Valeriana – Descubra 10 Benefícios e para que serve essa erva

A valeriana, popularmente conhecida como “erva-dos-gatos”, tem suas origens no continente europeu e no oeste asiático, tendo se disseminado pelo mundo em virtude dos benefícios que ela oferece para a saúde.

Para saber do que eles se tratam e quais as maneiras de consumir esta planta que é tida como um dos mais poderosos calmantes naturais, confira nosso post!

Propriedades medicinais da valeriana

1 – Combate a insônia

Uma das propriedades medicinais mais conhecidas com relação à valeriana, é de que ela consiste numa poderosa combatente da insônia, um problema que aflige milhões de pessoas em todo mundo.

Desse modo, esta planta é indicada (inclusive por médicos), como uma das mais eficazes opções de tratamento natural para as terríveis noites mal dormidas.

Publicidade

2 – Combate a ansiedade e o estresse

Diversas pesquisas apontam que devido às substâncias calmantes e relaxantes contidas nesta erva, ela exerce um papel fundamental na prevenção e tratamento dos sintomas associados à ansiedade e ao estresse.

3 – Auxilia no emagrecimento

Pelo fato de a valeriana atuar na diminuição da ansiedade, ela também contribui para equilibrar o apetite das pessoas que comem de forma impulsiva, auxiliando assim no processo de emagrecimento.

4 – Alivia cólicas menstruais

Por ter propriedades antiespasmódicas e sedativas, esta erva age no relaxamento muscular, amenizando um dos sintomas típicos da TPM, as cólicas.

Inclusive, uma pesquisa realizada por uma universidade iraniana revelou que a raiz de valeriana é capaz de amenizar até mesmo as mais severas contrações uterinas.

5 – Ajuda no tratamento do TOC

O Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC, é uma das doenças que mais tem atingido pessoas em todo mundo. Ele se caracteriza pela ocorrência de pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos, como por exemplo, a necessidade constante de checar diversas vezes a mesma coisa ou de ter uma “mania” de organização e perfectibilidade muito além do normal.

O consumo de valeriana contribui para o tratamento do TOC pelo fato de esta doença estar bastante associada à ansiedade (que é diminuída com a utilização desta erva).

6 – Auxilia no tratamento da hiperatividade em crianças

De acordo com alguns estudos realizados, foi constatado que o extrato da raiz de valeriana juntamente com a erva-cidreira apresentou resultados altamente satisfatórios quanto ao tratamento de hiperatividade em crianças.

Paralelo à diminuição da hiperatividade, os estudos mostram que 60% das crianças que fizeram uso dessa substância tiveram a capacidade de foco consideravelmente aumentada.

Publicidade

Além disso, o consumo dessas ervas também favoreceu a qualidade do sono dos pequenos, fazendo com que o desempenho escolar melhorasse.

7 – Ajuda no tratamento da histeria

Devido às propriedades sedativas da valeriana, ela é considerada também uma importante aliada no tratamento da histeria, distúrbio muito comum associado a doenças de cunho mental.

8 – Alivia os sintomas da menopausa

Poucas pessoas sabem desta informação, mas o chá dessa erva apresenta excelentes resultados para o alívio dos principais sintomas da menopausa, tais como: irritação, dores de cabeça, emotividade excessiva etc.

9 – Acalma o coração

Por agir no organismo como um poderoso calmante natural, o chá de valeriana também contribui para acalmar o coração, sobretudo no caso de pessoas mais agitadas ou até mesmo em momentos de emoção intensa.

10 – Previne cãibras

Devido às substâncias contidas na valeriana, responsáveis por atuar no relaxamento dos músculos, o consumo desta erva também é capaz de prevenir cãibras, sendo por esta razão muito indicada para atletas e pessoas que praticam atividade física com certa regularidade.

11 – Auxilia no tratamento de convulsões

Além de todos os benefícios já mencionados, o chá de valeriana auxilia bastante no tratamento de convulsões originadas por desequilíbrios do sistema nervoso.

12 – Combate a depressão leve

Em muitos casos, pelo fato de a depressão leve estar associada a episódios de intensa ansiedade ou tensão excessiva, o consumo de valeriana contribui para acalmar os nervos, propiciando as condições ideais para que o organismo consiga gerar substâncias que interferem de maneira positiva no humor.

13 – Diminui tremores de leve intensidade

Em virtude de a valeriana atuar na melhora do funcionamento das funções neurológicas, ela age na diminuição dos tremores de intensidade leve, geralmente associados a doenças do sistema nervoso ou até mesmo à ansiedade crônica.

flor-valeriana-beneficios


Como consumir a valeriana no dia a dia?

  • Óleo essencial: 2 gotas 3 vezes ao dia (é muito recomendado sobretudo em tratamentos com aromoterapia);
  • Cápsulas: tomar de 2 a 4 cápsulas por dia (para definir a melhor quantidade de acordo com o histórico clínico do paciente, é recomendável consultar um médico);
  • Chás: ingerir de 2 a 3 xícaras de chá diariamente.

Vale ressaltar que tanto o óleo essencial quanto as cápsulas e a valeriana em erva são produtos facilmente encontrados a preços acessíveis em lojas de produtos naturais.

Efeitos colaterais do consumo da valeriana

Com relação aos possíveis efeitos colaterais decorres do consumo desta planta, eles são:

  • Vertigem;
  • Desconforto gastrointestinal;
  • Dor de cabeça;
  • Pupila dilatada;
  • Alergias de contato;
  • Náuseas e/ou vômito.

Contra indicações do consumo da valeriana

Por mais que a valeriana seja um medicamento 100% natural, ela apresenta algumas contraindicações que são:

  • Não deve ser consumida por pessoas alérgicas ao extrato desta planta;
  • Não deve ser consumida por gestantes;
  • É contraindicada para crianças menores de 3 anos;
  • Em hipótese alguma deverá ser ingerida concomitantemente ao consumo de álcool;
  • Não deve ser consumida juntamente com outros medicamentos sedativos, ainda que sejam naturais.

Receita do chá de valeriana

Adicionar 1 colher de chá da raiz e do rizoma de valeriana bem picados em uma xícara com água fervente. Abafar por cerca de 5 minutos, coar e ingerir logo em seguida.

Obs.: Para o tratamento natural da insônia, recomenda-se ingerir este chá cerca de 30 minutos antes de dormir. No decorrer do dia, a quantidade indicada é de 2 a 3 xícaras de chá.

É indispensável enfatizar que o simples consumo da valeriana, seja em chá, extrato ou em óleo essencial, não elimina a necessidade de buscar orientação médica especializada, fazendo com que o indivíduo receba cuidados integrais: medicamentos, psicoterapia etc.

Como é possível perceber, a valeriana oferece inúmeros benefícios para a saúde, desde que utilizada da maneira correta e de preferência combinada com acompanhamento médico e psicológico.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*