam de acompanhamento especializado.

Além da suplementação, uma opção bastante viável quanto ao consumo da maca peruana é ingeri-la em pó, sendo este produto facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

Este pó pode ser utilizado no preparo de vitaminas, sucos, saladas, sopas, juntamente com cereais matinais etc, lembrando apenas que este pó não deve ser consumido em temperaturas muito altas, pois isso faz com que as propriedades nutricionais sejam perdidas.

Referente ao consumo desta planta em pó, o consumo indicado é de 3g por dia, ou seja, uma colher se chá rasa.

Vale ressaltar que o consumo de maca peruana por crianças deve considerar metade da dosagem recomendada para adultos e, neste caso, o acompanhamento de um pediatra é indispensável.

O consumo desta planta apresenta efeitos colaterais?

Embora de maneira geral a maca peruana não apresente efeitos colaterais, o consumo excessivo desta planta pode causar descontrole do sistema endócrino, o que pode provocar complicações hormonais.

Há contra indicações quanto ao uso da maca peruana?

Ainda que a suplementação ou utilização da maca peruana em pó consista em um tratamento 100% natural, ele é contraindicado nos casos de:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas que apresentam qualquer tipo de sensibilidade quanto ao consumo desta raiz;
  • Pessoas que sofrem de doenças hormonais já diagnosticadas;
  • Pessoas sensíveis à exposição de estrogênio (já que a maca peruana estimula a ação deste hormônio);
  • Mulheres com diagnóstico atual ou anterior de câncer de mama, no útero ou nos ovários;
  • Mulheres que sofrem de fibrose no útero ou endometriose.

Curiosidades sobre a maca peruana

Os suplementos desta planta e também sua versão em pó são cada vez mais comuns em todo mundo, sobretudo no Japão, Estados Unidos e Europa;

Esta planta era amplamente utilizada pelos nativos peruanos, antes mesmo da chegada e colonização dos espanhóis;

A forma mais comum de consumo desta planta é por meio do pó ingerido em sucos e vitaminas.

Por que os tratamentos naturais são tão procurados?

Nunca houve por parte da população tanta procura por produtos e remédios naturais quanto atualmente.

O motivo disso é que as informações quanto aos inúmeros benefícios que os recursos naturais nos oferecem estão cada vez mais evidentes.

Isso favorece uma alimentação diária mais equilibrada e também o preparo de remédios caseiros para o tratamento de diversos tipos de doenças, sem que seja necessário recorrer em excesso aos medicamentos de laboratórios.

Entretanto, vale ressaltar que o uso desses produtos naturais não elimina a necessidade de acompanhamento médico regular e também de uma mudança de hábitos, adotando também a prática de uma atividade física.

Em suma, a maca peruana, assim como os mais diversos tipos de produtos naturais, pode oferecer benefícios enormes para a saúde, mas é preciso conciliar uma alimentação e hábitos de vida mais saudáveis, estendo esses efeitos positivos no dia a dia.

Fontes:

1, 2, 3

Imagens: 
blogdamimis.com.br   tuasaude.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


17 − oito =