Picolinato de Cromo – Quais são seus Benefícios e Contraindicações

O picolinato de cromo consiste em uma das substâncias que mais contribuem para o processo de emagrecimento, sendo que os níveis desta substância necessitam manter-se em equilíbrio no organismo.

Para saber como e porque este elemento contribui para o emagrecimento, assim como saber os outros benefícios que ele oferece, basta conferir nosso post.

 

picolinato-de-cromo

Picolinato de cromo – O que é?

O picolinato de cromo consiste em um dos minerais essenciais encontrados em baixas quantidades nos alimentos, sendo ele crucial para a perda e manutenção do peso.

Esse efeito é possível pelo fato de esta substância agir na diminuição dos estoques de gordura e aumentar naturalmente a massa magra.

Além disso, a ação do cromo no corpo está associada ao aumento da sensibilidade à insulina, elemento responsável por equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Desse modo, a combinação desses fatores consiste no mecanismo natural perfeito para combater a obesidade.

Quais são os benefícios do picolinato de cromo?

Entre os benefícios que mais se destacam com relação à ação desta substância no organismo, estão:

Favorece a saciedade

Por meio dessa substância, é possível equilibrar o apetite naturalmente, já que ela contribui para a percepção da saciedade, fator que evita comer por compulsão.

Ademais, as pessoas que passam a consumir as cápsulas com esta substância alegam considerável diminuição no desejo de ingerir doces.

Acelera o metabolismo

Por ter ação termogênica, o picolinato de cromo atua como um dos minerais responsáveis por potencializar as funções metabólicas, favorecendo o emagrecimento mais rápido e contribuindo para manter os resultados obtidos, evitando o temido “efeito sanfona.”

Diminui o colesterol ruim

Graças à inibição de uma enzima produzida no fígado, principal responsável pelo acúmulo dos níveis de colesterol ruim (LDL), o cromo auxilia na diminuição do colesterol pernicioso ao organismo, fator este que, além de auxiliar na perda de peso, previne uma série de doenças, sobretudo as cardiovasculares.

Previne e controla o diabetes

Conforme já mencionado, o picolinato de cromo coopera para equilibrar os níveis de açúcar e insulina presentes na corrente sanguínea, sendo este o fator crucial para prevenção e controle do diabetes.

Inibe a absorção dos carboidratos densos

Outro dos benefícios do cromo trata-se da ação que ele exerce ao inibir a absorção dos carboidratos com alto teor glicêmico, contribuindo também para diminuir a vontade de comer doces.

Alimentos ricos em cromo

Embora o cromo esteja presente em baixa quantidade nos alimentos, alguns deles se destacam mais quanto à concentração dessa substância. São eles:

  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Carnes;
  • Frango;
  • Frutos do mar;
  • Aveia;
  • Linhaça;
  • Chia;
  • Arroz e pão integral;
  • Frutas (sobretudo laranja, uva e maçã);
  • Vegetais (sobretudo tomate, alho, brócolis e espinafre);
  • Leguminosas (sobretudo milho, feijão e soja).

Pelo fato de esta substância estar presente em baixos níveis nestes alimentos, a melhor maneira de usufruir dos benefícios do picolinato de cromo é por meio das cápsulas de suplementação alimentar.

 

como-emagrecer-com-picolinato-de-cromo

Como ingerir essas cápsulas?

De forma geral, a quantidade diária recomendada para ingestão do picolinato de cromo é de 25 a 35mcg, que deverão ser consumidas durante uma das principais refeições.

Vale ressaltar que, antes de definir a dose diária a ser ingerida, é recomendável procurar um médico ou nutricionista com a finalidade de definir a dose ideal para cada pessoa, conforme as condições clínicas apresentadas.

O consumo dessas cápsulas deve ocorrer por um período de 3 a 6 meses (no máximo), evitando complicações no organismo.

O uso dessas cápsulas apresenta efeitos colaterais?

Em hipótese alguma o picolinato de cromo deverá ser ingerido em excesso, já que isso poderia causar os seguintes efeitos colaterais:

Contraindicações quanto ao picolinato de cromo

Em virtude dos efeitos colaterais apresentados acima, o consumo desta substância é contraindicado nos casos de:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Crianças;
  • Idosos;
  • Pessoas que fazem uso de qualquer tipo de medicação não devem ingerir picolinato de cromo, já que os efeitos em virtude da mistura de substâncias podem ser altamente prejudiciais ao corpo;
  • Pessoas diagnosticadas com diabetes ou outros tipos de enfermidades devem obrigatoriamente consultar um médico antes de fazer uso das cápsulas de picolinato de cromo, buscando maiores informações e definição da dosagem.

 Recomendações adicionais

Para que os benefícios proporcionados por esta substância surtam o efeito desejado no organismo, é imprescindível adotar uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras e com baixo índice de carboidratos densos como massas, arroz branco, pão francês, doces etc. O ideal é optar por grãos integrais.

Paralelo a uma alimentação equilibrada, para acelerar a perda de peso e também ganhar massa magra, é imprescindível adotar a prática de uma atividade física regular, seja com exercícios aeróbicos ou musculação.

Além de fazer uso do picolinato de cromo, é muito recomendável que as pessoas busquem tratamentos alternativos visando diminuir a ansiedade e, consequentemente, o apetite.

A compulsão alimentar muitas das vezes está associada a ansiedade, episódios de estresse prolongado e até mesmo depressão. Desse modo, atividades como meditação, leitura agradável, aromoterapia e muitas outras, surtem grandes efeitos para quem deseja obter muito mais saúde e qualidade de vida.

Onde comprar o picolinato de cromo?

As cápsulas de suplementos contendo picolinato de cromo são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, podendo também ser adquiridas pela internet.

Em média, o valor de uma embalagem com 120 cápsulas custa entre R$25,00 e R$50,00, sendo que os preços variam conforme a marca.

Benefício adicional das cápsulas: praticidade.

Todas essas informações demonstram que, graças à ciência, hoje em dia é possível contar com uma série de facilidades para auxiliar o organismo a manter os níveis adequados de diversas substâncias que nem sempre são obtidas por meio da alimentação.

Além disso, com um dia a dia cada vez mais tumultuado, as cápsulas de picolinato de cromo são tidas como uma alternativa bem prática e viável para aquelas pessoas que passam o dia todo fora de casa.

 
Fontes:
1, 2, 3
 
Imagens: 
drrocha.com.br   forum.noticiasnaturais.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*