Óleo de Linhaça – Para que Serve o Óleo de Linhaça, Benefícios

O óleo de linhaça é cada vez mais procurado nas lojas de produtos naturais em todo Brasil. O motivo de tamanho sucesso trata-se dos excelentes benefícios que ele oferece tanto para a saúde quanto para a beleza.

Para saber mais detalhes acerca desses benefícios e sobretudo como utilizar este óleo no dia a dia, basta conferir nosso post.

 

oleo-de-linhaca-como-ele-beneficia-saude-e-beleza

Para que serve o óleo de linhaça – Benefícios

Auxilia no emagrecimento

Este óleo, por conter as chamadas gorduras boas que favorecem o equilíbrio orgânico, é tido como um dos maiores aliados do processo natural de emagrecimento.

Rico em ômega 3, o óleo extraído da linhaça contribui para a diminuição do colesterol ruim e também potencializa a queima das gorduras saturadas.

Publicidade

Trata problemas de pele

Com relação aos benefícios estéticos, este óleo é essencial no tratamento natural de problemas na pele.

Por conter excelente quantidade de ácidos graxos, ele hidrata a pele naturalmente e também inibe as inflamações, fator responsável pelo surgimento de acnes e demais problemas.

Promove a saúde dos cabelos

Além de favorecer a saúde da pele, o ômega 3 contido no óleo de linhaça coopera para o crescimento saudável dos frios, mantendo-os brilhosos e hidratados.

Além de proporcionar este efeito nos cabelos, o consumo moderado deste óleo faz com que as unhas ganhem maior força e flexibilidade, evitando que fiquem com aquele aspecto quebradiço.

Inibe o envelhecimento precoce

Graças aos radicais livres contidos neste óleo, ele atua como um potente combatente dos radicais livres, principais causadores das doenças e dos processos de degeneração das células.

Por isso, o consumo deste óleo elaborado a partir da linhaça está associado à inibição do envelhecimento precoce.

Previne o câncer

Por meio de uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, uma das mais reconhecidas do Canadá, foi apontado que o consumo de óleo de linhaça exerce um papel fundamental para o tratamento de tumores na mama.

A pesquisa ainda apontou que, independentemente da gravidade dos tumores, este óleo consegue apresentar resultados significativos no tratamento da doença.

Publicidade

Ameniza o sintoma da TPM e menopausa

Devido a uma substância conhecida como liagnana, o óleo extraído da linhaça prensado a frio contribui consideravelmente para o equilíbrio hormonal no organismo feminino, fator crucial para amenizar os sintomas típicos da TPM e menopausa.

Desse modo, além de inibir as conhecidas ondas de calor ocasionadas pela menopausa, este óleo alivia os desconfortos próprios da TPM, tais como: irritação, dor de cabeça, cólicas etc.

Além disso, os ácidos graxos contidos neste óleo também contribuem para prevenir hemorragias e auxilia no tratamento da endometriose.

Melhora o funcionamento do intestino

Entre os benefícios do óleo de linhaça, destaca-se o efeito que ele exerce para a saúde do intestino.

Graças aos ácidos graxos e alto nível de fibras contidos nele, é possível prevenir problemas como: prisão de ventre, constipação, inflamações no intestino, hemorroidas e até mesmo câncer de intestino e cólon.

Ademais, este óleo também favorece na dissolução e eliminação de pedras nos rins.

Previne e combate a hipertensão

As substâncias contidas no óleo de linhaça são muito eficazes no equilíbrio da pressão arterial.

Isso ocorre pelo fato de este óleo contribuir para a desobstrução das artérias, naturalmente prevenindo e combatendo a elevação da pressão.

Auxilia no tratamento da fertilidade

Por auxiliar na melhora das funções uterinas, este óleo é tido como um excelente suplemento natural para as mulheres que desejam engravidar, já que ele favorece o processo de ovulação.

Combate inflamações

Poucas pessoas sabem disso, mas o consumo moderado (e regular) do óleo de linhaça auxilia no tratamento de lúpus e gota, doenças oriundas de processos reumáticos.

Favorece a cicatrização

Este óleo é muito benéfico também no tratamento de feridas e lesões, acelerando a cicatrização e combatendo infecções nas regiões afetadas.

Aumenta a energia

Outro dos benefícios pouco conhecidos com relação a este óleo obtido por meio da linhaça é que ele fornece muita energia para o organismo, sendo ideal sobretudo para pessoas que praticam atividade física com frequência.

 

Óleo de linhaça

Como consumir o óleo de linhaça?

O óleo de linhaça é disponibilizado engarrafado e também em cápsulas.

A dose diária deste óleo é determinada conforme fatores como idade e necessidade de ácidos graxos a serem ingeridos. De modo geral, o consumo deve ser feito da seguinte maneira:

  • Ingerir 1 ou 2 colheres de sopa deste óleo diariamente;
  • No caso de pessoas que optarem por consumir o óleo de linhaça em cápsulas, é indicado ingerir 1 ou 2 cápsulas por dia;
  • No caso de crianças, recomenda-se consultar o pediatra antes de fazer uso deste óleo;
  • No caso de pessoas que sofrem com algum tipo de problema de saúde e/ou que fazem uso de medicação contínua, também é indicado consultar o médico.

Efeitos colaterais do óleo de linhaça

O consumo deste óleo, quando feito de forma inadequada ou em exagero poderá causar:

Contraindicações

Ainda que o óleo de linhaça seja uma substância natural, ele é contraindicado para:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Pessoas alérgicas à linhaça;
  • Pacientes que fazem uso de qualquer tipo de medicamento deverão consultar o médico antes de iniciar o consumo deste óleo.

Curiosidades sobre a linhaça

  • A linhaça é originária de uma região que se estende do Mar Mediterrâneo até a Índia, sendo esta planta bastante usada na construção de roupas e camas;
  • O óleo de linhaça atualmente é produzido em grande escala nos Estados Unidos e Canadá;
  • A linhaça é há muitos séculos utilizada pelos povos antigos, sendo que ela já era famosa por volta de 3.000 a.C., quando Carlos Magno fazia com que seus súditos se alimentassem dela;
  • Nos últimos anos, diversos estudos científicos têm comprovado cada vez mais os benefícios desta semente, fazendo com que ela se tornasse conhecida em todo mundo graças aos benefícios oferecidos para a saúde e a beleza.

Todas essas informações e benefícios do óleo de linhaça demonstram como a cura de diversos males encontra-se na natureza, que disponibiliza inúmeros recursos para a saúde e bem-estar de modo geral.

Fontes:

1, 2, 3

Imagem:
espacosaudedamulher.blogspot.com.br  cafecommanteiga.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*