Mastruz – Benefícios e Para que Serve Planta? Chá e Com Leite

O mastruz, também conhecido como erva de Santa Maria, consiste em um dos recursos oferecidos pela natureza capazes de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. Para saber quais são os benefícios desta planta nativa da América Central, basta acompanhar nosso post.

4 Benefícios do mastruz

1 – Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em vitamina C, esta planta consiste numa das melhores aliadas para o fortalecimento do sistema imunológico.

Desse modo, ao consumir o chá ou sucos elaborados com esta planta, é possível inibir a ação de fungos, bactérias e vírus causadores de diversos tipos de infecções.

2 – Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

Outra das propriedades desta planta consiste no fato de ela ser muito eficaz para eliminação do catarro originado nos processos de infecções no sistema respiratório.

Publicidade

O chá de mastruz misturado com leite potencializa a eliminação dessas secreções, exercendo um papel essencial para tratamento de asma, sinusite, bronquite, gripes, resfriados etc.

3 – Favorece a digestão

Além de combater a formação dos gases intestinais, essa planta contribui para auxiliar na digestão de alimentos mais pesados e/ou gordurosos, evitando azia, má digestão e demais desconfortos gastrointestinais.

Além desses efeitos, o mastruz também contribui para matar as bactérias intestinais que muitas vezes estão associadas a processos infecciosos.

4 – Acelera a cicatrização de feridas

As folhas dessa planta são ricas em óleos essenciais altamente benéficos para a cicatrização da pele. Desse modo, o chá do mastruz aplicado frio nas regiões afetadas por feridas auxilia na cicatrização e contribui para higienizar o local, evitando também o surgimento de hematomas.

 

Chá de Mastruz

Basta fazer uma infusão com a erva dessa planta e água quente, ingerindo no máximo 3 xícaras diariamente.

Mastruz com Leite

A mistura do mastruz com leite é bastante comum no Brasil. Basta bater no liquidificador algumas folhas dessa planta juntamente com leite, podendo ser servido quente ou gelado.

Obs.: para eliminação de catarro gerado nas vias respiratórias, é indispensável que o chá ou vitamina dessa planta sejam consumidos quente ou em temperatura ambiente.

Consumir com outros alimentos

As folhas dessa planta também poderão ser adicionadas no preparo do feijão e na elaboração de geleias.

Publicidade

 

Receita de mastruz com leite gelado

Ingredientes

  • 1 copo de leite gelado;
  • 2 folhas de mastruz

Preparo

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida, preferencialmente pela manhã. Esta receita, além de proporcionar o fortalecimento do organismo, previne principalmente doenças respiratórias e consiste em um excelente aliado do sistema imunológico.

Onde comprar esta planta?

O mastruz pode ser encontrado em feiras livres e também em lojas especializadas em produtos naturais (no formato de erva).

Contraindicações e recomendações especiais

Embora o mastruz ofereça diversos benefícios à saúde, ele é contraindicado para:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças menores de 2 anos;
  • Pessoas alérgicas a esta planta.

Vale ressaltar que o consumo de mastruz deve ser moderado, já que quando consumido em exagero ou de forma inadequada, ele poderá apresentar efeitos tóxicos.

Imagem: dicasdesaude.eco.br

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*