Como Acabar com o Ácaro de Forma Natural e Caseira

Para quem deseja ter um lar livre de agentes alérgicos e prejudiciais à saúde, nada melhor que saber como acabar com o ácaro de forma natural.

Para saber quais são os melhores métodos, como utilizá-los e obter outras dicas para evitar esses “invasores”, confira nosso artigo.

 

Como Acabar com o Ácaro de Forma Natural e Simples

 

Quais são os locais mais propensos a ácaros?

Antes de saber os melhores métodos para acabar com o ácaro, é preciso saber onde aplicá-los, ou seja, quais locais são mais propensos ao aparecimento deles. Esses locais são:

  • Travesseiro;
  • Colchão;
  • Almofadas;
  • Tapetes;
  • Cortinas;
  • Sofás em tecido de pano;
  • Ursos de pelúcia;
  • Roupas de cama que possuem tecidos mais grossos ou felpudos.

Quais danos os ácaros causam para a saúde?

2 maneiras de como acabar com o ácaro de forma natural

Mistura de álcool com vinagre

Essa é uma das misturas mais eficazes tanto para remoção (e prevenção) dos ácaros quanto para muitas formas de higienizar a casa.

Publicidade

Itens necessários

  • 1 frasco borrifador;
  • 500ml de álcool;
  • 500ml de vinagre branco.

Preparo

No frasco borrifador, colocar o álcool e o vinagre, tampar o frasco e agitar bem.

Aplicação

Borrifar bem essa mistura em todos os locais mais propensos a ácaro e deixá-los tomando luz solar.

Publicidade

Vinagre de maçã com água

A mistura do vinagre com água também é outra das mais potentes contra os ácaros. Além disso, ela evita a proliferação de bactérias, vírus e fungos nocivos à saúde.

Itens necessários

  • 1 frasco borrifador;
  • 500ml de água;
  • 500ml de vinagre de maçã.

Preparo

Misturar bem esses dois ingredientes no frasco borrifador.

Aplicação

Aplicar essa mistura em todos os locais propensos à presença de ácaros, deixando-os em um lugar com bastante luz solar e ventilação.

Dicas essenciais para evitar os ácaros

Além de aplicar essas misturas caseiras para acabar com o ácaro, é imprescindível adotar outras medidas fundamentais tanto na prevenção quanto no combate a esses parasitas. Essas medidas são:

Manter os ambientes sempre bem arejados

Um dos fatores mais responsáveis pelo acúmulo dos ácaros são os ambientes úmidos e escuros.

Por esta razão, é necessário que os ambientes estejam sempre secos, com boa iluminação e bem arejados, evitando que os ácaros se multipliquem em tapetes, cortinas, colchões, travesseiros etc.

Manter o ambiente limpo

Sejam ambientes domésticos ou de trabalho, para evitar ácaros é necessário que todos os cômodos e salas estejam sempre bem limpos.

Ou seja, em nenhuma hipótese deve-se deixar lixo acumulado; chão ou móveis com excesso de pó; louça muito tempo na pia; banheiros sem lavar etc.

Isso é um verdadeiro chamariz para os ácaros e também diversos tipos de fungos, bactérias e vírus que podem causar sérios problemas de saúde.

Trocar as roupas de cama e banho com frequência

Tanto fronhas quanto lençóis e toalhas de banho/rosto devem ser trocados no mínimo de 1 a 2 vezes por semana, devendo ser lavados preferencialmente com sabão em pó e vinagre de maçã.

O motivo disso é que o vinagre (conforme já dito), funciona como um excelente limpador natural, perfeito também para lavagem de roupas.

Utilizar o aspirador de pó

Para deixar o ambiente livre da poeira que funciona como um “ninho” de ácaros, é necessário aspirar a casa com frequência, tanto o piso quanto tapetes, cortinas, carpetes, ursos de pelúcia etc.

Optar por tecidos menos felpudos

Na hora de escolher roupas de cama, mesa e banho, tapetes e/ou cortinas, é fundamental optar por tecidos mais práticos de limpar e menos felpudos, evitando o acúmulo de ácaro.

Sobretudo para quem tem crianças em casa, esta é uma regra de ouro. Em casos mais graves de reações alérgicas a ácaros, recomenda-se, inclusive, substituir as cortinas em tecido por persianas, eliminar os ursos de pelúcia e evitar tapetes com tecidos grossos. É um dos métodos de como acabar com o ácaro de forma natural e simples.

Arejar e trocar os travesseiros com frequência

Embora muitas pessoas não se atentem para isso, os travesseiros e almofadas devem ser constantemente colocados no sol para retirar qualquer resquício de mofo ou umidade.

Além disso, sobretudo os travesseiros devem ser trocados com frequência entre 1 e 2 anos, sobretudo no caso de crianças, idosos, pessoas que transpiram demais ou até mesmo no caso daquelas que sofrem de alguma doença.

Colchões devem ser colocados no sol

Na medida do possível, tanto para quem mora em casas quanto em apartamentos, é necessário ao menos uma vez por mês retirar o colchão da cama e colocá-lo em um local que tome luz solar, deixando o colchão exposto aos raios solares cerca de 30 minutos preferencialmente de manhã (quando o ar está mais limpo).

Como deixar o organismo mais resistente aos ácaros?

Além de atuar nos cuidados do ambiente e saber como acabar com o ácaro de forma natural, é essencial também fortalecer o organismo, tornando-o mais resistente à ação desses agentes. Para isso, é preciso:

Fortalecer as defesas imunológicas

O primeiro passo para tornar o organismo mais resistente à ação dos ácaros é fortalecer as defesas imunológicas.

Para isso, é necessário cuidar da alimentação, buscando ingerir alimentos ricos em vitamina C, peixes (especialmente atum e sardinha), optar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais etc. e também adotar a prática de uma atividade física de forma regular.

Consultar um médico

Para identificar os motivos de as pessoas (principalmente crianças e idosos) serem tão sensíveis aos ácaros, é necessário consultar um médico, buscando verificar se tais pessoas são alérgicas ou possuem algum tipo de doença respiratória como asma, bronquite ou até mesmo baixa imunidade.

Consumir alimentos que combatem alergias

Uma alimentação saudável para combater as alergias e fortalecer as pessoas contra a ação dos ácaros envolve consumir principalmente os seguintes itens:

  • Alho;
  • Cebola;
  • Salsinha;
  • Gengibre;
  • Espinafre;
  • Couve-manteiga;
  • Brócolis;
  • Laranja;
  • Kiwi.

Ingerir água

A água é essencial para manter o corpo saudável e distante do alcance prejudicial de vírus e bactérias.

Por isso, é necessário beber 2 litros de água todos os dias, tornando o organismo mais forte.

Publicidade

Com todas essas dicas de como acabar com o ácaro de forma natural e também cuidar da saúde, certamente toda família será beneficiada.

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


onze − sete =