Zimbro – O que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Onde Comprar

Embora este nome seja novidade para muitas pessoas, o Zimbro consiste em um dos itens procurados para o tratamento natural de várias enfermidades.

Para saber no que ele consiste e quais são os benefícios oferecidos, fique de olho no nosso artigo.

 

zimbro-benefícios

 

O que é Zimbro?

Trata-se de uma árvore em formato de arbusto que brota em solos secos, podres e até mesmo rochosos, sendo uma árvore bastante resistente.

Ela ficou muito conhecida em virtude de seu fruto, uma espécie modificada de pinha que possui aparência de bolinhas azuis ou pretas com suave sabor adocicado quando amadurecem.

Publicidade

Trata-se de uma árvore ainda mais comum na Noruega, Rússia, Ásia e América do Norte, sendo os frutos utilizados na fabricação de bebidas alcoólicas destiladas, principalmente do gin.

Benefícios que o Zimbro Oferece

Tem efeito calmante

Graças às substâncias naturalmente relaxantes desse fruto, ele é considerado um excelente calmante natural, utilizado no combate à ansiedade.

Além disso, ele contribui para acabar com a insônia (uma das consequências da ansiedade).

Reduz o inchaço corporal

Em virtude das propriedades diuréticas desse fruto, ele ajuda a eliminar o inchaço do organismo, na maioria das vezes causado pelo acúmulo de toxinas ou retenção de líquidos.

Isso também faz com que os rins e o fígado trabalhem melhor, já que a eliminação do líquido acumulado ajuda na limpeza desses importantes órgãos.

Publicidade

Age como anti-inflamatório

As substâncias naturalmente anti-inflamatórias dessa planta atuam no combate aos vírus, fungos e bactérias que provocam uma série de doenças, tais como dor de garganta, dores musculares, inflamações no intestino etc.

Além disso, esse fruto é reconhecido pelos efeitos positivos para tratamento do reumatismo, doença reconhecida pela inflamação que atinge ossos, articulações, músculos e tendões.

Favorece a circulação do sangue

O consumo do fruto de zimbro ajuda também a melhorar a circulação sanguínea, questão essencial para que o corpo como um todo fique mais saudável, evitando doenças cardíacas, derrames, trombose, problemas nos órgãos etc.

Inibe a acidez no estômago

O chá desse fruto é considerado um grande aliado para o bem-estar estomacal, agindo no tratamento de úlceras e favorecendo o fluxo adequado da bile e sucos gástricos, evitando que eles danifiquem o aparelho digestivo.

Ajuda a tratar doenças respiratórias

Graças às substâncias anti-inflamatórias e adstringentes contidas neste fruto, ele é de grande ajuda para o tratamento de doenças respiratórias como gripe, bronquite e até mesmo asma.

Evita cãibras

Principalmente no caso de atletas ou pessoas que praticam atividade física com frequência, o uso do óleo essencial desse fruto é ainda mais recomendado, já que ele evita as indesejáveis cãibras.

Isso é possível em virtude das propriedades antiespasmódicas desse fruto, que favorece a flexibilidade muscular.

Favorece a saúde bucal

Devido às substâncias naturalmente adstringentes desse fruto, outro dos benefícios do zimbro diz respeito à saúde bucal.

Ele auxilia no tratamento de dores de dente, melhora a saúde das gengivas e também elimina o mau hálito.

Melhora o aspecto da pele e dos cabelos

Além de oferecer excelentes benefícios para o organismo, o consumo do chá desse fruto está associado ao combate de diversos problemas da pele, tais como espinhas, cravos, irritação e excessiva oleosidade.

Esse efeito ocorre graças às propriedades anti-inflamatórias e adstringentes do fruto, fazendo com que os poros fiquem mais saudáveis e não acumulem impurezas.

Quanto ao cabelo, o consumo desse fruto, seja por meio do chá ou óleo essencial, é capaz de combater a queda e fortalecer os fios, conferindo a eles mais brilho.

Como Fazer o Chá do Zimbro?

Itens necessários

  • ½ litro de água mineral ou filtrada;
  • 2 colheres (sopa) de pó de zimbro.

Preparo

  • Em uma panela ou recipiente que possa ser aquecido, misturar a água com esse pó e levar ao fogo;
  • A partir do momento que iniciar a fervura, deixar ferver por 5 minutos;
  • Desligar o fogo, tampar o recipiente e aguardar esfriar por cerca de 10 minutos, fazendo com que a água absorva bem as propriedades do fruto;
  • Coar o chá com um coador de tecido e ingerir logo em seguida.

O uso desse chá deve ser moderado, já que esse fruto contém substâncias tóxicas. Por isso, recomenda-se ingerir entre 1 e 2 xícaras desse chá por dia e o uso não pode ser contínuo.

Contraindicações

Por mais que este fruto ofereça vários benefícios para a saúde e a beleza, ele não é indicado nos seguintes casos:

  • Pessoas que sofrem de nefrite (inflamação dos rins) ou que possuam qualquer outro tipo de doença renal;
  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;

Quais são os Efeitos Colaterais?

Quando utilizado de forma prolongada, em exagero ou inadequadamente, o consumo de zimbro poderá causar:

  • Intoxicação;
  • Ocorrência de problemas nos rins;
  • Desconfortos e problemas gastrointestinais;
  • Aumento de contrações uterinas (podendo chegar ao aborto);
  • Irritação na bexiga, causando dor ao urinar.

Onde comprar o pó e o óleo desse fruto?

Tanto o pó quanto o óleo de zimbro são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais (inclusive as virtuais) e em farmácias fitoterápicas.

É preciso consultar um médico antes de iniciar o consumo?

Sim. Sobretudo as pessoas que já sofrem de algum tipo de problema de saúde ou que fazem uso de medicamentos contínuos deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá ou óleo essencial.

Cada médico poderá avaliar, conforme histórico clínico do paciente, a possibilidade e a quantidade a serem ingeridas do chá, atuando em complemento ao tratamento prescrito.

Curiosidades sobre o zimbro

  • Esse fruto é muito utilizado na culinária, em tratamentos de aromaterapia e na elaboração de produtos cosméticos e de perfumaria, principalmente na Europa;
  • A árvore que dá origem a este fruto chega a viver 150 anos;
  • Outros nomes dados a este fruto são: fruto de Genebra, genebreiro, junípero, zimbrão e junipo;
  • O aroma e o sabor desse fruto são bem marcantes, sendo por este motivo empregado em diversas situações.
Publicidade

Todas essas informações sobre o zimbro demonstram como ele pode oferecer benefícios desde que bem utilizado e obedecendo às contraindicações apontadas, sempre contando com orientação médica.

 

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


cinco + 18 =