Verbena – Conheça os Benefícios dessa Planta

A verbena é amplamente utilizada tanto pela indústria de medicamentos quanto para fabricação de diversos produtos cosméticos e de higiene pessoal.

O motivo disso é que além de possuir um aroma extremamente agradável, ela oferece diversos benefícios para a saúde. Quer saber quais são eles, acompanhe nosso post.

 

verbena

Benefícios da verbena para a saúde

Alivia o estresse

As propriedades naturalmente relaxantes contidas nesta planta são de extrema ajuda para aliviar os sintomas típicos do estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Por este motivo, o chá de verbena em erva é muito recomendado para pessoas que sofrem de insônia.

Equilibra as funções intestinais

O consumo desta planta exerce um papel fundamental para regular as atividades intestinais, inibindo a formação de gases, evitando a constipação e também prevenindo a ocorrência de diarreia.

Além disso, o consumo do chá dessa erva favorece o processo digestivo, evitando azia e outros desconfortos gastrointestinais.

Promove a saúde bucal

Ao mastigar a erva de verbena, é possível evitar vários problemas na gengiva e também diminuir os riscos de ulcerações na boca. Além disso, esta planta combate o mau hálito naturalmente, já que ela possui propriedades refrescantes.

Desintoxica o fígado

Outro dos benefícios da verbena trata-se do fato de ela ser uma potente desintoxicante natural do fígado, promovendo uma verdadeira faxina neste órgão e combatendo uma série de doenças.

Favorece os rins

A infusão preparada com a erva de verbena desempenha um papel fundamental para a saúde dos rins. A razão disso é que esta planta age na prevenção e combate a infecções renais e também evita a formação das chamadas pedras nos rins.

Combate inflamações

Além dos benefícios já apresentados, a verbena também contribui para auxiliar no tratamento de processos inflamatórios, aliviando sinusite, enxaqueca e episódios de febre.

Alivia os sintomas da artrite

Exatamente em decorrência das propriedades anti-inflamatórias desta planta, a verbena ajuda no alívio das dores e inchaços causados pela artrite, um tipo de inflamação nas articulações do corpo.

Contraindicações e efeitos colaterais desta planta

É necessário ressaltar que o consumo do chá de verbena não é indicado nos seguintes casos:

  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Mulheres que sofrem de problemas relacionados à tireoide;
  • Mulheres que apresentam irregularidades no ciclo menstrual.

O consumo exagerado ou inadequado desta planta pode causar enjoos, vômitos ou hipotireoidismo.

Produtos que contém verbena

Além de usufruir dos benefícios do chá dessa planta, é possível consumir uma série de produtos à base de verbena que promovem a saúde da pele e dos cabelos, tais como:

  • Protetores labiais;
  • Hidratantes;
  • Sais de banho;
  • Cremes de mão;
  • Sabonetes;
  • Gel para banho;
  • Colônias;
  • Óleos hidratantes;
  • Cremes esfoliantes;
  • Shampoos e condicionadores etc.

Informações adicionais sobre a verbena

Esta planta possui um aroma predominantemente refrescante e revigorante, sendo de fácil cultivo em jardins domésticos e conferindo agradável perfume para os ambientes.

Por esta razão, também são disponibilizados diversos produtos com essência de verbena para a casa, tais como aromatizadores, águas de passar roupas, velas aromáticas etc.

Imagem: pixabay.com

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*