Planta Stevia – Para que Serve, Benefícios, Onde Comprar e Efeitos

Todas as pessoas que buscam por uma alimentação mais saudável sempre perguntam se a planta stevia como adoçante natural realmente funciona e se ela faz bem ao organismo.

Para obter as respostas a essas perguntas e também conhecer com mais detalhes o que esta planta oferece, fique de olho no nosso artigo.

 

planta-stevia-benefícios

 

O que é a Stevia e Para que Serve?

Essa planta originária das regiões tropicais do Brasil era já há muitos séculos utilizada pelos índios guaranis que habitavam as terras brasileiras e paraguaias.


Ela é considerada como um presente da natureza, já que embora seja capaz de adoçar até 300 vezes mais que o açúcar, ela não possui calorias e é diurética.

Outra das vantagens dessa planta é que seu princípio doce – denominado glicosídeo –, não é metabolizado pelo organismo, ou seja, não se transforma em calorias e também não se transforma em glicose, sendo por esta razão muito indicado para diabéticos.

Por este motivo, o adoçante produzido com esta planta é considerado o melhor, sendo elaborados com substâncias naturais.

Quais os Benefícios da Planta Stevia como Adoçante Natural?

1 – Ajuda a emagrecer

Pelo fato de a stevia não se transformar em calorias a mais no organismo, ela é excelente para auxiliar no emagrecimento, fazendo com que o organismo naturalmente também elimine a quantidade de açúcar acumulada na corrente sanguínea.

2 – Auxilia no controle do diabetes

Graças ao nível glicêmico zero que esta planta oferece, ela é bastante recomendada para os diabéticos por não aumentar os níveis de glicose no sangue fazendo com que a doença fique controlada.


3 – Não contém propriedades tóxicas

Por se tratar de um adoçante feito com substâncias naturais, ele não apresenta efeitos tóxicos ao organismo, fazendo com que o consumo deste item (desde que de forma adequada), não ofereça riscos à saúde.

4 – Contribui para a saúde dos dentes

Outro dos importantes benefícios da planta stevia como adoçante natural trata-se de ela contribuir para o cuidado dos dentes.

Ao contrário do açúcar convencional, as propriedades dela inibem o aparecimento de cáries, placas e até mesmo tártaro, os principais problemas que destroem os dentes.

5 – Mantém a pressão controlada

Devido ao fato de as substâncias contidas nesta planta atuarem na eliminação do excesso de sódio – um dos principais vilões da saúde do coração –, a stevia favorece a circulação e evita o entupimento das artérias, combatendo também a hipertensão.

6 – Previne e combate a candidíase

Embora poucas pessoas saibam disso, o consumo dessa planta por meio do adoçante está associado à prevenção e auxílio ao tratamento da candidíase. Por quê?

O fungo Candida albicans é o grande responsável pelo aparecimento dessa doença sobretudo nas mulheres, sendo que ele se desenvolve devido à fermentação de açúcar no intestino.

Em outras palavras, ao reduzir o consumo de açúcar e pelo fato de a stevia ter índice glicêmico zero, naturalmente as chances de ocorrer candidíase caem bastante.


7 – Ajuda nutrir o organismo

Além de todos os benefícios apresentados, a stevia é rica em vitaminas e sais minerais que ajudam a nutrir o organismo, mantendo-o equilibrado.

Entre as vitaminas contidas nessa planta, estão: vitamina C, o precursor da vitamina A (betacaroteno) e vitaminas do complexo B.

Os sais minerais presentes nessa planta são: zinco, ferro, cálcio, alumínio, cobalto, cromo, flúor, potássio, magnésio, fósforo, manganês, selênio e sódio.

8 – Faz bem para a pele

A stevia é utilizada de forma bastante eficaz para o tratamento de eczemas e dermatites que afetam a pele, já que ela contém algumas propriedades antibacterianas que atuam justamente na causa desses problemas.

A stevia tem contraindicação?

Ainda que o consumo dessa planta seja muito benéfico para a saúde, é preciso ressaltar que devem ser seguidos alguns cuidados:

Pessoas que sofrem de hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue);

Gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças, pessoas que fazem tratamento para hipertensão (ou demais doenças cardíacas), diabetes ou doenças nos rins deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo dessa planta.

Efeitos colaterais

O consumo inadequado dessa planta poderá causar:

  • Náusea;
  • Fraqueza muscular;
  • Dor;
  • Tontura;
  • Reações alérgicas;
  • Alterações nas funções renais.

Onde comprar e quanto custa a stevia?

A stevia em adoçante é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e em grandes redes de supermercados.

O valor médio de uma caixa com 70 pacotinhos de adoçante custa R$30,00.

Curiosidades sobre a planta stevia como adoçante natural

  • Embora já fosse utilizada pela população indígena, essa planta tornou-se conhecida apenas em 1908, quando seu princípio doce – o glicosídeo – foi estudado na Alemanha.
  • Os índios nativos das regiões do Brasil e Paraguai utilizavam essa planta para amenizar o gosto intenso da erva-mate e também para proporcionar frescor à boca.
  • Com o passar do tempo e após estudos feitos por cientistas, esta planta tornou-se conhecida em diversos países, entre eles: Japão, Coreia e Tailândia.

Dicas para diminuir o consumo diário de açúcar

Além de conhecer todos os benefícios que a stevia oferece para a saúde, é interessante saber algumas dicas que auxiliam na redução do consumo de açúcar. Essas dicas são:

Evitar beber refrigerantes

Não é novidade que os refrigerantes são portadores de grande quantidade de açúcar, muitas vezes “mascarada” pelas diversas substâncias contidas na fórmula da bebida.

Por esta razão, tanto adultos quanto crianças devem evitar ao máximo o consumo dessa bebida. Para isso, é preciso tomar a decisão de não comprar em grande quantidade, estabelecendo dias específicos para tomar refrigerante em casa como, por exemplo, somente aos finais de semana.

Atenção com o carboidrato

Embora nem todas as pessoas saibam disso, a quantidade de carboidrato não metabolizada pelo organismo se transforma em açúcar, fazendo inclusive com que seja aumentado o risco de diabetes.

Por isso, é de suma importância adotar o consumo de arroz e pães integrais no lugar dos convencionais e também reduzir o consumo de massas e doces em geral.

Com todas essas dicas e adotando o consumo da planta stevia como adoçante natural, certamente as pessoas obterão muito mais saúde e qualidade de vida, além de, claro, ter o peso sempre controlado.