Semente de melão – 5 Benefícios

O melão é uma fruta aromática com um gosto adocicado, existem diversas espécies dessa fruta originária da Ásia, mas em geral, possuem o mesmo formato arredondado com casca lisa ou enrugando variando entre a coloração amarela, laranja e verde.

Essa fruta só desenvolve em clima quente, ela necessita do sol para ter aquele doce incrível. Por isso, no Brasil seu cultivo é abundante na região nordeste.

semente-de-melao

A natureza realmente é maravilhosa, nos presenteou com uma fruta deliciosa e com benefícios até nas sementes. Quantas vezes você comeu um melão e jogou as suas sementes fora? Mas você sabia que elas são fontes de nutrientes?

A semente do melão é incrivelmente benéfica para o organismo fornecendo a B12 que é encontrada somente em carnes e derivados de leite. Outras vitaminas presentes são A, B6, D, E e K, além de lipídios, proteínas, carotenóides e fibras. Essa fruta e suas sementes aumentam a imunidade e protegem o organismo de várias doenças.

Nesse artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a semente do melão e como você pode aproveitar esses benefícios de uma maneira prática e deliciosa. Confira:

Confira 5 Benefícios da Semente de Melão para a Saúde

1- Melhora o Trânsito Intestinal – Vermífugo Natural

A quantidade de fibras presente na semente de melão realmente é impressionante, ela pode inclusive ajudar a expelir os vermes e parasitas presentes no intestino e que são responsáveis por roubar os nutrientes do nosso organismo. Essa sementinha, ainda ajuda a digerir melhor os alimentos fazendo muito bem para o estomago e fígado.

2- Protege os Rins

A semente de melão possui nutrientes que protegem o trabalho dos rins, seu poder antioxidante promovida pela vitamina E ajuda os rins na eliminação das toxinas pela urina.

3- Aumenta o Sistema Imunológico

Com um sistema imunológico fortalecido seu corpo está preparado para evitar e combater doenças. As vitaminas A e E são responsáveis pelo efeito antioxidante que elimina os radicais livres diminuindo incidências de doenças cardiovasculares e câncer.

A semente de melão também é rica em minerais que regulam a pressão arterial e reduzem as chances de diabetes, ou seja, faz para o corpo todo.

4- Ajuda no Processo de Emagrecimento

A quantidade de fibras encontrada na semente de melão ajuda na eliminação das toxinas e retenção de líquidos no organismo. Isso favorece a perda de peso e a regularização da pressão arterial.

 5- Auxilia no Crescimento de Cabelos e Unhas

A semente contém gorduras boas e nutrientes parecidos com a do leite de soja, a proteína se mostra muito eficiente no crescimento dos tecidos, cabelos e unhas.

Como Utilizar a Semente de Melão

Existem diversas formas de utilizar as sementes do melão, vamos citar algumas mais usuais, entre elas:

1- Secar e Torrar as Sementes

Lave bem as sementes do melão, você pode secá-las ao sol, caso não tenha essa opção, deixe secar naturalmente. Algumas nutricionistas ensinam deixar secar por uns 20 minutos no forno mexendo sempre.

Assim que estiverem secas, coloque no liquidificador para moer, pode ser utilizado em sopas, caldos, saladas, iogurtes, molhos, receitas de pães e bolos ou junto com a comida.

2- Lanches Intermediários

Levar a semente de melão na bolsa pode ser uma grande idéia para driblar a fome fora de hora, além disso, ao mastigar a semente, você vai usufruir de todos os nutrientes dessa iguaria para a sua saúde. Elas são saborosas quando torradas.

3- Água com Semente de Melão

A receita dessa água é uma forma fácil de ingerir os nutrientes da semente, é prática e rápida de fazer.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • Sementes de um melão
  • Se quiser adoçar, use adoçante ou açúcar demerara

Modo de preparo

1- Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador;

2- Beba o preparo ao longo do dia;

Se quiser, adicione suco de limão, laranja ou alguma outra mistura que desejar.

4- Leite de Semente de Melão

Rica em cálcio e magnésio essa semente pode ser utilizada para fazer leite. Inacreditável né? Quantas pessoas jogam fora essa maravilha?

Para fazer o leite, você precisa lavar bem as sementes e deixar secando por alguns minutos, pode ser em cima de papel toalha. Depois disso, bata todas essas sementes no liquidificador com 250 ml de água mineral ou filtrada, coe tudo com uma boa peneira e pronto.

Você pode deixar esse preparo pronto na geladeira por até 3 dias. Muitos veganos tem utilizado essa opção para substituir o leite de vaca.

Vantagens do Leite de Semente de Melão

  • Não contém lactose (ideal para os intolerantes);
  • Rico em vitamina B;
  • Gorduras boas;
  • Pouco sódio e potássio;
  • Contém gorduras boas para o coração;
  • Não tem colesterol;
  • Pode incorporar chocolate em pó, cafés ou fazer vitaminas;
  • Pode esquentar;
  • É delicioso, se quiser deixar um gostinho e aroma de melão, experimente não lavar as sementes antes do preparo.

5- Farofa de Semente de Melão

Essa opção é para quando suas sementes de melão estiverem bem sequinhas, aquelas que você secou no sol por algum tempo ou então no forno. Triture elas no liquidificador e obtenha uma farofinha que você pode juntar com outros ingredientes como legumes ou sobremesas.

São tantos benefícios da semente de melão que fica muito difícil de acreditar que temos o hábito de jogar elas no lixo. A partir de agora, tenho certeza que você mudou o seu conceito e vai aproveitar essa sementinha poderosa para nutrir o seu organismo.

Se você não utiliza a fruta do melão por alguma razão na sua casa, já existem lojas de produtos naturais que vendem a semente. Não tem desculpa para não aproveitar todos esses benefícios.

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*