Quitosana – Benefícios e Por Que ela Emagrece?

Para as pessoas que desejam perder peso de forma natural e rápida, auxiliando o organismo na queima de gorduras, é fundamental contar com substâncias que favoreçam este processo, uma delas é a quitosana.

Para saber no que ela consiste, porque ela é uma aliada do processo de emagrecimento assim como os outros benefícios oferecidos, basta ver nosso post.

 

quitosana

Quitosana – O que é?

A quitosana trata-se de uma fibra natural obtida por meio do exoesqueleto dos crustáceos (camarões, lagostas, caranguejos etc).

Esta fibra exerce um papel fundamental para facilitar o funcionamento do intestino ao estimular o processo natural de eliminação das gorduras em excesso nas fezes.

Por que ela contribui para o emagrecimento?

Quando esta fibra chega ao estômago, ela automaticamente é transformada numa espécie de gel que imediatamente se une às moléculas de gordura, fazendo com que elas sejam absorvidas e, posteriormente, eliminadas nas fezes.

Em outras palavras, a quitosana provoca uma “faxina” no organismo, funcionando como uma esponja que suga a gordura ingerida e depois a elimina nas fezes.

Devido a este processo (que absorve a gordura ingerida já no estômago), o organismo passa a utilizar a gordura armazenada nos tecidos para as atividades metabólicas, o que naturalmente provoca a redução do peso.

Ao ingerir diariamente 3g de quitosana, o organismo deixa de acumular em torno de 220 calorias diárias. Isso faz com que seja mantido o emagrecimento regular.

Como consumir a quitosana para emagrecer?

De forma geral, é indicado ingerir 2 cápsulas de quitosana 20 minutos antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) preferencialmente com água. Isso fará com que o gel já fique no estômago, pronto para absorver as gorduras que serão ingeridas.

É importante ressaltar que, a depender da marca do produto, estas recomendações podem variar. Portanto, é indispensável ler a bula e verificar as condições específicas de cada fabricante.

Como aumentar o efeito da quitosana?

Para que seja possível usufruir de todos os benefícios da quitosana é fundamental:

  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia, já que esta fibra, juntamente com a gordura, também absorve a água do organismo;
  • Embora esta fibra seja muito eficaz na absorção da gordura, para quem deseja emagrecer, de forma alguma deve-se abusar da quantidade de gordura ingerida;
  • É imprescindível reduzir a quantidade de gordura saturada ingerida, além de é claro, diminuir o consumo de carboidratos densos. Isso fará com que o emagrecimento flua bem melhor (e mais rápido);
  • Praticar atividade física é essencial para pessoas que desejam emagrecer e manter o corpo firme e melhor definido;
  • Para manter as propriedades deste suplemento, é necessário mantê-lo em lugar seco, fresco e protegido dos raios solares.

Benefícios adicionais da quitosana

Além de contribuir para o processo de emagrecimento, esta fibra oferece muitos outros benefícios para o organismo. Entre os que mais se destacam, estão:

Diminui o colesterol

Pelo fato de esta fibra estimular a eliminação da gordura, ela naturalmente contribui para a diminuição dos níveis de colesterol no organismo, sobretudo o perigoso LDL.

Entretanto, é preciso ressaltar que a quitosana não contribui para a absorção do colesterol bom (HDL), presente em alimentos como peixes, salmão, azeite extravirgem etc.

Melhora o funcionamento do intestino

Conforme já comentado, o consumo da quitosana atua na melhora do trânsito intestinal por meio do gel que ela gera.

Isso evita a prisão de ventre, constipação e demais problemas relacionados ao mal funcionamento do intestino.

 

quitosana-emagrece

O uso desta fibra apresenta efeitos colaterais?

Ainda que a quitosana seja uma substância 100% natural, o uso dela (sobretudo quando feito em exagero ou de forma inadequada), poderá provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Impede a absorção de gorduras boas. Embora esta fibra seja muito eficaz na eliminação de gordura, ela também inibe a ação do HDL, o chamado colesterol bom para o organismo;
  • Reações alérgicas (no caso de pessoas alérgicas a crustáceos);
  • Quando utilizada por muito tempo, ela pode alterar a flora intestinal, fazendo com que seja aumentado o risco de desenvolvimento de bactérias;
  • Desidratação. Quando as pessoas que consomem a quitosana não ingerem a quantidade de água recomendada diariamente (2 litros), é possível que ocorra episódios de desidratação.

Quais são as contraindicações?

Devido aos efeitos colaterais apontados anteriormente, o consumo de quitosana é contraindicado para:

  • Grávidas;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Idosos;
  • Pessoas alérgicas a crustáceos;
  • Crianças menores de 3 anos;
  • Pessoas que sofrem de doenças intestinais devem obrigatoriamente consultar um especialista antes de iniciar o consumo de quitosana.

Onde comprar e qual preço da quitosana?

A quitosana pode ser facilmente adquirida em farmácias, lojas de produtos naturais e sobretudo por meio da internet, que fornece a comodidade de entrega em todo Brasil.

Em média, um frasco contendo 60 cápsulas de quitosana custa em torno de R$27,00.

Para emagrecer, é fundamental mudar hábitos

Por mais que a quitosana estimule consideravelmente o processo de queima de gordura e emagrecimento, é indispensável que as pessoas tenham consciência de que somente uma legítima mudança de hábitos poderá manter os resultados obtidos.

Além da questão estética do emagrecimento, sobretudo por motivos de saúde, é indispensável que:

  • Seja adotada uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibra etc;
  • Diminuir (ao máximo que puder) o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, buscando ingerir sucos naturais, smoothies, água de coco, chás etc;
  • Diminuir a quantidade de sódio ingerida, se possível substituindo o sal convencional pelo sal marinho ou sal rosa do Himalaia (itens que contém menos sódio e que fazem muito bem à saúde);
  • Abandonar o vício do fumo, já que as perniciosas substâncias contidas no cigarro prejudicam o organismo em todos os sentidos, fator este que compromete a saúde e dificulta o processo de emagrecimento.

Por mais que a natureza ofereça recursos, é indispensável adquirir hábitos que favoreçam a utilização deles, fugindo de comidas industrializadas, embutidos, congelados etc.

Vale ressaltar que o uso da quitosana ou demais suplementos de forma alguma elimina a necessidade de acompanhamento médico e realização de exames clínicos e laboratoriais com a finalidade de manter a saúde em dia.

 

 
Fontes:
1, 2, 3
 
Imagem:
autonomobrasil.com  minhavida.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*