Óleo essencial de Citronela – Benefícios e Para que Serve? Como Usar

Os óleos essenciais são substâncias lipossolúveis, são produzidos por estruturas secretoras como nas flores, folhas, capim, frutos, madeira, raízes, caules e sementes. Devido o alto nível de concentração das essências as propriedades terapêuticas são penetradas no organismo e absorvidos peça corrente sanguínea onde são metabolizadas pelo corpo podendo proporcionar muitos benefícios para a saúde física e mental. Conheça o óleo essencial de citronela, seus benefícios e como usar para aproveitar todas as propriedades terapêuticas e medicinais.

 

oleo essencial de citronela

Benefícios do óleo essencial de Citronela

O óleo essencial de citronela é originário da planta que leva o mesmo nome, é uma espécie de erva tropical que nasce perto do mar nos Países da Ásia. Largamente utilizada no aroma terapia para diversos problemas. Confira:

  • Trata dores musculares, lesões e problemas reumáticos ( artrite);
  • Combate câimbras, gripe, sinusite, renite e fadiga;
  • Antisséptico natural, antiinflamatório, fungicida ( ideal para tratar infecções em geral);
  • Tônico e estimulante;
  • Elimina germes e bactérias;
  • Estimula a criatividade da mente;
  • Afasta ansiedade, depressão e crises de pânico;
  • Funciona como um excelente repelente de insetos;

Como usar o óleo de citronela

O óleo essencial de citronela pode ser utilizado com borrifador ( dilui-se em água) para passar nos ambientes ou no aromatizador elétrico ( dilui-se em uma colher de água morna ou com óleo vegetal).

Algumas pessoas diluem algumas gotas na água para fazer a limpeza na casa, é uma excelente alternativa para afastar os insetos indesejados. Como o óleo essencial de citronela é forte não é indicado utilizá-lo sozinho, em caso de massagens, podem ser misturados com óleos vegetais ( óleo de amêndoas, semente de uva, jojoba).

Publicidade

Também podem ser feitas inalações, compressas e banhos de assentos ( sempre misturando com outros óleos vegetais) a proporção é de 6 gotas de óleo essencial de citronela para 1 colher de chá de óleo vegetal. ( Banhos de assentos e escaldas pés deve-se agregar 5 litros de água que pode ser quente ou fria).

 

Contraindicações do óleo essencial de citronela

Não é recomendado que mulheres grávidas e crianças pequenas utilizem o óleo de citronela. Na dúvida, é melhor consultar um especialista.

Existem estudos que a inalação de óleos pode aumentar os batimentos do coração, por isso, pessoas cardíacas devem consultar um médico para saber se podem fazer uso de óleos essenciais.

Pessoas alérgicas e com pele sensível devem ficar atentos, em caso de irritação após o uso do óleo, suspenda-o.

Apesar de afastar os insetos, o óleo de citronela não é tóxico, inclusive está sendo pesquisado para uso veterinário para eliminar os vermes e parasitas que afetam o sistema digestivo e intestinal dos animais.

Uma boa dica é colocar o óleo essencial de citronela nas gavetas para afastar as traças que estragam as roupas. Pode-se molhar um algodão com a essência e deixar por alguns dias, mesmo seco o aroma se espalha.

O que você achou das informações do óleo essencial de citronela? Confira também sobre o Óleo de Gerânio.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*