Pitomba – 6 Benefícios, Para que Serve, Como Consumir e Engorda?

Você conhece a pitomba? Esse fruto é muito comum na região norte e nordeste do País, ela é da família da jabuticaba apresentando um gosto ácido e ao mesmo tempo adocicado.  Seu nome científico é Eugenia Luschnathiana, seu cultivo é certo em regiões da Amazônia e na mata atlântica.

A árvore da pitomba é robusta e pode medir até 13 metros de altura, por isso, é muito utilizada para arborizar áreas como praças, parques e terrenos baldios, além disso, seus frutos são muito úteis para alimentar as aves da região.

A frutificação da pitombeira se inicia em janeiro e vai até abril, seu fruto é envolvido em uma casca rígida marrom que pode ser rompida facilmente. A polpa comestível é suculenta e esbranquiçada e fica ao redor do caroço.

Depois de conhecer as suas propriedades e benefícios para a saúde certamente vai querer provar a pitomba. É o que vamos abordar nesse artigo, continue lendo…

Publicidade

 

Benefícios-da-Pitomba

 

Propriedades da Pitomba

A pitomba é um fruto com muitas propriedades benéficas para a saúde, entre as principais estão:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Proteína especial (o caroço quando retirado da fruta pode ser altamente eficaz contra carunchos encontrados nas plantações de feijão, soja, café e cana de açúcar.

6 Benefícios da Pitomba e Para que Serve?

Rica em nutrientes, vitaminas, minerais e protéica, o seu consumo pode trazer o bem-estar e muita saúde, confira:

1- Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C é uma potente propriedade que inibe o aparecimento de doenças, pois ela tem sua atuação voltada na proteção das células do corpo e no retardamento do envelhecimento precoce da pele, tecidos e células do organismo.

O fruto apresenta 71,50 mg de vitamina C a cada 100 gramas da parte comestível. A dosagem diária de uma pessoa varia de 45 mg a 120 mg dependendo da idade e do gênero.

2- Previne anemia

A junção do ferro e das vitaminas A e C impedem o aparecimento da anemia, pois ajudam na formação da hemoglobina no organismo. Além disso, esses nutrientes são essenciais para um bom funcionamento das células.

Publicidade

3- Protege os ossos

A pitomba tem cálcio e age diretamente no fortalecimento dos ossos, dessa forma, evita a osteoporose, uma doença metabólica que acomete os ossos deixando-os frágeis e porosos suscetíveis a fraturas.

4- Combate os radicais livres

A vitamina C presente na pitomba é um antioxidante potente contra os radicais livres que agem no organismo, eles são responsáveis pelo envelhecimento da pele e das células aumentando o risco de adquirir inúmeras doenças.

A fruta também é indicada para quem possuem problemas gastrointestinais, já que ela age como um adstringente varrendo todas as toxinas para fora através da evacuação. Ao mesmo tempo, segundo a medicina natural, o seu caroço quando ingerido combate diarréias extremas que impedem a absorção de nutrientes.

5- Auxilia a função glandular supra renal

Os nutrientes encontrados na pitomba ajudam no funcionamento das glândulas vitais do organismo, as mesmas responsáveis pelo metabolismo e regularização de algumas reações do corpo humano ao estresse.

6-  Bom para a pele e para os cabelos

Os antioxidantes presentes na pitomba ajudam a evitar as rugas causadas pelo envelhecimento precoce, e também proporcionam um cabelo mais forte com mais elasticidade devido ao ferro, cálcio e as vitaminas A e C. O fruto é um bom investimento para a saúde e também para a beleza.

Pitomba engorda?

Quem cuida da boa forma está sempre preocupado com as calorias de um alimento. Caso a sua dúvida é se a pitomba engorda, não há motivos para deixar de comer esse fruto e aproveitar todos os seus benefícios.

Cada 100 gramas da pitomba têm apenas 34 calorias, ou seja, não engorda. Além disso, devemos considerar que a quantidade referida não é do fruto em sua forma geral, mas, somente da parte comestível (polpa).

Dá para aproveitar o sabor azedinho e doce da pitomba sem sair de forma.

Dicas de como consumir a Pitomba

A pitomba é mais consumida em seu modo in natura, pois a fruta possui uma polpa muito grudada no caroço, fator que confere muita mão de obra para remover manualmente. Por isso, o indicado é lavar bem, tirar a casca e chupar o caroço até sugar toda a polpa.

É um grande passa tempo consumir a pitomba, pois o seu sumo deve ser removido do caroço totalmente. O fato e que o fruto oferece muitos benefícios a saúde e também um sabor inigualável, portanto, vale a pena provar.

É por isso, que ela é largamente utilizada em composições com bebidas alcoólicas, é comum encontrarmos cachaça e licor artesanal com pitomba na região norte e nordeste do País.

Essa fruta ganhou uma festa exclusiva em Pernambuco. A festa da Pitomba acontece todos os anos nos meses de abril na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Aprenda a fazer uma bebida de pitomba:

1- Drink de pitomba

Ingredientes

  • 8 pitombas descascadas;
  • 1 lata de leite condensado;
  • Açúcar – à gosto;
  • 60 ml de vodka;
  • Gelo à gosto.

Modo de preparo:

1- Adicione as pitombas e o açúcar em uma coqueteleira e bata bem até formar um creme;

2- Coloque a vodka e mexa bem;

3- Por último, adicione o gelo e desfrute.

A pitomba é um fruto e abundância no norte e nordeste do Brasil. Nas outras regiões o seu consumo é quase nulo. Mas, se você quer provar a polpa suculenta, adocicada e azedinha é provável que encontre o fruto em algum hortifruti ou mercadão da sua cidade.

 

Fontes em Inglês: 1

 

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


3 × quatro =