Sal Marinho – Benefícios para Saúde – Onde Comprar

O sal marinho tem se apresentado como uma das melhores opções para substituir o sal convencional, já que ele oferece muitos benefícios à saúde e também possui preços acessíveis.

Para conhecer quais são esses benefícios e como utilizá-lo na alimentação diária, basta conferir nosso post!

 

sal-marinho

Sal marinho – O que é e quais as propriedades dele?

Antes de tratar a respeito dos benefícios deste sal, é importante deixar claro no que ele consiste e quais propriedades o tornam tão saudável.

O sal marinho consiste no sal extraído do mar, sendo obtido por meio do processo de evaporação da água salgada, sendo muito utilizado tanto na cozinha quanto na fabricação de cosméticos.

Este sal, além de conter cloreto de sódio, também possui iodetos (utilizados em suplementações alimentares) e substâncias antiaglomerantes, fazendo com que ele seja considerado uma opção bem mais saudável que o sal convencional.

Outra característica deste sal extraído do vapor da água do mar, trata-se de ele não passar por processos de alteração artificial, tal como ocorre com o sal tradicional.

Lista de benefícios do sal marinho

Diminui o colesterol

Entre os benefícios deste sal, destaca-se o fato de ele atuar na redução do colesterol ruim (LDL), exercendo um papel essencial na prevenção e combate de doenças cardiovasculares, como infartos e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Fortalece o sistema imunológico

O consumo regular (e moderado) deste sal contribui para o fortalecimento das defesas naturais do organismo, prevenindo e combatendo gripes, resfriados, infecções e complicações oriundas de doenças autoimunes.

Auxilia no tratamento de doenças respiratórias

Além de cooperar para a saúde do sistema cardiovascular e fortalecer o sistema imunológico, o sal marinho também auxilia no tratamento de doenças respiratórias, tais como a asma.

Combate o envelhecimento

Tanto a ingestão quanto os banhos com sal marinho são muito eficazes para eliminar as toxinas da pele e do organismo, combatendo naturalmente os efeitos do envelhecimento.

O motivo disso é que o magnésio contido neste sal é responsável manter a pele limpa e flexível, evitando a ocorrência de rugas, acnes etc.

Alivia o cansaço

Os banhos com sal marinho (tanto na banheira quanto no chuveiro) são muito recomendados para renovar as energias depois de um dia cansativo, favorecendo também uma noite livre da insônia.

As substâncias contidas neste sal são altamente relaxantes, auxiliando também no caso de pessoas que sofrem de dores musculares causadas pelo estresse.

Ajuda a emagrecer

Poucas pessoas sabem disso, mas a simples substituição do sal convencional pelo sal marinho favorece consideravelmente o processo de emagrecimento.

Isso ocorre porque o sal marinho estimula a produção dos sucos digestivos fundamentais na correta metabolização dos alimentos e também pelo bom funcionamento do intestino, evitando o inchaço abdominal.

Combate infecções na pele

Além de combater o processo de envelhecimento, o sal marinho atua na prevenção de infecções ocorridas na pele como um todo, já que ele potencializa a limpeza dos poros.

 

sal-marinho-faz-bem-para-saude

Controla o diabetes

Outro dos importantes benefícios oferecidos pelo sal marinho trata-se de ele controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea, fator crucial para manter o diabetes sob controle.

Fortalece os ossos

Um dos fatores fundamentais para manter a saúde óssea é o equilíbrio dos níveis de sódio na corrente sanguínea, além de é claro manter outros minerais essenciais ao organismo.

É justamente neste quesito que o consumo de sal marinho torna-se ainda mais importante, auxiliando inclusive na prevenção da osteoporose, uma doença que afeta sobretudo as mulheres.

Combate a depressão

Pelo fato de as substâncias contidas neste sal auxiliarem na preservação e equilíbrio dos hormônios essenciais para a sensação de bem-estar, o consumo dele também exerce um papel muito importante no combate à depressão.

Regula a pressão arterial

Além de contribuir para a diminuição do colesterol ruim, o consumo moderado de sal marinho auxilia no controle da pressão arterial, sendo um grande aliado no combate à hipertensão, doença que ainda afeta grande parte da população mundial.

Tem ação alcalinizante

Graças à ação alcalinizante deste sal, ele contribui para diminuir os altos níveis de ácidos presentes no organismo. Isso faz com que naturalmente sejam evitadas uma série de doenças provocadas pelo desequilíbrio celular.

Onde comprar o sal marinho?

O sal marinho é facilmente encontrado nos grandes supermercados e em lojas de produtos naturais (físicas e online), sendo que o pacote de 1kg custa em torno de R$6,00. Ele é disponibilizado tanto grosso quanto refinado.

Recomendações quanto ao consumo deste sal

  • Embora o sal marinho seja mais saudável que o convencional, ele deve ser consumido de forma moderada, já que o exagero pode provocar danos à saúde (devido ao sódio);
  • No caso de utilizar este sal para banhos, recomenda-se utilizá-lo grosso;
  • O armazenamento deste sal deve ser feito em local seco e fresco, evitando que ele fique úmido.

A importância de mudar hábitos

Obviamente, para obter muito mais saúde e qualidade de vida em todos os aspectos, é indispensável rever hábitos alimentares e também adotar a prática de atividade física.

Além de optar por uma alimentação com menos sódio, é necessário acrescentar ao cardápio:

  • Frutas;
  • Verduras, sobretudo folhas verdes;
  • Legumes variados;
  • Sucos naturais;
  • Alimentos ricos em fibra (grãos integrais, chia, aveia, linhaça etc);
  • Chás com ervas medicinais, água de coco etc.

Com relação à atividade física, é importante buscar uma que ofereça prazer ao praticante, fator fundamental para manter a regularidade.

São diversas as opções oferecidas, seja em academias ou até mesmo em parques: corrida, natação, pedalar, musculação, aulas de ginástica localizada etc.

Além disso, vale à pena considerar a possibilidade de fazer um hobbie, como por exemplo: pescar, cuidar do jardim, fazer artesanato, pintar, fotografar, dançar etc.

A combinação de todos esses fatores, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, também faz um bem imenso para a mente, o que naturalmente torna o corpo (e a mente) cada vez mais saudáveis.

Portanto, além de adotar o consumo diário de sal marinho, substituindo-o pelo convencional, é indispensável cuidar da saúde como um todo e também fazer consultas e exames médicos regularmente.

Fontes:
1, 2, 3
 
Imagens:
 treinomestre.com.br  docelimao.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*