Urucum – Benefícios da Planta – Melhora da pele e colesterol

O urucum nada mais é que o fruto de uma árvore nativa das Américas, conhecida como urucueiro, sendo há muitos séculos utilizada pelos povos indígenas. Para saber quais benefícios esta planta oferece e para quais circunstâncias ela é indicada, confira este artigo.

 

urucum

Lista de benefícios do urucum

Inibe o envelhecimento – Melhora da pele

Graças ao alto índice de carotenoides presentes neste fruto, o urucum é tido como um antioxidante natural por excelência, sendo muito eficaz no combate aos radicais livres responsáveis pela deterioração das células, melhorando assim a pele.

Previne o câncer

Em virtude das propriedades antioxidantes desta fruta, o urucum atua no combate ao surgimento de diversos tipos de tumores cancerígenos.

Fortalece os ossos

Por ser uma fruta rica em cálcio, o urucum naturalmente fortalece os ossos, desempenhando um papel crucial na prevenção de uma doença que afeta sobretudo as mulheres: a osteoporose.

Publicidade

Melhora a visão

Os carotenoides contidos nesta fruta também são responsáveis por proteger os olhos contra a ação dos raios solares. Além disso, o urucum contribui também para evitar a degeneração das células oculares, prevenindo doenças como a catarata.

Controla o colesterol

Além dos benefícios já apresentados, outra das propriedades dessa fruta diz respeito à redução do colesterol ruim, o chamado LDL, um dos maiores vilões das doenças cardiovasculares.

Auxilia na cicatrização

Pelo fato de o urucum ser rico em propriedades antibacterianas e adstringentes, ele consiste em um excelente remédio natural para tratamento de feridas e queimaduras, acelerando o processo de cicatrização.

Combate o diabetes

Embora poucas pessoas saibam disso, essa fruta é tida como uma poderosa aliada no combate ao diabetes, já que ela equilibra os níveis de insulina e glicose presentes na corrente sanguínea.

Ajuda a emagrecer

Em virtude de inibir a absorção de açúcar pelo sangue e também por possuir efeito diurético, esta fruta é muito utilizada para auxiliar no processo de emagrecimento, potencializando a eliminação da gordura.

Favorece a digestão

Por se tratar de uma fruta rica em fibras, o urucum contribui imensamente para o funcionamento do intestino, evitando constipação, prisão de ventre e outros desconfortos gastrointestinais.

Previne má formação do feto

Graças ao fato de esta fruta ser rica em ácido fólico, ela é altamente indicada para gestantes, já que essa substância previne a má formação do tubo neural dos bebês.

Como usufruir dos benefícios do urucum?

Uma das formas de usufruir de todos os benefícios desta fruta é por meio do chá. Para prepará-lo, basta utilizar:

Publicidade

  • 10 folhas de urucum;
  • 1 litro de água.

Preparo

  • Em um recipiente, colocar as folhas para ferver durante 10 minutos;
  • Desligar o fogo, abafar o chá e deixá-lo esfriando por 5 minutos;
  • Coar e ingerir logo em seguida, sendo que a quantidade recomendada é de 3 copos por dia.

Além do chá, é possível ingerir esta planta por meio de cápsulas ou sementes integrais (itens facilmente encontrados em lojas de produtos naturais) ou em feiras livres.

Todos os benefícios do urucum demonstram como esta fruta pode proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida, fazendo jus à sabedoria milenar dos povos indígenas.

Imagem: montarumnegocio.com

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*