Banho de Alecrim – Para que Serve, Benefícios e Como Fazer

Você já deve ter ouvido falar que o banho de alecrim traz boas energias, a erva é muito conhecida por eliminar a fadiga, estresse e demais problemas emocionais que assolam as pessoas com as vidas aceleradas nesse mundo moderno.

Se você quer saber como funciona o banho de alecrim e seus benefícios, continue lendo esse artigo.

 

banho-de-alecrim-benefícios

 

Para que serve o banho de alecrim

O alecrim é uma erva muito utilizada na culinária, mas também para fazer chás devido seu efeito analgésico, anti-inflamatório, antioxidante e estimulador do sistema imunológico que ajuda a prevenir inúmeras doenças.

Além disso, o alecrim tem demonstrado grande influência na estimulação física e mental quando usada na forma de imersão do corpo. A erva é reconhecida nos tratamentos terapêuticos como grande aliada nos cuidados dos males do corpo e da alma.

Publicidade

Erva Sagrada

Mas, essa descoberta sobre o alecrim não é de hoje, na idade média já se utiliza a erva contra mau olhados e quebrantes, por isso, até hoje o alecrim é objeto de estudos de várias crendices.

Chamada de ” erva sagrada” pelos gregos e os romanos o alecrim também era utilizado perto dos túmulos e das flores para afastar os espíritos ruins. Quando alguém buscava algum tipo de proteção, carregava um ramo de alecrim ou fazia banhos com a erva. Ou seja, desde a antiguidade, o alecrim é conhecido como imã para coisas boas mantendo as pessoas livres do mal.

Benefícios do banho de alecrim

O banho de alecrim tem efeitos terapêuticos que combatem problemas emocionais, cansaço físico, falta de auto estima, dificuldade de aprendizagem, ansiedade e outros. Revigora a mente, mas também o corpo, pois também tem ação no combate a algumas dores e enfermidades. Confira:

1- Combate o estresse e a depressão

O banho de alecrim estimula a mente afastando toda a negatividade que ronda a vida da pessoa, pois erva aumenta o funcionamento das glândulas suprarrenais responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo ao acordar, com isso, alivia a carga de estresse.

Na realidade, o alecrim é um tônico para o sistema nervoso, pois ele relaxa os músculos, acalma os nervos e aumenta o fluxo de sangue para o cérebro conferindo uma boa memória e melhoria nas funções cognitivas.

Publicidade

Outro ponto de ação do alecrim é o aroma que baixa os níveis do hormônio cortisol fazendo com que o organismo relaxe mais tranquilamente.

2- Previne o reumatismo

A erva contém flavonóides, uma substância que melhora a circulação do sangue, fortalece os vasos sanguíneos e estimula o fluxo de sangue nos tecidos do corpo todo. Devido a isso, o corpo fica mais relaxado e com uma circulação melhor que ajuda no tratamento de portadores de reumatismo.

O banho de alecrim é calmante, é indicado para aliviar as dores no corpo causados pelo reumatismo, artrite, ciática e dores musculares proporcionando uma sensação de bem estar.

3- Impede a queda de cabelo e a calvície

Como citado acima, o banho de alecrim é muito útil para melhorar a circulação do sangue em todo corpo, a oxigenação das células elimina não só as dores do corpo, mas também fortificam o bulbo capilar impedindo que os cabelos caiam.

Quando há uma boa circulação no couro cabeludo, os fios crescem e não há ocorrências de caspas, seborréia e outros problemas como a calvície.

4 – Acaba com desanimo e baixa estima

O banho de alecrim renova as forças, dá energia e melhora a capacidade mental, certamente vai mudar o humor para desempenhar as atividades diárias. As propriedades antioxidantes da erva auxiliam na manutenção do sistema nervoso, isso indica que o alecrim renova as células para que o corpo consiga lidar com situações de estresse.

A erva tem seu uso medicinal aprovado, por isso, é possível aliar com banhos de alecrim o consumo de chás que potencializem o aumento da auto estima. Para isso, basta pegar um ramo de alecrim fresco e deixar descansar em um copo da água por alguns minutos. Se preferir, adoce e beba em seguida.

O chá de alecrim promove a tranqüilidade, melhora a digestão, limpa o fígado e desintoxica o organismo de todas as impurezas devido seu efeito antioxidante.

Como fazer o banho de alecrim

Agora, você vai aprender a fazer o banho de alecrim. Para isso, siga as instruções abaixo:

Ingredientes

  • 3 litros de água
  • 1 punhado de ramos de alecrim, mas tem que ser frescos e não desidratados

Modo de fazer

1-  Os 3 litros de água devem estar quentes, portanto, você deve ferver a água;

2- Coloque a água quente em uma bacia;

3- Lave os ramos de alecrim e adicione eles na água quente da bacia;

4- Deixe esse preparo descansar por alguns minutos, até que a temperatura da bacia esteja morna e dê para se banhar com ela;

5- O banho de alecrim deve ser feito depois da sua higienização, ou seja, primeiro você deve tomar um banho das cabeças aos pés, depois disso, desligue o chuveiro e jogue a água com alecrim vagarosamente sobre o corpo;

Atenção: O banho de alecrim deve ser jogado do pescoço para baixo, enquanto isso, pense em coisas positivas como uma nova oportunidade no trabalho, no amor e outras energias boas.

6- Não se enxágüe. Agora, você vai se secar com uma toalha de cor clara;

7- Jogue fora o alecrim, ele vai levar com ele todas as coisas negativas que estavam no seu corpo.

O banho de alecrim pode ser feito toda a semana, a maioria dos adeptos dessa prática fazem esse procedimento a cada 15 dias. Mas isso vai depender do seu objetivo.

 

 

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


vinte + 5 =