Vinagre de Maçã – 15 Benefícios, Contraindicações – Pele e Cabelos

Embora seja amplamente utilizado na culinária brasileira, poucas pessoas sabem exatamente quais são todos os benefícios do vinagre de maçã para a saúde e até mesmo limpeza doméstica.

 

Benefícios-do-vinagre-de-maçã

 

8 Benefícios do vinagre de maçã para a saúde – Pele e Cabelos

1 – Ajuda a emagrecer

Graças ao ácido acético presente no vinagre, esse líquido inibe a absorção de glicose e carboidratos na corrente sanguínea (principalmente após as refeições).

Isso é essencial para o emagrecimento, já que o excesso de açúcar e gordura no sangue consiste no principal inimigo da dieta.


2 – Protege o fígado

Em razão dos ácidos (cítricos, málicos e láticos) contidos no vinagre de maçã, o consumo desse líquido favorece o funcionamento do fígado, contribuindo também para a eliminação de toxinas acumuladas nesse órgão.

3 – Previne e combate o diabetes

O ácido acético e a combinação de minerais contidos no vinagre de maçã auxiliam na redução dos níveis de glicose no corpo e contribuem para o equilíbrio da insulina.

Esses dois fatores são essenciais quanto à prevenção e controle do diabetes, doença que afeta quase 10% da população brasileira.

4 – Favorece a digestão

A fermentação natural do vinagre e o fato de ele ser rico em enzimas, faz com que após as refeições os alimentos fiquem menos tempo retidos no estômago, facilitando a digestão e evitando problemas como azia e refluxo.

5 – Melhora a saúde das articulações

Por conta do ácido acético contido nesse líquido, outro dos benefícios do vinagre de maçã trata-se do auxílio que ele oferece no tratamento de doenças como gota, artrite e reumatismo.


Esse ácido ajuda na eliminação dos cristais responsáveis por causar a rigidez articular, fator que intensifica as dores e inchaços nas articulações próprios das doenças reumáticas.

6 – Reduz a oleosidade da pele

A combinação de ácidos e minerais contida no vinagre de maçã faz com que ele seja um excelente aliado de uma pele bonita, reduzindo a oleosidade e tonificando.


Para usufruir desse benefício, basta diluir 1 colher (sopa) de vinagre de maçã em 300ml de água mineral ou filtrada e utilizar essa mistura para limpar o rosto com um algodão.

Obs.: essa limpeza deve ser feita à noite e em seguida lavar o rosto com bastante água, evitando exposição solar (que poderia causar manchas).

7 – Auxilia no ganho de massa magra

Pelo fato de o ácido acético favorecer a produção de uma substância chamada de glicogênio, o vinagre de maçã é de grande ajuda para quem deseja ganhar massa magra.

O glicogênio, além de fornecer energia para o organismo, aumentando a disposição para as atividades físicas, inibe o acúmulo de gordura e favorece a recuperação muscular após os exercícios.

8 – Diminui a oleosidade dos cabelos

Além de fazer um bem imenso para o organismo e a pele, os benefícios do vinagre de maçã também se estendem para os cabelos.

Ele ajuda a diminuir a oleosidade e reduz o aspecto quebradiço dos fios, deixando-os mais brilhantes e resistentes à queda.

O vinagre também é indicado para o tratamento natural de caspa e contribui para selar as cutículas dos fios, favorecendo a absorção de nutrientes que hidratam o cabelo.

7 Benefícios do vinagre de maçã para a limpeza doméstica

1 – Amacia e deixa as roupas brancas

Basta diluir meio copo americano de vinagre de maçã na máquina de lavar (juntamente com o sabão em pó) para que as roupas fiquem mais brancas e ganhem excelente maciez.

O cheiro de vinagre é totalmente eliminado após as roupas secarem. Essa mistura é indicada principalmente para lavar toalhas de banho, mesa e roupas brancas com aquele aspecto amarelado.

2 – Ajuda na remoção do limo

Misturado ao bicarbonato de sódio, esse vinagre é capaz de eliminar o limo existente principalmente nos azulejos do banheiro e da cozinha.

O vinagre diluído em um pouco de água morna também é excelente para limpar o box do banheiro (tanto de vidro quanto o acrílico).

3 – Desincrusta panelas

Ao borrifar o vinagre de maçã na esponja de aço e logo depois esfregar nas panelas de alumínio, além de desincrustá-las é possível dar um brilho especial. Essa receita também é eficaz para limpar as chapinhas do fogão.

4 – Higieniza tapetes, carpetes e sofás

Basta diluir um pouco de vinagre na água para higienizar tapetes, carpetes e sofás de tecido. Essa mistura é altamente eficaz para eliminação de bactérias e fungos que costumam se alojar nessas superfícies.

5 – Elimina odores

Para eliminar odores de casa (principalmente o cheiro de cigarro), recomenda-se espalhar pequenos potinhos de boca larga preenchidos com vinagre.

6 – Limpa vidros

A mistura de água com vinagre de maçã também é excelente para limpar vidros, removendo manchas e deixando-os com brilho.

7 – Dá brilho em torneiras de metal

Borrifar um pouco de vinagre de maçã na esponja de aço e esfregar suavemente em torneiras de metal ajuda a desincrustar e dar brilho, evitando que elas fiquem com um aspecto opaco.

Qual a composição do vinagre de maçã?

O motivo desse vinagre ser tão eficaz reside nos diversos elementos contidos em sua composição, que são:

  • Ácido acético;
  • Ácidos láticos;
  • Ácidos málicos;
  • Ácidos cítricos;
  • Carboidratos;
  • Açúcares;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Sódio.

Como consumir o vinagre no dia a dia?


No que se refere à alimentação, o vinagre de maçã pode ser utilizado para:

  • Temperar carnes vermelhas (bovina e suína), aves e peixes;
  • Temperar saladas;
  • Preparo de conservas (batata, cebola, pimenta, pepino etc.);
  • Higienizar folhas (rúcula, almeirão, alface, agrião etc.). Obs.: fazer uma mistura de água com vinagre e, após lavar as folhas, deixá-las de molho nessa mistura por cerca de 15 minutos;
  • Marinar carnes e legumes.

Contraindicações

Pessoas que sofrem de úlceras estomacais ou problemas gástricos que se agravam com o consumo de substâncias ácidas, não é indicado o vinagre de maçã.

Além de usufruir de todos os benefícios do vinagre de maçã é essencial ter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras (preferencialmente orgânicos), beber 2 litros de água todos os dias e dedicar-se a uma atividade física. Essa é a combinação perfeita para ter mais saúde e qualidade de vida.

Fontes: 1, 2

 


Continue lendo sobre saúde natural: