Seriguela – 13 Benefícios, Como Consumir e Onde Comprar

Embora a seriguela seja uma fruta bem popular no Brasil, poucas pessoas conhecem as vantagens que ela proporciona para a saúde. Para saber quais benefícios ela oferece, confira nosso artigo.

 

seriguela

 

Lista dos 13 benefícios da seriguela

1 – Limpa os rins

Em virtude das propriedades diuréticas dessa fruta, ela é de grande ajuda na limpeza dos rins, eliminando as toxinas acumuladas que muitas vezes são responsáveis por provocar infecções, pedras e demais problemas.

2 – Diminui o cansaço

Por se tratar de uma fruta com boa concentração de carboidratos, a seriguela oferece bastante energia para o organismo, sendo ainda mais recomendada no caso de atletas e pessoas que praticam atividade física com frequência.

3 – Emagrece

Embora essa fruta seja rica em carboidratos, eles não consistem naqueles densos (contidos em massas, pães, arroz etc.), fazendo com que eles sejam facilmente metabolizados pelo organismo.

Publicidade

Além disso, por conter excelente quantidade de potássio, essa fruta promove a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, equilibrando o apetite e favorecendo o emagrecimento saudável.

4 – Favorece o intestino

Graças à alta concentração de fibras nessa fruta, outros dos benefícios oferecidos por ela trata-se da melhora nas funções intestinais.

Logo, o consumo regular dessa fruta fresca pura ou em sucos previne a prisão de ventre, constipação, hemorroidas e até mesmo problemas mais graves no intestino, tais como infecções.

5 – Aumenta a imunidade

Rica em vitaminas (A, B e C) e em minerais (potássio, zinco, cálcio, fósforo e ferro), a seriguela é uma das grandes aliadas da imunidade, ou seja, as defesas naturais do corpo.

Por isso, ao consumir essa fruta com frequência, as pessoas tornam-se mais resistentes às inflamações, infecções e viroses geralmente provocadas pelas bactérias, fungos, vírus e parasitas.

Publicidade

6 – Trata anemia

O ferro consiste numa substância imprescindível para a saúde do sangue, sendo que a falta dele é responsável por causar quadros anêmicos.

Além de conter boas quantidades de ferro, essa fruta possui vitamina C, responsável por estimular a absorção do ferro contido nos alimentos.

Por este motivo, o consumo de seriguela é ainda mais indicado para crianças e idosos, pessoas que naturalmente apresentam organismo mais frágil.

7 – Elimina o inchaço corporal

Em virtude das propriedades diuréticas dessa planta, ela combate a retenção de líquidos responsável pelo inchaço do corpo.

Além disso, ela é muito utilizada no preparo dos chamados sucos detox, atuando na limpeza do fígado.

8 – Diminui o colesterol ruim (LDL)

As fibras presentes nessa fruta realizam uma verdadeira faxina nas artérias, contribuindo para eliminar a gordura acumulada.

Com isso, automaticamente são reduzidas as taxas do chamado colesterol ruim, o LDL, grande responsável por causar diversas doenças cardiovasculares.

9 – Melhora a saúde óssea

O cálcio e demais minerais presentes nessa fruta são fundamentais para aumentar a saúde de ossos e dentes, prevenindo inclusive a osteoporose, a chamada doença do osso quebradiço.

10 – Inibe os efeitos do envelhecimento

Rica em antioxidantes, a seriguela inibe a ação dos radicais livres responsáveis por causar os efeitos do envelhecimento.

Com isso, ao consumir essa fruta, embora os efeitos da idade sejam inevitáveis, eles demoram mais para aparecer, mantendo a pele com um aspecto jovem por mais tempo.

11 – Diminui os sintomas do estresse

Embora poucos saibam disso, a vitamina C é uma das substâncias que reduz os níveis de cortisol no organismo.

O cortisol é um hormônio produzido em maior quantidade durante períodos de estresse, sendo responsável por causar uma série de problemas, entre eles:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Alergias;
  • Osteoporose;
  • Obesidade e aumento de gordura na região abdominal;
  • Danos musculares;
  • Fraqueza;
  • Cansaço intenso;
  • Infertilidade;
  • Menstruação irregular;
  • Diabetes;
  • Aumento do colesterol ruim (LDL);
  • Diminuição das defesas imunológicas;
  • Pele ressecada e propensa a manchas;
  • Queda de cabelo.

12 – Ajuda no ganho de massa muscular

Graças ao potássio e ao cálcio presentes nessa fruta, ela é de grande auxílio para as pessoas que desejam ganhar massa muscular.

Além de favorecer a síntese de proteínas, a seriguela acelera a recuperação muscular e também previne as cãibras, sendo também muito indicada para atletas profissionais.

13 – Favorece o sistema nervoso

O fósforo presente nessa fruta contribui para fornecer energia aos neurônios, estimulando todas as funções cerebrais.

Por isso, ao consumir essa fruta regularmente é possível melhorar a concentração, memória, foco etc., benefícios ainda mais interessantes para quem está estudando para vestibulares ou concursos públicos.

Como consumir seriguela no dia a dia?

Além de consumir essa fruta fresca e pura, é possível usufruir dos benefícios dela por meio de sucos. Abaixo duas receitas excelentes.

Suco de seriguela simples

Ingredientes

  • 1 litro de água gelada;
  • 400g de seriguelas frescas;
  • Mel a gosto.

Preparo

  • Lavar bem as seriguelas e colocá-las no liquidificador com um pouco de água. Ativar a função pulsar para que extrair somente a polpa da fruta;
  • Depois disso, coar e bater no liquidificador essa polpa com a água (1 litro) e o mel.

Beber o suco logo após o preparo, usufruindo de todas as propriedades da fruta.

Suco refrescante de seriguela com limão siciliano

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água gelada;
  • 200g de polpa de seriguela (para obtê-la, utilizar o método apontado na receita anterior);
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano;
  • 5 colheres (sopa) de mel;
  • Gelo a gosto (caso seja de preferência).

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador por carca de 1 minuto e beber o suco logo em seguida.

O ideal é ingerir um desses sucos de 2 a 3 vezes por semana.

A polpa dessa fruta também pode ser batida com leite, sendo esse shake muito indicado para prevenir e ajudar no tratamento de problemas ósseos.

Onde comprar seriguela?

Embora essa fruta seja mais comum na região nordeste, ela é facilmente encontrada nos grandes supermercados e feiras livres de todas as regiões do país, sendo o preço bem acessível.

Com todos esses benefícios, fica fácil entender porque essa fruta tem sido tão procurada pela população.

No entanto, para ter os melhores resultados quanto à saúde, disposição, emagrecimento e estética, é fundamental associar o consumo de seriguela a uma alimentação saudável e à prática de atividade física.

 

 

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


16 − 4 =