Uvaia – 3 Benefícios, Como Plantar, Como Consumir e Contraindicações

O nome Uvaia vem do Tupi Guarani, mas seu nome científico é Eugenia pyriformis, é um fruto exótico pouco conhecido em alguns estados brasileiros. A árvore que produz a uvaia é originada na mata atlântica que cobre os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Essa fruta também é conhecida como ubaia, ubalha ou fruta ácida, a árvore pode ser cultivada em temperaturas que variam de 18 a 26 graus, no entanto, resiste até a temperaturas abaixo de zero em solos ácidos e alcalinos, argilosos e arenosos sendo considerada uma planta flexível e que frutifica rápido, a partir de 2 a 6 anos de idade.

uvaia

Nesse artigo, vamos conhecer os benefícios da uvaia, essa fruta brasileira que traz muitos nutrientes para a saúde e a beleza do corpo e da pele. Confira:

3 Benefícios da Uvaia

Você sabia que essa fruta tem mais vitamina C do que a laranja? Alias, quatro vezes mais. Essa fruta também é rica em vitamina A, por isso, ela proporciona tantos benefícios para a nossa saúde.

Publicidade

1- Propriedades Medicinais 

A uvaia é um fruto muito nutritivo, podemos destacar os principais benefícios para saúde a prevenção de algumas doenças, entre elas:

  • Aumenta o sistema imunológico do corpo;
  • Controla a pressão alta;
  • Ajuda no controle do colesterol;
  • Atua contra processos inflamatórios como artrite, gota e ácido úrico;
  • Atua na prevenção de tumores.

Alguns Países vizinhos das regiões em que a uvaia é abundante como Argentina, Paraguai e Uruguai utilizam as folhas da árvore também para fazer chás que atuam no combate as doenças citadas acima, pois a bebida é uma grande adstringente nos processos digestivos.

2- Ajuda no Processo de Emagrecimento

A uvaia tem bastante polpa, é muito saborosa, podemos dizer que é parecida com a pitanga. Pouco calórica, com apenas 38Kcal por porção podendo ser utilizada para pessoas que desejam perder peso. Além disso, a vitamina C encontrada na fruta auxilia na oxidação dos ácidos graxos e é uma grande aliada para emagrecer.

O chá com as folhas dessa fruta também pode ajudar, já que as propriedades antioxidantes eliminam a retenção de líquidos e varem todas as toxinas do organismo.

3- Pele Bonita

Os compostos fenólicos e a vitamina C presentes na uvaia são antioxidantes poderosos que atuam contra os radicais livres responsáveis pelas doenças crônicas, câncer e o envelhecimento precoce das células e da pele.

A vitamina C ainda é importante na produção de colágeno, diminuição de erupções na pele e cicatrização de feridas. Muitos cosméticos já levam a uvaia como componente principal para proporcionar beleza, maciez, hidratação e um aroma inconfundível para a pele.

O consumo de uma fruta ao dia é a quantidade suficiente de vitamina C que o nosso organismo precisa.

Contraindicações 

A fruta oferece grandes benefícios para a saúde, seu poder antioxidante aumenta a imunidade no organismo. Mas, como todo alimento, deve ser consumido moderadamente, sem excessos, principalmente para quem tem algum problema estomacal como a gastrite, pois a uvaia é bastante cítrica.

Publicidade

Como Plantar 

Mediante os benefícios, existem uma grande procura em informações de como plantar a uvaia, por isso, vamos passar algumas instruções importantes para cultivar a uvaieira.

1º –  A uvaia se desenvolve somente em climas temperados (18 a 26 graus), por isso, não adianta tentar cultivar a planta em uma região que não atende essas características. A fruta se desenvolve em todos os tipos de solo, para que cresçam saudavelmente pode se incrementar a terra com matéria orgânica.

2º – É melhor iniciar o plantio com mudas, ao invés de sementes, pois tem mais chances da planta se devolver melhor. O buraco para colocar a muda deve ter 50 cm de profundidade, para dar mais estabilidade, pode ser colocado serragem e pedras no fundo, não esqueça da matéria orgânica, essencial para o crescimento de uma uvaieira saudável.

3º – A árvore de uvaia precisa de sol, pelo menos 4 horas diárias. Agora, é só esperar o crescimento, não necessita de nenhum cuidado especial.

4º –  Dependendo da arvore, a partir de 2 ou a 6 anos começa a frutificação. A época da uvaia ocorre nos meses de setembro, outubro e novembro.

Como Consumir

Pode ser consumida na forma in natura, a polpa é abundante, geralmente não tem muitas sementes. Mas, a quem goste de fazer inúmeras receitas como: Suco, saladas, geléia, sorvetes, mouses, bolo, licor e doces de uvaia.

Vamos ensinar a receita mais famosa utilizando a fruta, que é a geléia. Fácil, rápida, nutritiva e deliciosa, confira:

Geléia de Uvaia

Ingredientes

  • 500 gramas da polpa da uvaia (tire as sementes)
  • 400 gramas de açúcar (pode usar cristal ou demerara)
  • 1 xícara de chá de água mineral

Modo de preparo

1- Bata a polpa da uvaia junto com a água no liquidificador;

2- Passe pela peneira;

3- Junte o açúcar e leve ao fogo;

4- Misture bem, cozinhe mexendo sempre até atingir o ponto de geléia;

5- O ponto de geléia de uvaia é consistente, se fizer o teste em um prato, ela não deve escorrer;

6- Pegue potes de vidros com tampe e passe água quente antes do uso, deixe secar bem e coloque a geléia de uvaia. Mantenha sempre na geladeira.

A geléia é saborosa e mantém todas as propriedades da fruta podendo ser consumida com pães, torradas e bolos. Quando bem armazenada, cada pote tem validade de até 2 meses guardada na geladeira, por isso, siga todas as instruções de armazenagem corretamente.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*