Saw palmetto – Benefícios, Como Tomar, Onde Comprar – Próstata

A Saw palmetto (Serenoa repens) é uma palmeira de médio porte originária na América do Norte, mais precisamente nos Estados Unidos (Texas, Geórgia, Alabama e Carolina do Norte).

Essa planta é muito conhecida em vários Países pelo seu poder medicinal, no entanto levam outro nome como: Serenoa (Espanhol), sägepalme (Alemão) e sabal (França).

Embora o uso da Saw palmetto seja muito comum nos Estados Unidos e na Europa a planta ainda é desconhecida no Brasil. Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre todos os efeitos terapêuticos, propriedades, benefícios, contraindicações e como usar a Serenoa repens para aproveitar seus princípios ativos.

 

saw palmetto

Para que Serve?

Estima-se que mais de 1 milhão de americanos utilizam a Saw palmetto (Serenoa repens) devido suas incríveis propriedades que atuam contra queda de cabelo e na manutenção da saúde da próstata e do trato urinário masculino, suas propriedades são compostas por ácidos graxos, resina, esteróides, taninos, ácido oléico e polissacarídeos.

Publicidade

A planta possui princípios ativos que surpreendem, destacando:

  • Ação antiestrogênica;
  • Antiseborréica;
  • Diurética;
  • Anti-inflamatória;
  • Antiedematosa;
  • Trata hiperplasia benigna de próstata.

Benefícios do Saw Palmetto – Ajuda para problemas na próstata

Para aproveitar as propriedades da planta são retirados o extrato de seus frutos, com ele são elaborados medicamentos fitoterápicos para combater algumas doenças, no entanto, nem todas possuem comprovações científicas que a Saw palmetto (Serenoa repens) realmente possa oferecer os benefícios citados.

O que podemos afirmar é que a planta já possui comprovação em um dos tratamentos, inclusive já possui autorização para os casos de hiperplasia benigna de próstata, nos outros casos são referências da sabedoria popular. Confira:

1-  Saw palmetto (Serenoa repens) trata hiperplasia benigna de próstata

Essa condição de saúde diz respeito ao aumento da próstata, mas com formatos benignos, esse problema não se refere ao câncer. Isso é gerado pelo hormônio testosterona que promove o crescimento da próstata em todos os homens, no entanto, quanto mais idade, maior pode ficar a próstata.

Estima-se que 80% dos homens possuem a próstata aumentada após os 80 anos, geralmente, nota-se a progressão e uma porcentagem da população masculina a partir dos 40 anos que vai subindo gradativamente (40 anos 10%, 50 anos 50% e assim sucessivamente).

O Saw palmetto (Serenoa repens) é um dos tratamentos naturais utilizados para a hiperplasia benigna de próstata e distúrbios no trato urinário com o a bexiga e a uretra, além de ajudar em casos de impotência sexual.

2-  Saw palmetto (Serenoa repens) combate a queda de cabelo – alopecia androgenética

Como visto, o Saw palmetto (Serenoa repens) possui propriedades antiseborréica que combatem o excesso de oleosidade no couro cabeludo minimizando as quedas de cabelo.

Entretanto, foram notados em alguns estudos que o uso da planta apresenta resultados animadores para quem usa o finaterida, uma substância utilizada em casos de hiperplasia benigna de próstata e também no combate a alopecia androgenética.

Publicidade

A alopecia androgenética é a maior causa de calvície em todo mundo e que pode acometer tanto homens quanto as mulheres, pois ela favorece a miniaturização folicular que encurta a fase de crescimento dos fios capilares fazendo com eles não cresçam mais.

Efeitos colaterais 

Apesar da popularidade da planta, ainda não foram notados todos os efeitos colaterais. No entanto, não é indicado a utilização de medicamentos e plantas medicinais em excesso e sem orientação médica.

A bula da ANVISA indica que o medicamento pode provocar dores abdominais, problemas gástricos, náuseas, diarréia ou constipação. Em alguns casos, também podem ocorrer aumento da pressão arterial, diminuição da libido, dores de cabeça e retenção da urina.

Ainda menciona que se algum paciente notar mais alguma reação adversas é para notificar a instituição de vigilância sanitária.

Contraindicações 

Mulheres grávidas, lactantes e crianças devem evitar o uso da Saw palmetto (Serenoa repens), assim como de qualquer planta natural, isso funciona como uma espécie de prevenção já que nem todos os efeitos colaterais são conhecidos.

Há indícios que o uso dessa planta pode aumentar as chances de sangramento, portanto, se tive cirurgia marcada, não utilize medicamentos ou até mesmo o pó de Saw palmetto (Serenoa repens).

Alérgicos a fórmula também não devem fazer uso desse medicamento.

Como Tomar a saw palmetto?

Em todo mundo são comercializadas cápsulas e o pó de Saw palmetto (Serenoa repens), no entanto, no Brasil é tido como um medicamento fitoterápico que geralmente requer receita médica.

Nos Estados Unidos eles são considerados suplementos nutricionais, pois a regulamentação lá é rígida e quando um medicamento é apontado como tratamento, ele deve passar por testes mais rígidos e isso ainda não aconteceu com nenhum fabricante que comercializa o produto.

Cápsulas

Em nosso País, as cápsulas de Saw palmetto (Serenoa repens) possuem regulamentação na ANVISA, porém na sua bula somente indica o tratamento para hiperplasia benigna de próstata e problemas associados, como é caso do trato urinário.

A bula da ANVISA também aponta que antes de iniciar o uso desse medicamento é preciso excluir as possibilidades de problemas como infecção urinária, nefrite e outros distúrbios nefro urológicas. Portanto, a consulta com um médico homeopata é requerida.

É comum encontrarmos o Saw palmetto (Serenoa repens) em forma de pó, diga-se de passagem, por um preço alto. A indicação é colocar 1 colher de chá desse pó em um copo de 200 ml de água, dissolver bem e ingerir até duas vezes ao dia.

Assim como as cápsulas, o pó dos extratos da planta também exige indicação médica. Não é recomendado a automedicação, inclusive em se tratando de remédios naturais.

Loção

Sobretudo para as pessoas que desejam utilizar os benefícios desta palmeira para tratamento dos cabelos, é necessário fazer uso da loção à base de saw palmetto.

Depois de lavar e secar os cabelos normalmente, é preciso aplicar esta loção no couro cabeludo, fazendo uma massagem suave por 3 minutos. Os movimentos da massagem devem ser feitos com a ponta dos dedos em sentido circular.

Onde comprar e qual o preço?

A saw palmetto, tanto em loção quanto em cápsulas, é facilmente encontrada em farmácias de manipulação e em lojas que vendem produtos de suplementação natural, sobretudo pela internet, que oferece uma ampla variedade de opções e marcas.

Um vidro contendo 30ml da loção custa em torno de R$65,00. Já um frasco com 60 cápsulas tem preço médio de R$55,00.

É indispensável ressaltar que todas as pessoas que desejam fazer uso do saw palmetto devem procurar orientação médica. Além disso, os efeitos positivos desta planta não eliminam a necessidade de fazer consultas e exames médicos regulares.

 

Fontes em Inglês: 1, 2

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*