13 Benefícios do Óleo de cravo – Como utilizar e contraindicações

O óleo de cravo consiste em um dos mais utilizados, sendo bastante popular no Brasil e em outros países do mundo.

oleo-de-cravo

Quais benefícios o óleo de cravo oferece?

1- Estimula a circulação sanguínea

Graças aos minerais, vitaminas e demais substâncias presentes nesse óleo, um dos benefícios oferecidos consiste no estímulo da circulação sanguínea, aliviando problemas como obstrução das artérias, tromboses, infarto e AVC ‒ Acidente Vascular Cerebral.

2- Favorece a saúde bucal

O óleo extraído do cravo é amplamente utilizado em produtos para tratamentos odontológicos devido às substâncias antissépticas.


Pelo mesmo motivo, ele é amplamente empregado na fabricação de produtos como cremes dentais, enxaguantes bucais e em medicamentos para tratar dor de dente, gengivas doloridas e aftas.

Esse óleo é indicado para o tratamento natural de cáries e o gargarejo feito com algumas gotas desse óleo bem diluídas na água ajudam no combate ao mau hálito.

3- Alivia dores de cabeça

O óleo de cravo contém propriedades analgésicas eficazes no alívio da dor de cabeça e também de tensões musculares.

Esse benefício pode ser usufruído por meio de massagens com algumas gotas desse óleo diluídas ou ao inalar o aroma das gotas diluídas em água ou em misturas aromatizadoras.

4- Combate infecções

Graças às propriedades antissépticas desse óleo, ele é muito recomendado para a higienização e cicatrização de feridas, cortes, lesões, picadas de insetos e demais danos causados na pele, reduzindo drasticamente o risco de infecções locais.


5- Melhora a saúde da pele

As substâncias antissépticas e antifúngicas desse óleo combatem naturalmente a oleosidade da pele e ajudam na prevenção e tratamento de cravos e espinhas.

Ele também funciona como um excelente tonificante, combatendo a flacidez, ressecamento, rugas, linhas de expressão e manchas na pele.


6- Alivia o estresse

O aroma do óleo de cravo favorece o bem-estar, evita a insônia e alivia o cansaço físico e mental muitas vezes associado a longos períodos de estresse.

Por essas razões, esse óleo é bastante utilizado em sessões de aromaterapia e também para harmonizar ambientes.

7- Trata problemas respiratórios

Por conta do efeito anti-inflamatório e descongestionante desse óleo, ele é indicado para tratar problemas como obstrução nasal, tosse, resfriado, asma, bronquite, sinusite e dor de garganta.

8- Diminui dores nas costas

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias desse óleo consiste na combinação perfeita para aliviar dores nas costas geralmente provocadas por estresse, esforço intenso ou longos períodos na mesma posição corporal.

9- Previne e controla o diabetes

Outro dos benefícios desse óleo é que pelo fato de ele auxiliar no controle dos níveis de açúcar de corrente sanguínea, ele atua na prevenção e controle do diabetes, diminuindo principalmente a sobrecarga do pâncreas quanto à produção de insulina.

oleo-de-cravo-beneficios

10- Reduz náuseas

Sessões de aromaterapia com óleo de cravo ajudam também a aliviar náuseas e demais desconfortos estomacais por meio de simples inalações com esse óleo devidamente diluído.

11- Purifica o sangue

Os extratos desse óleo estimulam a eliminação de toxinas no sangue, contribuindo para a melhora da circulação e evitando uma série de outros problemas, tais como infecções.

12- Favorece o desempenho sexual

As propriedades afrodisíacas desse óleo favorecem o desejo sexual, sendo de grande ajuda no tratamento de problemas relacionados à impotência masculina ou frigidez feminina.

13- Tem ação repelente

O óleo de cravo consiste em um repelente natural por excelência, sendo recomendado fazer a diluição de algumas gotas dele em óleos vegetais e álcool.

Quais elementos estão contidos no cravo?

Tantos benefícios desse óleo são possíveis em virtude dos diversos elementos contidos nele, que são:

  • Vitaminas (A, B6, B13, C, D, E e K);
  • Minerais (potássio, sódio, fósforo, ferro e cálcio);
  • Ômega 3;
  • Fibras;
  • Ácido fólico;
  • Niacina;
  • Tiamina;

O óleo de cravo tem contraindicações?

Sim. Embora esse óleo ofereça vários (e importantes) benefícios para a saúde, ele não é indicado nos seguintes casos:

  • Gestantes (o cravo contém substâncias abortivas);
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Crianças;
  • Pessoas que sofrem de problemas relacionados à coagulação sanguínea;
  • Indivíduos que sofrem de úlceras ou gastrite;
  • Pessoas alérgicas a cravo.

Cuidados especiais

O principal cuidado com relação ao uso desse óleo e dos demais óleos essenciais consiste na diluição.

A composição dos óleos essenciais é bastante concentrada e por esse motivo eles não podem ser diretamente aplicados na pele.

Para cada uso é determinada uma certa quantidade de gotas que deverão ser diluídas em água, óleos vegetais, cremes de base neutra ou álcool de cereais.

Verificar esses cuidados antes de iniciar o uso do óleo de cravo é fundamental.

No caso de pessoas predispostas a alergias ou que são diagnosticadas com alguma doença, é indispensável consultar um dermatologista antes de começar a usar esse e outros óleos essenciais.

Uma das formas mais práticas (e seguras) de fazer uso de óleos essenciais como o de cravo é por meio de sessões de aromaterapia.

Na hora de comprar óleos essenciais é fundamental não confundir com as essências. Os óleos são 100% naturais, enquanto que as essências sofrem alterações químicas durante o processo de fabricação, não possuindo o mesmo efeito terapêutico.


Esse óleo pode ser utilizado na aromatização de ambientes, em banhos, massagens, banhos de assento e escalda-pés.

Onde comprar o óleo essencial de cravo?

Esse óleo é facilmente encontrado em farmácias de manipulação, farmácias tradicionais e em lojas de produtos naturais físicas e online, sendo que os valores costumam ser bem acessíveis.

Algumas curiosidades sobre o cravo

  • Embora atualmente seja cultivado no mundo todo, o cravo tem suas origens na região da Indonésia;
  • Desde a antiguidade, o cravo é utilizado por diversos povos como especiaria na culinária e como remédio natural para tratamentos de doenças;
  • No início do século 16, o cravo consistia em uma das especiarias mais valorizadas nas rotas comerciais, sendo que 1kg de cravo correspondia a 7 gramas de ouro;
  • O motivo de o cravo ser tão utilizado no preparo de doces trata-se de sua ação naturalmente repelente que afasta as formigas e demais insetos.

Todas essas informações deixam claro como o óleo de cravo é benéfico para a saúde e higienização de ambientes. E o melhor: tudo com substâncias totalmente naturais.

Imagens:            vivomaissaudavel.com.br          tudoela.com


Continue lendo sobre saúde natural: