Pupunha – 11 Benefícios, Onde comprar e O que é

pupunha

A pupunha consiste em um fruto originário na Amazônia e muito popular na região norte do Brasil, sendo pertencente à família do açaí, carnaúba e babaçu.

Em virtude de seus benefícios para a saúde, a fruta tem se tornado cada vez mais procurada em outras regiões do país.

11 Benefícios da pupunha

1 – Favorece a fertilidade

Por conter uma boa quantidade de ácido fólico, o consumo dessa fruta é recomendado para mulheres que desejam engravidar, já que essa substância estimula a fertilidade e contribui para a saúde do feto.

2 – Melhora o intestino

O diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, Marco Antônio Ricci, menciona que o consumo regular de frutas ricas em fibras, tais como a pupunha e o tucumã são de grande ajuda na prevenção do câncer colorretal (região pertencente ao intestino).

Publicidade

Desse modo, o alto teor de fibras dessa fruta é tido como um poderoso aliado na saúde intestinal, favorecendo a constância das evacuações e evitando uma série de problemas como gases, obstruções, inflamações e até mesmo doenças mais sérias como diverticulite e câncer de intestino.

3 – Melhora as defesas imunológicas

Os minerais e vitaminas contidos na pupunha são essenciais para a manutenção das defesas imunológicas, fazendo com que o corpo fique resistente a diversos tipos de doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

O consumo dessa fruta também é recomendado para pessoas diagnosticadas com doenças autoimunes, tais como HIV positivo ou Lúpus.

4 – Fortalece os ossos

A combinação de cálcio e Vitamina A presente nessa fruta atua no aumento da densidade óssea, fortalecendo ossos e dentes e evitando perigosas lesões e doenças como a osteoporose.

5 – Rejuvenesce a pele

A Vitamina A é tida como uma das mais importantes aliadas da pele no combate aos efeitos do envelhecimento.

Publicidade

Desse modo, ao consumir essa fruta no dia a dia (que é rica em vitamina A), é possível manter a pele jovem por mais tempo, retardando o aparecimento dos principais sinais da idade que são: manchas, rugas, linhas de expressão, ressecamento e flacidez.

Além disso, a vitamina A contribui para evitar problemas de visão que ocorrem principalmente com o avanço da idade, tais como catarata.

6 – Auxilia na digestão

A enorme quantidade de fibras dessa fruta é de grande ajuda para a digestão, favorecendo a absorção dos nutrientes dos alimentos e evitando problemas como azia, má digestão, prisão de ventre, constipação intestinal etc.

7 – Previne doenças degenerativas

Por conter bom nível de carotenoides – antioxidante reconhecido por combater os radicais livres –, essa fruta atua na prevenção de doenças degenerativas principalmente pelo fato de estimular as defesas imunológicas e promover a saúde das células.

8 – Estimula ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular magra está associado aos bons níveis de proteína no organismo.

Pelo fato de a pupunha estimular a síntese de proteínas, ela contribui para redobrar os resultados dos exercícios físicos, principalmente musculação.

Por esse motivo, essa fruta é recomendada para atletas ou pessoas que estão em busca de um corpo mais definido.

pupunha-beneficios

9 – Aumenta a concentração de leite materno

De acordo com uma pesquisa realizada pela nutricionista Tânia Batista, pesquisadora vinculada à Universidade Federal do Amazonas, o consumo de farinha de pupunha pode aumentar em até 30% a produção de leite materno.

Tal benefício é possível graças à grande quantidade de vitamina A na fruta.

10 – Combate a anemia

O ferro contido nessa fruta contribui para a prevenção e tratamento natural da anemia, problema sanguíneo que afeta principalmente crianças, gestantes e idosos.

Além disso, os minerais e demais nutrientes presentes nessa fruta previnem a carência de nutrientes muitas vezes responsável pelos casos de anemia.

11 – Hidrata e emagrece

Por ser rica em minerais, a pupunha consiste numa excelente opção para o verão, já que ela ajuda a hidratar e nutrir o organismo, favorecendo também o emagrecimento.  

Como consumir pupunha no dia a dia?

De forma geral, essa fruta deve ser consumida cozida. Obs.: a pupunha não pode ser consumida crua.

O cozimento com água e sal deve durar de 50 a 80 minutos, sendo necessário descascá-la antes de comer.

Na região norte do país, é comum consumir essa fruta cozida como substituta do pão.

A pupunha pode ser consumida também por meio de farinhas, pirão e acrescentada no preparo de sorvetes, compotas, geleias, purês e bolos (sempre utilizando a fruta já cozida).

Composição da fruta

Algumas curiosidades quanto à pupunha

  • O chamado palpito de pupunha também é amplamente utilizado como alimento, sendo adicionado ao preparo de diversos pratos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste;
  • As palhas da árvore que dão origem a esse fruto são usadas na produção de cestas e como cobertura de habitações;
  • As amêndoas de pupunha são empregadas na elaboração de óleos vegetais;
  • Graças ao seu alto poder nutritivo, os resíduos desse fruto são utilizados na elaboração de rações animais.

Onde comprar pupunha?

Embora essa fruta seja mais comum nas regiões Norte e Nordeste do país, em virtude da grande procura, é possível encontrá-la em alguns supermercados e em feiras livres de outras regiões do Brasil.

O palmito de pupunha é bastante comercializado em forma de conserva, vendido também em supermercados e feiras.

Como potencializar os benefícios da pupunha?

Para que essa fruta ofereça todos os benefícios que ela possui, é indispensável ter um cardápio semanal nutritivo, preferencialmente com alimentos de origem orgânica e reduzir drasticamente o consumo de alimentos industrializados.

De igual maneira é necessário beber 2 litros de água todos os dias para que a grande quantidade de fibras presente na fruta seja bem absorvida e cumpra seu papel de regular o intestino e favorecer o emagrecimento.

Com todas essas informações sobre a pupunha, fica fácil entender por que essa fruta amazônica tornou-se tão essencial na alimentação de grande parte dos brasileiros, sendo reconhecida por diversos especialistas como uma completa fonte de importantes nutrientes.

Publicidade

Imagens-   tudoela.com


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 1 =