Sucupira – Benefícios, Para Que Serve e Contra-indicações

Aqui no Brasil, certamente muitas pessoas já ouviram falar a respeito da sucupira.

O que pouca gente sabe é que as sementes da sucupira consistem em um poderoso aliado da saúde, proporcionando inúmeros benefícios ao organismo. Para saber quais são eles, basta conferir esse post!

O que é Sucupira?

Trata-se de uma árvore considerada de médio porte, podendo alcançar entre 8 e 16m de altura.

A localização desta árvore é bastante comum sobretudo na região do Cerrado e na Mata Atlântica, mais especificamente nos estados de: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Piauí, Goiás e São Paulo.

Publicidade

Benefícios e para que serve a fruta Sucupira?

No que se refere aos benefícios oferecidos pelas sementes desta árvore tipicamente brasileira e há séculos utilizada pelos índios, os que mais se destacam são:

Combate a artrite, artrose, reumatismo e gota

As substâncias contidas na semente de sucupira, principalmente os flavonoides, se apresentam altamente eficazes no combate à dor, desde as leves às mais intensas.

Por este motivo, algumas pesquisas apontam que as propriedades contidas nestas sementes fazem com que ocorra um significativo alívio das dores causadas pela artrite, artrose, reumatismo e gota.

Alivia dores na coluna

Devido às suas propriedades naturalmente analgésicas, o extrato das sementes de sucupira também auxilia no alívio de dores ocasionadas por problemas de coluna.

Portanto, o consumo deste extrato é muito indicado para pessoas que sofrem de: bicos de papagaio, hérnias de disco e dores nas articulações de um modo geral.

Previne e combate as úlceras

Testes realizados em animais demonstraram que o óleo essencial da semente desta árvore apresentou excelentes resultados quanto à proteção do sistema gástrico contra as úlceras.

De acordo com os especialistas, isso ocorre devido aos efeitos anti-inflamatórios da sucupira, fazendo também com que seja aumentado o volume das células de defesa atuantes no organismo.

Inibe o envelhecimento precoce

Em virtude das substâncias antioxidantes contidas nas sementes desta árvore, ela também é apontada como uma grande aliada no combate ao envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que prejudicam a saúde das células.

Publicidade

Previne e combate infecções e inflamações

Por se tratar de um antibiótico natural por excelência, a sucupira também atua na prevenção e combate a diversas doenças causadas também pela ação de vírus e bactérias, entre elas estão:

  • Dores de garganta;
  • Infecções no trato urinário;
  • Inflamações na próstata e nos ovários;
  • Aftas;
  • Gastrite etc.

Desinflama as células

Além dos benefícios já mencionados com relação a esta semente, ela também atua na desinflamação das células, prevenindo tanto o inchaço do corpo quanto também a ocorrência de tumores benignos e malignos.

Previne e combate o câncer de próstata

Outro dos muitos benefícios apresentados pela semente desta árvore é o fato de ela atuar na prevenção e combate de tumores na próstata.

A razão disso é que a sucupira possui grande quantidade de antioxidantes, fortalecendo o organismo na luta contra o câncer.

Previne e auxilia no tratamento do diabetes

Outra vantagem oferecida por esta poderosa semente é que ela previne e auxilia no tratamento do diabetes, contribuindo para que o organismo naturalmente consiga equilibrar os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.

Combate os vermes intestinais

O uso da semente oriunda da sucupira também é muito eficaz para combater os vermes intestinais, contribuindo também para um melhor funcionamento dessa região do corpo.

Diminui o ácido úrico

Outro dos benefícios com relação ao consumo dessa semente é que ela atua na diminuição do ácido úrico. Poucas pessoas sabem disso, mas os médicos afirmam que quando este ácido se acumula no organismo, são aumentadas consideravelmente as chances de acidentes e complicações cardiovasculares.

capsulas--sucupira-beneficios

Como consumir as sementes de sucupira?

Após conhecer os benefícios desta semente, muitas pessoas têm dúvidas quanto à melhor maneira de consumi-la. Entretanto, há muito mais opções do que muitos imaginam. São elas:

Chá de sucupira

As sementes de sucupira são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, sendo que o chá é uma das formas de usufruir dos benefícios dela.

Passo a passo de como preparar o chá

Ingredientes

  • 5 sementes de sucupira;
  • 1 litro de água.

Obs.: este chá jamais deverá ser adoçado, já que isso prejudicaria a absorção das propriedades da semente pelo organismo.

Preparo

  • Lavar bem as sementes e quebrá-las em quatro pedaços com a ajuda de um alicate ou pilão (as sementes são muito resistentes);
  • Colocar a água em uma panela grande e esperar até que ela comece a ferver;
  • Ao iniciar a fervura, colocar as sementes esmagadas e deixar que elas fervam por 2 minutos em fogo médio;
  • Desligar o fogo, tampar a panela, deixar o chá esfriar e ingerir em seguida.

Vale ressaltar que o restante do chá poderá ser conservado na geladeira, podendo ser ingerido durante o dia.

Óleo de sucupira

O óleo da semente de sucupira também é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Basicamente, há 2 maneiras de consumi-lo:

Uso externo: é sobretudo muito indicado no caso de tratamentos de dores na coluna e também reumáticas. Basta aplicar 3 gotas sobre a pele na região da dor por 2 ou 3 vezes ao dia, lembrando de fazer uma massagem suave no local.

Uso oral: o óleo de sucupira também pode ser consumido oralmente, bastando tomar 3 gotas por 2 vezes durante o dia.

Cápsulas de sucupira

As cápsulas contendo o óleo dessas sementes é uma das maneiras mais fáceis para aproveitar todos os benefícios oferecidos pela sucupira. Recomenda-se ingerir 1 cápsula 2 vezes ao dia, obrigatoriamente antes das principais refeições.


Contra-indicações e efeitos colaterais

Embora o consumo das sementes de sucupira não apresente qualquer tipo de contraindicação, os especialistas mencionam que o exagero jamais é permitido, já que isso poderia acarretar problemas no organismo.

Com relação ao chá da semente, também é recomendado ingeri-lo por 15 dias e fazer um intervalo também de 15 dias antes de voltar a tomá-lo.

Todos esses benefícios da sucupira demonstram muito bem como a natureza disponibiliza todos os recursos necessários para a prevenção e tratamento dos mais diversos tipos de doenças.

 

 

Fontes (em inglês): 1, 2

Imagem: oleodecopaiba.net; mundodastribos.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*