8 Benefícios da Stevia – Essa planta Adoçante Natural Faz Mal?

stevia-beneficios

 

A stevia tem sido uma das plantas mais utilizadas para produção de adoçante natural graças às suas propriedades altamente benéficas para o organismo.

Para saber por que ela se tornou tão importante na dieta dos brasileiros e quais são os benefícios oferecidos por ela, acompanhe nosso artigo.

O que é Stevia?

Consiste em uma planta que tem suas origens tanto no Brasil quanto no Paraguai, sendo que ela era utilizada pelos índios nativos para tratamento de algumas enfermidades.

Um dos motivos que fizeram com que essa planta se tornasse tão conhecida é a sua capacidade de adoçar que chega a ser 300 vezes maior se comparada ao açúcar convencional, mas que, no entanto, não possui calorias e ainda tem efeito diurético.

Publicidade

Isso ocorre porque a principal substância dessa planta, chamada de glicosídeo, não se transforma em calorias e nem em glicose.

Da planta Stevia é extraído o esteviosídeo, que possui as propriedades açucaradas.

Quais são os benefícios da stevia?

1 – Controla o diabetes

Pelo fato de esta planta e seu respectivo adoçante não provocarem a metabolização da glicose no organismo, ela é capaz de manter o diabetes controlado, evitando as possíveis complicações geradas por esta doença.

2 – Ajuda a emagrecer

Como o glicosídeo contido nesta planta não metaboliza calorias, o consumo desse adoçante favorece o emagrecimento saudável, evitando o acúmulo de glicose no sangue e consequentemente o excesso de peso.

3 – É excelente para os dentes

Não é novidade que o consumo de açúcar convencional está associado à deterioração dos dentes.

No entanto, isso não ocorre quanto ao consumo de stevia. Ao contrário, essa planta ajuda a prevenir o aparecimento de cáries e até mesmo tártaro e placas que prejudicam a saúde bucal.

Um dos motivos disso é que além dos muitos benefícios oferecidos, ela contém flúor, substância crucial para manter os dentes saudáveis e bonitos.

4 – Combate a hipertensão

Como muita gente sabe, o sódio consiste em um dos principais elementos responsáveis pelo aumento da pressão arterial e está presente em grande quantidade no sal.

Publicidade

A stevia atua justamente na eliminação do excesso de sódio no corpo, fazendo com que naturalmente a pressão arterial se estabilize.

5 – Atua na prevenção e combate à candidíase

A candidíase é um dos problemas mais comuns das mulheres. Causada pelo fungo Candida albicans, essa infecção ocorre em grande parte devido à fermentação de açúcar no intestino.

Como a stevia evita essa fermentação, já que ela não metaboliza a glicose e não contém as mesmas substâncias do açúcar convencional, o consumo desse adoçante reduz bastante os riscos quanto ao aparecimento da candidíase.

6 – Favorece a nutrição do corpo

Graças ao fato de essa planta ser rica em sais minerais e vitaminas essenciais à saúde do organismo, ela também contribui para manter o corpo bem nutrido e disposto para as atividades diárias.

Ao contrário do açúcar convencional, que embora seja um alimento que ofereça energia, geralmente deixa o organismo mais lento pouco tempo depois do consumo de doces ou refrigerantes, por exemplo.

Sais minerais contidos nesta planta: ferro, cálcio, zinco, cobalto, alumínio, cromo, magnésio, flúor, potássio, selênio, sódio, manganês e fósforo.

Vitaminas contidas nesta planta: betacaroteno (o precursor da vitamina A), vitaminas do complexo B e vitamina C.

7 – Favorece a pele

Graças às propriedades antibacterianas dessa planta, ela contribui também para tratar dermatites e eczemas que atingem a pele, atuando na causa do problema e também evitando o surgimento de outras doenças.

8 – Não possui elementos tóxicos

Pelo fato de este adoçante conter substâncias naturais, ele não possui elementos tóxicos, evitando riscos à saúde das pessoas.

 

Contraindicações da stevia: Faz mal?

adocante-natural-stevia-faz-mal

Embora essa planta ofereça diversos (e importantes) benefícios para a saúde, ela não é recomendada nos seguintes casos:

Indivíduos que sofrem de hipoglicemia (Pouca quantidade de açúcar na corrente sanguínea);

Gestantes (ou com suspeita de gravidez), mulheres que estão amamentando, crianças, hipertensos, pessoas que sofrem de algum problema cardíaco e pessoas que sofrem de diabetes ou problemas nos rins deverão sempre consultar o médico antes de fazer uso de stevia.

 

Efeitos colaterais

O consumo exagerado ou inadequado dessa planta e seu respectivo adoçante poderá provocar:

  • Fraqueza muscular;
  • Enjoo;
  • Tontura;
  • Dor;
  • Alterações nos rins;

Quanto custa e onde comprar este adoçante?

Este adoçante é encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias fitoterápicas e em grandes redes de supermercados, podendo também ser adquirido por meio de sites especializados.

O preço de uma caixa com 70 pacotinhos de adoçante custa em torno de R$30,00.

Curiosidades sobre a Stevia

  • Ainda que os índios guaranis já utilizassem esta planta há muitos séculos, somente em 1908 ela se tornou conhecida por meio de pesquisas científicas realizadas na Alemanha;
  • Um dos usos mais comuns dos povos indígenas para esta planta era utilizá-la para “quebrar” o amargo na erva-mate e também refrescar o hálito;
  • Após as pesquisas feitas na Alemanha e em outros países, esta planta ficou bastante conhecida no mundo, incluindo em países como Coreia, Japão e Tailândia.

Ademais de conhecer todos os benefícios e propriedades oferecidas por este adoçante, é necessário seguir algumas dicas de como evitar o consumo de açúcar no dia a dia. Essas dicas são:

Atentar-se para os carboidratos

Ainda que muitas pessoas não saibam disso, os carboidratos que não são metabolizados pelo organismo diariamente se transformam em açúcar, prejudicando o organismo.

Por isso, é de suma importância ingerir com bastante moderação os ditos carboidratos densos, como pizzas, macarrão, lasanha, pães brancos, arroz branco e doces em geral.

Reduzir drasticamente o refrigerante

Não é de hoje que as pessoas estão conscientes sobre os malefícios do refrigerante, causados principalmente pelo excesso de açúcar contido nesta bebida.

Portanto, ele deve ser exceção no dia a dia e jamais regra. Os médicos mencionam que a quantidade “recomendada” de refrigerante é de no máximo 1 copo por semana. O mesmo vale para sucos de caixinha e bebidas industrializadas.

Com todas essas informações, fica fácil compreender por que a stevia tornou-se tão consumida em todo o mundo, sobretudo no caso de pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e demais problemas de saúde.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*