A cânfora de jardim é uma planta rasteira com folhas verdes acinzentadas da família das asteráceas, ela também é conhecida como macelinha canforada, canforeira ou somente cânfora. O seu nome científico é Artemísia Camphorata, seu uso é muito difundido entre os índios devido suas propriedades medicinais.
No Brasil, o cultivo da cânfora de jardim é dada no Sul e Sudeste devido a altitude e o clima subtropical. Continue lendo esse artigo e saiba tudo essa planta rica em óleos essenciais e aromáticos.
Propriedades
Essa planta tem bastante propriedades medicinais, por isso, pode ser utilizada como chá e uso tópico em compressas, pomadas, talcos, etc. Os flavonóides, ácidos orgânicos e óleos essenciais são seus principais componentes, portanto sua ação é:
- Calmante;
- Analgésica;
- Anti inflamatória;
- Cicatrizante;
- Antisséptica;
- Descongestionante;
- Antireumática;
- Sedativa;
- Antiepilética.
Para que serve
Muitas já ouviram falar da cânfora de jardim, pois ela está presente em loções e cremes que utilizamos, porém, poucas pessoas a conhecem de verdade, por isso, ela é considerada uma planta exótica que oferece inúmeras formas de utilização, pois seus efeitos repelentes, fungicidas e herbicidas conferem muitas funcionalidades na medicina natural.
A cânfora de jardim deve ser utilizada com sabedoria para fazer infusões, inalações, compressas e a fabricação de pomadas, tinturas. Entretanto, há pesquisas que afirmam que o uso exagerado dessa planta pode ser tóxico, por isso, é preciso usar com sabedoria para promover todos os benefícios para a saúde.
Benefícios
As propriedades da cânfora de jardim são utilizadas para tratar inúmeras condições de saúde, pode-se destacar as principais, que são:
1- Trata dores musculares e reumáticas
Muitos cremes para fazer massagem nas pernas trazem a cânfora de jardim como composição, pois ela ajuda a diminuir o inchaço das pernas e também as dores musculares causadas por torções, contusões e câimbras. O seu aroma e frescor e inconfundível, no cenário esportivo, muitos atletas utilizam sprays, géis e cremes com esse composto.
Para dores de reumatismo, a chá da planta é um grande aliado.
2- Trata distúrbios cardíacos
A cânfora de jardim é uma grande estimuladora do músculo cardíaco fazendo com que o sangue flua melhor para as outras áreas do corpo. É comum, o uso de géis de massagem com a planta serem utilizadas por pessoas que possuem problemas má circulação.
3- Trata bronquites e resfriados
O seu aroma tem poder descongestionante e ação expectorante que ajuda a melhorar a respiração de pessoas que sofrem com problemas respiratórios.
4- Ajuda tratar problemas do sistema nervoso
A cânfora de jardim estimula o sistema nervoso, por isso, é uma grande aliada no alívio do estresse, sintomas de ansiedade e depressão.
5- Minimiza erupções cutâneas (feridas, frieiras e acnes)
A ação antisséptica da planta ajuda a tratar essas condições, nesse caso, é usado como compressas e banho no local afetado. Uma boa forma de aproveitar os benefícios é amassar as folhas da cânfora de jardim e fazer um cataplasma.
Além dos benefícios já citados da planta, existem outras aplicações que apresentam bons resultados como o uso como antissépticos para os pés, as propriedades desodorizam o mau cheiro e eliminam os fungos que provocam frieiras.
Cânfora de jardim – Como Usar
O uso da cânfora de jardim pode ser feito internamente ou externamente. Entretanto, é necessário que se utilize somente a posologia indicada, já que há indícios de intoxicação diante do uso em excesso.
Uso externo
É comum encontrarmos no mercado géis, pomadas e cremes para fazer massagem, essa forma de uso é aplicada em caso de dores musculares. O produto também é encontrado em forma de talco para ser aplicado nos pés para desodorizar e tratar frieiras.
As compressas e cataplasmas podem ser aplicados de 3 a 4 vezes ao dia em cima dos ferimentos e acnes. Para isso, você pode esmagar as folhas e deixá-las descansar em água morna por uns alguns minutos e aplicar em cima da área em precisa tratar.
Para problemas respiratórios pode ser feita a inalação. Ferva 1 litro da água com algumas folhas frescas de cânfora de jardim e prepare a vaporização. É indicada 3 sessões diárias dessa inalação como expectorante. Pessoas que sofrem de sinusite também podem se beneficiar desse preparo.
O cheiro forte da cânfora de jardim também tem funcionalidades repelentes de insetos, traças e aranhas. Por isso, é muito utilizado em aromatizadores de ambientes.
Uso interno
O uso de chá de cânfora de jardim também é indicado para tratar dores reumáticas. Para fazer o chá, você vai precisar de:
- 300 ml de água
- 4 folhas frescas de cânfora de jardim
OU
- 500 ml de água
- 2 colheres de cânfora de jardim desidratadas
Modo de fazer:
1- Ferva a água e desligue;
2- Adicione as folhas e deixe descansar por 15 minutos;
3- Coe e beba;
A posologia indicada é de duas xícaras ao dia.
Efeitos colaterais
O uso prolongado e em exagero das compressas podem causar irritação na pele, mas quando utilizado dentro das recomendações corretas a planta não exerce nenhum malefício a saúde.
Contraindicações
Mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 6 anos não podem utilizar a cânfora de jardim internamente. Antes de usar externamente, é preciso verificar se a pessoa não é alérgica as propriedades da planta.
Pessoas que possuem problemas gastrointestinais e renais também devem evitar o consumo interno da planta.