Óleo de Melaleuca – Benefícios para Cabelo, Pele – Onde Comprar

O óleo de melaleuca consiste em um dos grandes aliados da saúde e também da estética, promovendo diversos benefícios para o corpo como um todo.

Para conhecer com mais detalhes sobre o que é e quais benefícios este óleo oferece, basta acompanhar nosso post.

 

Óleo de melaleuca

Óleo de melaleuca – O que é?

Este óleo é produzido por uma árvore bastante comum na Austrália, conhecida popularmente como Tea Tree (Árvore do Chá).

Esta planta já era há muitos séculos utilizada pelos povos nativos da região, muito empregada devido às suas propriedades antibióticas, antifúngicas, antissépticas e também no tratamento de queimaduras e feridas.

Este óleo é também bastante utilizado em produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica.

Benefícios oferecidos pelo óleo de melaleuca

Combate infecções

Graças aos fitoquímicos, eucaliptol e ao terpenóide, o óleo de melaleuca é muito eficaz no tratamento de infecções causadas por fungos e bactérias.

Por esta razão, ele é muito utilizado no tratamento de resfriados, sinusite e congestionamento das vias respiratórias, produzindo um aroma tipicamente refrescante.

Além disso, de acordo com pesquisas feitas pela Universidade de Western, Austrália, comprovou-se que quantidades moderadas do óleo de melaleuca são muito eficazes no tratamento da candidíase, doença reconhecida pela ação de um fungo.

Benéfico para a pele – Acne

Entre os benefícios que mais se destacam com relação a este óleo, estão os efeitos altamente positivos que ele promove na pele.

Ele se apresenta muito eficaz no tratamento de acnes, limpa os poros, combate infecções na pele, remove pelos encravados etc.

Alivia dores musculares

As substâncias contidas neste óleo são tidas como um excelente tratamento natural das dores musculares causadas sobretudo após treinos mais intensos.

O motivo deste efeito é a ação anti-inflamatória do óleo de melaleuca que, além de aliviar as dores, também acelera a regeneração dos tecidos.

Favorece a saúde bucal

Este óleo consiste em uma das substâncias mais utilizadas para o tratamento natural de diversas doenças relacionadas à saúde bucal, tais como: inflamações na gengiva, placa, tártaro etc.

Ademais, este óleo auxilia na remoção das manchas provocadas pelo consumo de cigarro e também combate o mal hálito, muitas vezes ocasionado pela ação de bactérias.

Exatamente por esta razão, o óleo de melaleuca é muito usado na fabricação de enxaguantes buscais e cremes dentais.

Promove a limpeza natural dos ambientes

Além de oferecer diversos benefícios para o corpo, este óleo é utilizado para limpeza doméstica, promovendo um aroma de limpeza e refrescância para os ambientes.

Utilizado em sessões de aromoterapia

As propriedades contidas no óleo de melaleuca fazem com que ele tenha um aroma agradavelmente amadeirado, muito semelhante ao do eucalipto.

Por este motivo, ele é usado durante sessões de aromoterapia, favorecendo a purificação do sistema respiratório, além de ser altamente energizante.

Benéfico para o cabelo – Tratamento de caspas

Outro benefício deste óleo relacionado à estética, consiste no fato de ele auxiliar no tratamento da caspa, promovendo uma verdadeira faxina no couro cabeludo e ainda mantendo a raiz do cabelo hidratada naturalmente.

Ademais, este óleo também promove o crescimento saudável dos fios, combatendo a queda e as chamadas “pontas duplas.”

Óleo de melaleuca

Dicas práticas de como usar o óleo de melaleuca

Para tratamento da caspa

Basta colocar algumas gotas deste óleo puro no frasco do shampoo utilizado no dia a dia e lavar os cabelos normalmente.

Vale ressaltar que para o tratamento da caspa recomenda-se não usar shampoos muito hidratantes, optando sempre por aqueles que tem efeito adstringente.

Também é possível procurar por shampoos comercializados que contenham cerca de 5% do óleo de melaleuca.

Para tratar problemas respiratórios

Ferver uma bacia pequena com água e acrescentar 3 gotas deste óleo. Tirar o recipiente do fogo, apoiá-lo em um lugar seguro (evitando o risco de se queimar), podendo ser colocado preferencialmente próximo da cama.

Colocar uma toalha sobre a cabeça, respirando e inalando profundamente o vapor exalado pelo óleo por um período de aproximadamente 15 minutos.

Na prevenção e tratamento de acnes

Diluir 2 gotas de óleo de melaleuca em um copo médio de água, aplicando a mistura sobre a pele com a ajuda de um algodão.

Obs.: devido à alta concentração de substâncias, o óleo puro jamais deverá ser aplicado diretamente no rosto.

Para prevenir ou remover pelos encravados

Pingar algumas pequenas gotas deste óleo na lâmina antes de utilizá-la.

Após a remoção dos pelos (seja por meio de cera ou lâmina), basta misturar 3 gotas do óleo de melaleuca juntamente com 1 colher de sopa de gel de aloe vera e espalhar sobre a área depilada, evitando irritações e deixando a pele muito mais macia.

Para promover a saúde bucal

Diluir 1 gota deste óleo em dois copos médios de água morna, utilizando esta mistura para fazer bochechos logo pela manhã e antes de dormir.

Para limpar ambientes

  • Pisos: Misturar 5 gotas de óleo de melaleuca + 5 gotas de óleo de lavanda + 5 gotas de óleo de hortelã juntamente com um produto multiuso utilizado habitualmente. Usar esta mistura em um balde com água para efetuar a limpeza de pisos.
  • Superfícies: Utilizar a mesma mistura apontada acima juntamente com água quente para limpeza de bancadas, pias etc.

Em tratamentos de aromoterapia

Utilizar uma bacia grande para misturar 4 gotas de óleo de melaleuca com água.

Depois disso, é preciso molhar uma toalha com esta mistura, torcê-la (removendo o excesso de líquido) e guardar a toalha na geladeira por 1 hora. Após este período, basta deitar e estender a toalha sobre o rosto, deixando-a de 5 a 10 minutos.

Onde comprar este óleo e qual o preço?

O óleo essencial de melaleuca é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais (físicas e online).

O valor médio de um frasco contendo 10ml do produto custa em torno de R$32,00, sendo muito acessível em todo Brasil.

A natureza oferece inúmeros recursos

Todas essas informações demonstram como a natureza disponibiliza inúmeros recursos para a saúde e bem-estar das pessoas.

Por isso, tanto o uso do óleo de melaleuca como demais substâncias naturais evitam uma série de complicações, tais como alergias a produtos e medicamentos.

Fonte:

1, 2, 3

Imagens: 
belezaesaude.com   blogdalingerie.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*