Salsaparrilha – 11 Benefícios oferecidos, O que é e Para que serve?

salsaparrilha

A Salsaparrilha trata-se de uma planta nativa do continente americano, apresentando-se em formato de arbusto e sendo utilizada na prevenção e tratamento natural de diversas doenças. Para saber quais são os benefícios oferecidos por essa planta, veja nosso post.

11 Benefícios da salsaparrilha

1 – Previne o câncer

Graças aos antioxidantes contidos principalmente no extrato dessa planta, ela se torna capaz de inibir a ação dos radicais livres responsáveis por deteriorar as células e provocar o surgimento de tumores.

Esse combate aos radicais livres também ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento, fazendo com que o corpo tenha um aspecto jovem por mais tempo.

2 – Aumenta a imunidade

Por conta das substâncias naturalmente antibacterianas e demais componentes dessa planta, ela é eficaz no aumento da imunidade.

Publicidade

Isso torna as pessoas mais resistentes a diversos tipos de infecções, gripes, resfriados, viroses e demais problemas provocados por bactérias, parasitas, vírus e fungos.

3 – Combate inflamações articulares

Em virtude das propriedades anti-inflamatórias dessa planta, a Salsaparrilha alivia as dores e inchaços nas articulações provocados por doenças como artrite, gota, inflamação muscular etc.

O motivo desse efeito é que a planta atua justamente na causa do problema, a inflamação (crônica ou não), diminuindo os desconfortos causados por doenças reumáticas, lesões musculares ou até mesmo inflamações musculares causadas por excessivo esforço ou estresse intenso.

4 – Aumenta os níveis de testosterona

Ainda que poucas pessoas saibam disso, essa planta oferece excelentes resultados para o equilíbrio hormonal, já que a raiz dela contém boas quantidades de testosterona, um dos principais hormônios masculinos.

Por essa razão, a raiz dessa planta é amplamente utilizada pela indústria na fabricação de medicamentos que tem por objetivo tratar desequilíbrios hormonais.

Publicidade

5 – Desintoxica o organismo

Os elementos de efeito diurético da Salsaparrilha estimulam a eliminação de toxinas perigosas ao organismo, contribuindo principalmente para o bom funcionamento dos rins.

6 – Ajuda a emagrecer

A desintoxicação do organismo promove a eliminação do excesso de sódio, açúcar e gordura presente no organismo, questão essencial para acelerar o emagrecimento.

Por esse motivo, desde que em quantidades adequadas, o consumo do chá e cápsulas dessa planta costuma ser realizado para perder peso.

Obs.: para que o efeito seja satisfatório e também para evitar episódios de desidratação em virtude da eliminação de líquidos, é necessário beber 2 litros de água todos os dias.

7 – Reduz o inchaço corporal

Por diminuir a retenção de líquidos e eliminar o excesso de sódio no organismo, essa planta reduz naturalmente o inchaço corporal, principalmente na região do abdômen.

8 – Diminui o colesterol ruim (LDL)

Pelo fato de estimular a eliminação de gordura da corrente sanguínea, a Salsaparrilha contribui para diminuir as taxas de LDL, o perigoso colesterol ruim na maioria das vezes responsável pela ocorrência de derrames cerebrais, infartos e até mesmo tromboses.

salsaparrilha-beneficios

9 – Trata problemas na pele

As propriedades inflamatórias dessa planta ajudam a tratar vermelhidão, inchaço, psoríase, eczemas, ressecamento e demais problemas de inflamações ocorridas na pele.

10 – Melhora a digestão

As substâncias depurativas e antibacterianas dessa planta auxiliam no processo digestivo, inibindo a ação de bactérias prejudiciais à flora intestinal e favorecendo a absorção dos nutrientes ingeridos por meio dos alimentos.

11 – Favorece o desempenho sexual

A combinação de propriedades afrodisíacas com o excelente nível de testosterona dessa planta estimula o desempenho sexual (principalmente dos homens), proporcionando uma vida sexual mais satisfatória.

Quais são as contraindicações da Salsaparrilha?

Ainda que essa planta ofereça vários benefícios para a saúde, ela NÃO deve ser consumida nos seguintes casos:

  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Crianças menores de 10 anos;
  • Pessoas que sofrem de asma ou problemas respiratórios graves;
  • Indivíduos hipertensos ou com tendência à pressão alta;
  • Pessoas que sofrem de arritmia cardíaca;
  • Pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca;
  • Pessoas que sofrem de insuficiência renal.
  • Indivíduos predispostos a alergias quanto ao uso de plantas medicinais.

Obs.: pessoas diagnosticadas com outros tipos de doença ou que fazem uso de medicamentos, devem obrigatoriamente consultar um médico antes de ingerir o chá e demais produtos dessa planta.

A Salsaparrilha tem efeito colateral?

Quando consumida de forma inadequada, por períodos prolongados ou em exagero, essa planta poderá provocar:

  • Náuseas e/ou vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas de ordem digestiva.

Onde comprar Salsaparrilha?

Essa planta é disponibilizada em forma de erva, cápsulas e extrato, sendo vendida em diversas lojas de produtos naturais e em farmácias homeopáticas (lojas físicas e virtuais).

Além disso, há diversos remédios alopatas que têm como um dos ingredientes principais a Salsaparrilha, oferecendo também diversos benefícios para a saúde.

Receita do chá de Salsaparrilha

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de raiz de Salsaparrilha triturada (vendida em lojas de produtos naturais);
  • 500ml de água.

Modo de fazer

  • Em um recipiente, misturar a água com a raiz de Salsaparrilha e levar ao fogo;
  • A partir do momento em que começar a ferver, contar 10 minutos de fervura. Desligar o fogo, tampar o recipiente e deixá-lo esfriando por 10 minutos (isso fará com que a água absorva bem as propriedades da planta);
  • Coar o chá, armazená-lo em uma garrafa de vidro com tampa e beber durante o dia.

A quantidade indicada a ser ingerida diariamente é de 2 xícaras, sendo recomendado não prolongar o consumo por muito tempo.

Curiosidades sobre a Salsaparrilha

  • No Brasil, esta planta está presente em maiores quantidades no estado de Minas Gerais;
  • A Salsaparrilha se agarra às árvores em busca da luz do sol. Quando ela atinge a fase adulta, a planta gera flores e frutos reconhecidos pela cor vermelha intensa;
  • O nome científico dessa planta é Smilax aspera;
  • O período mais favorável para colher as raízes dessa planta é durante os meses de outono;
  • Em virtude de suas propriedades, essa planta é amplamente utilizada na fabricação de energéticos naturais, repositores hormonais e esteroides;

Recomendações especiais

Para usufruir dos benefícios que essa planta oferece, é necessário adotar também uma alimentação saudável e investir na prática de uma atividade física regular.

A combinação desses fatores é essencial para a saúde, fazendo com que o uso de Salsaparrilha e demais plantas medicinais ofereça os efeitos esperados.

Publicidade

Imagens-   pinterest.co.uk      mundoboaforma.com.br


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


20 − 5 =