Mirtilo – Benefícios, Para Que Serve e Contra-indicações

O mirtilo, amplamente utilizado na preparação de sucos, geleias e sorvetes, tem sido apontado como um dos mais eficazes aliados na manutenção da saúde como um todo.

Os motivos para tamanho sucesso são inúmeros. Para saber quais são eles e como esta pequena fruta pode trazer grandes benefícios na prevenção e tratamento de diversas doenças, confira nosso artigo.

O que é Mirtilo?

Mirtilo ou Blueberry são pequenas frutinhas escuras, muito consumidas nos EUA, ricas em antioxidantes que podem trazer grandes benefícios para a saúde, como você verá ao longo dessa página.

 

Quais são os benefícios do mirtilo?

Os mirtilos, em inglês chamados como blueberries, oferecem diversas vantagens para o organismo. Entre elas, destacam-se:

Publicidade

Previne e combate o câncer

Não somente para a prevenção como também no auxílio ao tratamento do câncer, o consumo de mirtilo se apresenta como uma das mais eficazes alternativas naturais na luta contra esta doença.

A razão disso é que os mirtilos possuem uma altíssima concentração de antioxidantes, substâncias responsáveis por atuar no combate aos radicais livres do organismo, os principais causadores dos tumores.

Pesquisas apontam que o consumo desta fruta está relacionado à prevenção e redução de tumores no fígado, cólon e útero.

Favorece a saúde do cérebro

Outro benefício de extrema importância com relação ao consumo de mirtilos trata-se de eles atuarem de forma muito positiva na saúde cerebral.

Por ser rica em flavonoides, substâncias que facilitam a circulação sanguínea no cérebro, esta pequena fruta é capaz de evitar e tratar problemas relacionados a perda de memória, prejuízo das funções cognitivas e demais danos cerebrais.

Além disso, o mirtilo é rico em vitaminas do complexo B, selênio e minerais que exercem um papel fundamental para a saúde do sistema nervoso como um todo.

Ajuda a emagrecer

Algumas pesquisas afirmam que o consumo regular de mirtilos contribui para a queima de gordura abdominal, favorecendo também a desinflamação das células.

Por isso, sendo uma fruta com baixo teor calórico e com boa quantidade de fibras, ela consiste em uma excelente aliada no processo de emagrecimento, propiciando uma verdadeira faxina no organismo.

Publicidade

Faz bem para o coração

Embora poucas pessoas tenham conhecimento disso, pelo fato de os mirtilos agirem na melhora da circulação sanguínea e na redução do colesterol ruim (LDL), essas pequenas frutinhas são consideradas muito eficazes na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, evitando inclusive a hipertensão e ocorrência de infartos.

Previne e combate infecções urinárias

O mirtilo á altamente indicado tanto para prevenir quanto para auxiliar no tratamento de infecções no trato urinário, já que ele evita o aparecimento e proliferação de bactérias, eliminando aquela terrível sensação de queimação ao urinar.

Auxilia na digestão

Por ser rica em vitamina C, essa fruta também ajuda a estimular as enzimas responsáveis pelo processo digestivo, favorecendo o bom funcionamento do estômago e dos intestinos.

Rejuvenesce a pele

Além de todos os benefícios já mencionados, os mirtilos também proporcionam o rejuvenescimento das células da pele.

Isso é possível pelo fato de ele ser rico em vitamina C e também em diversos tipos de antioxidantes, fazendo com que a pele seja protegida dos processos de oxidação causados pelo envelhecimento e excessiva exposição ao sol.

Isso faz com que acnes, rugas, manchas e demais problemas relacionados à saúde da pele sejam reduzidos ou eliminados.

Favorece a saúde dos olhos

Os compostos de flavonoides existentes no mirtilo e também a grande quantidade de vitamina A contida nesta fruta fazem com que ela atue de maneira muito positiva na saúde ocular.

Por isso, o consumo regular de mirtilos previne a ocorrência de problemas degenerativos na visão, auxilia no tratamento da cegueira noturna e protege a retina contra diversos tipos de doenças.

Fortalece músculos e ossos

Por possuir grandes quantidades de potássio, o mirtilo contribui para o fortalecimento dos músculos, evitando inclusive a ocorrência de cãibras.

Além disso, ele também se apresenta como um grande aliado para o fortalecimento dos ossos, já que esta fruta contém grande quantidade de cálcio. Por esta razão, o consumo regular de mirtilo previne a ocorrência de diversas doenças tais como a osteoporose.

Favorece o sistema imunológico

Devido aos antioxidantes amplamente presentes nos mirtilos, essas pequenas frutinhas são também as grandes responsáveis pelo fortalecimento das defesas naturais do organismo, evitando doenças oriundas de vírus e bactérias altamente perigosas.

Com isso, o consumo de mirtilos evita a ocorrência de gripes, resfriados, dores de garganta, infecções e inflamações em geral.

Como consumir mirtilo?

Com relação ao consumo diário de mirtilos, as melhores maneiras de consumi-los consistem em:

Sucos

Preparar sucos de mirtilos misturados com outras frutas consiste numa das maneiras mais fáceis (e saborosas) de consumi-los. Para fazer um desses sucos, é necessário:

  • 250ml de água gelada;
  • 100 gramas de mirtilos frescos;
  • 3 morangos grandes;
  • Suco de uma laranja;
  • 1 colher de chá de chia ou linhaça;
  • Mel.

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e beber logo em seguida. Este suco inclusive é muito utilizado para ajudar no emagrecimento.

Smoothies

Os smoothies também consistem numa excelente maneira de consumir mirtilos, sobretudo no café da manhã. Para fazer uma das muitas receitas, é preciso:

  • 150ml de leite condensado;
  • 150 gramas de mirtilos frescos ou congelados;
  • 100ml de iogurte tipo grego natural;
  • 150ml de leite desnatado gelado.

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique bem homogênea e beber em seguida. Esta bebida é muito recomendada sobretudo nos dias de bastante calor.

Em salada de frutas

Os mirtilos também poderão ser ingeridos juntamente com outras frutas, fazendo nutritivas combinações tanto no café da manhã quanto ao final do dia.

Em bolos, doces e demais sobremesas

Outra maneira muito comum de ingerir mirtilos é no preparo de bolos, doces e demais sobremesas. Entretanto, é preciso ressaltar que isso prejudica os benefícios oferecidos pela fruta em virtude da mistura com farinhas e grandes quantidades de açúcar.

Os mirtilos, ainda que sejam cultivados em grande parte na América do Norte, são facilmente encontrados nos supermercados e em feiras livres, sendo cada vez mais consumidos em todo Brasil.

Por todos os benefícios e pelo sabor agradável oferecido pelo mirtilo, nada melhor que adicioná-lo no cardápio e usufruir de muito mais saúde e qualidade de vida.

Contra-indicações e efeitos colaterais

São raros os efeitos colaterais, porém, mulheres grávidas devem evitar a fruta. Diabéticos devem consultar seus médicos. De forma rara, esse alimento pode gerar reações alérgicas em algumas poucas pessoas.

 

Fontes (em inglês): 1, 2

Imagem: http://beira.pt; 1zoom.me

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*