11 Benefícios da Semente de Chia – Malefícios e Como Consumir?

A semente de chia tem sido um dos alimentos mais consumidos sobretudo por pessoas que desejam emagrecer de maneira saudável.

O motivo disso é que esta pequena semente é rica em fibras e demais substâncias que aceleram a perda de peso. Quer saber mais detalhes sobre este e muitos outros benefícios da chia? Veja nosso post!

Benefícios da Semente de chia

1 – Melhora o funcionamento do intestino

Justamente por ser um alimento com alto teor de fibras, a chia é tida como uma poderosa aliada da saúde intestinal.

Além de auxiliar no processo digestivo, ela evita problemas tais como prisão de ventre, constipação e até mesmo graves complicações intestinais, como inflamações.

Publicidade

2 – Previne a anemia

Poucas pessoas sabem disso, mas o consumo regular desta pequena semente exerce um papel crucial no combate à anemia, uma doença reconhecida pela deficiência de ferro.

3 – É fonte de energia para o organismo

Por conter excelentes níveis de proteínas e estrôncio, a semente de chia consiste numa ótima fonte de energia para o organismo.

Por esta razão, o consumo dela é recomendado sobretudo antes de treinos e também no café da manhã.

4 – Diminui e equilibra o apetite

Graças às grandes quantidades de fibras contidas na chia, esta semente atua na diminuição natural do apetite, evitando que as pessoas comam por compulsão.

5 – Fortalece as defesas do organismo

Pelo fato de a chia possuir significativas quantidades de selênio e zinco, elementos indispensáveis para o fortalecimento das defesas imunológicas do organismo, esta semente atua na prevenção e combate de infecções, gripes, resfriados e demais complicações oriundas da fragilidade do sistema imunológico.

Publicidade

Por esta razão, o consumo de chia é bastante indicado no caso de pessoas que sofrem de doenças autoimunes, tais como Lúpus e HIV.

6 – Limpa o fígado

Por ser rica em poderosos antioxidantes, a semente de chia contribui para a limpeza do fígado, eliminando sobretudo o excesso de gordura e prevenindo doenças neste órgão.

7 – Previne e combate o colesterol

Devido ao fato de a chia ser um alimento muito rico em ômega 3 e fibras, ela possui a combinação perfeita para diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

8 – Combate a hipertensão

Além de atuar na diminuição dos níveis de colesterol ruim, esta semente tem generosas quantidades de magnésio e potássio, substâncias essenciais no equilíbrio da pressão arterial.

Por esses motivos, o consumo de chia é altamente benéfico para a saúde do coração, diminuindo consideravelmente os riscos de infarto.

9 – Fortalece os ossos

Outro dos importantes benefícios da pequena semente de chia trata-se de ela fortalecer os ossos, contribuindo até mesmo para evitar graves problemas como a osteoporose, por exemplo.

O motivo deste efeito tão positivo é a elevada quantidade de cálcio, fósforo, proteínas e magnésio presentes nesta semente, que além de prevenir a osteoporose, auxilia no tratamento da artrite reumatoide e demais enfermidades.

10 – Ajuda no tratamento natural da depressão

Graças ao grande teor de ômega 3 contido na chia, esta semente é apontada como uma das mais eficazes combatentes naturais da depressão sazonal, uma doença que afeta milhões de pessoas.

11 – Evita o envelhecimento precoce

Por ter antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, a chia é considerada uma das grandes aliadas no combate ao envelhecimento precoce.

Desse modo, o consumo regular desta semente melhora o aspecto da pele, favorece a saúde dos cabelos e fortalece as unhas.

 

semente-de-chia-emagrece

Como consumir semente de chia diariamente?

A chia, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, pode ser consumida de diversas maneiras, tanto com comidas quanto no preparo de bebidas. Entre as dicas de consumo desta semente, estão utilizá-la:

  • Na elaboração de sucos, smoothies e vitaminas;
  • Polvilhada em saladas de frutas com iogurte;
  • Juntamente com pães integrais, bolos e biscoitos;
  • Em molhos de saladas;
  • Misturada com leite e cereais matinais.

Receita de smoothie com chia e abacate

Itens necessários

  • 1 abacate picado;
  • 4 colheres de sopa de iogurte grego;
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia;
  • 2 kiwis descascados e cortados;
  • 1 colher de sopa de hortelã fresca;
  • 3 ou 4 pedras de gelo.

Preparo

  • Basta colocar no liquidificador o abacate, a hortelã, o kiwi, o iogurte e as pedras de gelo. Bater até que a consistência fique cremosa. Acrescentar as sementes de chia no liquidificador e pulsar apenas por alguns segundos, o suficiente apenas para misturar a chia;
  • Despejar no copo e beber imediatamente.

Esta receita é muito recomendada sobretudo no verão, sendo refrescante e rica em nutrientes, contribuindo assim para hidratar o corpo, além de é claro, auxiliar no emagrecimento.

Malefícios e contraindicações

  • pacientes com diverticulose, cólon irritável e que possuem diarreias frequentes
  • pacientes que sofrem de tensão arterial baixa
  • pessoas alérgicas às frutas secas e às sementes
  • pessoas com diabetes ou grávidas devem consultar um médico

Curiosidades sobre a semente de chia

  • Esta semente é há muito tempo bastante popular no México, sendo reconhecida por ser um alimento de alto teor nutritivo;
  • No decorrer de muitos séculos, a semente de chia era item essencial na alimentação diária dos povos astecas e maias;
  • O cultivo de chia tanto no México quanto na América Central era tão abrangente que sua expansão perdia apenas para itens como feijão e milho;
  • Até hoje, no México há um ditado popular mencionando que “basta uma colher de chia para que seja possível sentir-se alimentado o dia todo”;
  • O nome “chia” trata-se de uma palavra utilizada pelos maias que corresponde a “força”;
  • Esta semente era utilizada como ração de sobrevivência durante as batalhas travadas pelos guerreiros astecas;
  • O valor da chia era tão expressivo para os maias e astecas que esta semente era utilizada como moeda de troca para pagamento de tributos;
  • O cultivo desta semente só foi interrompido com a chegada dos colonizadores espanhóis, que proibiram o uso da chia pelo fato de ela ser utilizada pelos nativos na realização de rituais religiosos.

Todas essas informações deixam bem claro como na maioria das vezes a sabedoria dos povos antigos revela resultados surpreendentes para a saúde da população, sendo hoje comprovados pela ciência.

Obviamente, em paralelo ao uso da semente de chia como demais alimentos e plantas medicinais, é indispensável adotar uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, potencializando todas as condições para a saúde integral do organismo.

Fontes:

Publicidade

1, 2, 3

Imagens: 
 ego.globo.com   tuialimentos.com.br

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 4 =