Noni – 16 Benefícios, Contraindicações, Efeitos Colaterais – Diabetes

Noni é o nome dado a uma árvore famosa por produzir um fruto bastante utilizado por diversos países tanto na alimentação quanto no tratamento de vários tipos de doenças.

 

Noni-16-benefícios

 

Para saber quais são os benefícios desse fruto e como consumi-lo, confira nosso artigo.

16 Importantes Benefícios do Noni

1 – Previne o câncer

Graças à concentração de antioxidantes presentes neste fruto, ele consiste em um poderoso combatente dos radicais livres responsáveis por provocarem diversas doenças no organismo, incluindo as alterações celulares que ocasionam o câncer.

2 – Inibe o envelhecimento precoce

Os radicais livres também são os principais vilões quanto aos efeitos do envelhecimento. Os antioxidantes presentes neste fruto contribuem para inibir esses indesejáveis efeitos, sendo por este motivo considerado como um aliado do corpo mais jovem e saudável.

Publicidade

3 – Ajuda no tratamento da gota

A gota é uma doença reconhecida por causar o acúmulo de cristais nas articulações e nos rins, causando fortes dores.

O suco do fruto de noni contribui para neutralizar a ação das enzimas da xantina, uma das substâncias que provocam o agravamento da doença.

4 – Alivia dores e tensões musculares

Em virtude das substâncias antiespasmódicas contidas neste fruto, ele é capaz de relaxar o corpo, proporcionando o alívio de dores e tensões musculares.

5 – Favorece a circulação sanguínea

As propriedades vasodilatadoras desse fruto auxiliam na melhora do fluxo sanguíneo nas artérias, fator essencial para prevenir a hipertensão e reduzir os riscos de AVC – Acidente Vascular Cerebral.

6 – Reduz o colesterol ruim

Além de melhorar a circulação sanguínea, o suco desse fruto ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, o maléfico LDL, responsável por aumentar o risco de infartos e derrames.

7 – Combate o cansaço

O consumo do suco dessa fruta é bastante indicado para atletas e pessoas que praticam atividade física com frequência, já que além de favorecer os músculos, esse fruto aumenta a disposição do corpo, estimulando a prática de exercícios e demais atividades do dia a dia.

8 – Ajuda a proteger o fígado

Por ser rico em antioxidantes, o fruto do noni é excelente para o fígado, contribuindo para limpar o organismo e evitar danos nesse importante órgão.

9 – Auxilia no tratamento de doenças do sistema nervoso

Outro dos benefícios atribuídos a esta fruta refere-se ao fato de ela ajudar no tratamento de doenças relacionadas ao sistema nervoso central, cooperando para o tratamento de transtornos psiquiátricos.

Publicidade

10 – Alivia os sintomas da artrite

As substâncias naturalmente analgésicas presentes nesse fruto auxiliam na diminuição das terríveis dores causadas pela artrite, uma doença reconhecida pela inflamação de uma ou mais articulações.

11 – Favorece a memória

As substâncias dessa fruta são capazes de proteger as funções cerebrais responsáveis pela memória, já que elas favorecem a circulação do sangue e melhora a atividade dos neurônios.

12 – Contribui para o controle do diabetes

O consumo dessa fruta está associado à diminuição dos níveis de glicose na corrente sanguínea, fator crucial para prevenção e tratamento da diabetes.

13 – Melhora a pele

Por conter propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e possuir substâncias que apresentam efeito semelhante ao do colágeno, o fruto de noni é um grande aliado da saúde da pele, tornando-a menos suscetível à presença de acnes, cravos, manchas, inflamações e até mesmo reduzindo os efeitos do envelhecimento.

14 – Ajuda na digestão

Pelo fato de o suco dessa fruta estimular a liberação de enzimas digestivas, ele contribui para evitar desconfortos estomacais após as refeições, tais como azia, constipação etc.

15 – Favorece a cicatrização de feridas

Por atuar na redução das taxas de glicose na corrente sanguínea e por conter substâncias semelhantes ao colágeno, essa fruta é de grande ajuda no processo de cicatrização de feridas, contribuindo para higienizar e deixar o local afetado livre de possíveis infecções.

16 – Fortalece o sistema imunológico

O consumo desse suco estimula a atividade das células brancas contidas no sangue, sendo elas determinantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Desse modo, o organismo se torna mais resistente às doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos e demais agentes perigosos para o corpo.

Contraindicações

Sim. Ainda que ele ofereça diversos benefícios para a saúde, esse fruto não é indicado nas seguintes situações:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas que sofrem de hipertensão ou arritmia cardíaca (essa fruta contém uma grande concentração de potássio, que poderia inibir os medicamentos utilizados no controle da pressão arterial);
  • Pessoas que sofrem de qualquer tipo de problemas nos rins;
  • Indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Indivíduos que apresentam baixa imunidade;
  • Pessoas alérgicas a este fruto.

Efeitos Colaterais do Noni

Sobretudo quando utilizado de forma excessiva ou inadequada, os principais efeitos colaterais apresentados por esse fruto são:

Receita do suco de noni com abacaxi

Itens necessários

  • 500ml de água;
  • 1 fruta de noni madura;
  • 1 rodela grande de abacaxi (sem casca e sem caroço).

Modo de preparar

  • Lavar bem e descascar a fruta de noni;
  • No liquidificador, utilizando a função pulsar (para não triturar as sementes), bater essa fruta juntamente com a água;
  • Na sequência, coar esse suco, adicionar a rodela de abacaxi e bater novamente;
  • Beber logo após o preparo.

Algumas curiosidades sobre esta fruta

O nome científico da árvore que dá origem a esta fruta é Morinda citrifolia;

Embora suas origens estejam no sudeste asiático, ela se propagou rapidamente pela Ásia Meridional, Polinésia Francesa, Ilhas do Oceano Pacífico e República Dominicana;

Atualmente, o Taiti (uma ilha na Polinésia Francesa), consiste no maior local de cultivo dessa árvore;

O sabor dessa fruta infelizmente não é dos mais agradáveis, sendo considerada amarga. Por isso, recomenda-se que o suco dela seja feito com outras frutas como, por exemplo, abacaxi ou uva;

Anvisa

Embora vários países comercializem os produtos oriundos dessa fruta, aqui no Brasil eles são mais escassos em virtude de algumas determinações da ANVISA.

Por isso, para usufruir dos benefícios do noni, recomenda-se consumi-lo in natura, jamais esquecendo de consultar um médico antes de iniciar o consumo do suco natural dessa fruta ou qualquer outro produto feito com ela.

 

Fontes em inglês: 1, 2

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*