Como Fazer Adubo Caseiro para Horta e Jardim?

Saber como fazer adubo caseiro é uma medida fundamental para quem possui hortas e/ou jardins em casas ou apartamentos. Para obter dicas simples de como preparar este adubo, deixando as plantas muitos mais bonitas, confira nosso post.

 

como fazer adubo caseiro

Como fazer adubo caseiro?

Antes de mais nada, é preciso separar um recipiente para colocar diariamente os itens que serão utilizados para o adubo.

De forma geral, é necessário separar: borras de café, cascas de ovo, cascas de frutas e legumes, folhas de alface e demais verduras que não foram consumidas nas refeições.

É necessário enfatizar que no adubo caseiro não devem ser colocados restos de comidas prontas (carnes, feijão, arroz etc).

Publicidade

Receitas de adubos caseiros

Utilizando casca de banana

A casca de banana é rica em diversas vitaminas e demais substâncias muito favoráveis à nutrição dos vegetais. Para fazer o adubo com esta casca, basta cortá-la (ainda fresca) em pedacinhos bem pequenos e colocá-los na terra do jardim, horta e nos vasos com plantas, cobrindo as cascas com um pouquinho de terra.

Usando borra de café

Esta é uma das maneiras mais simples de como fazer adubo caseiro. Após coar o café, é preciso aguardar a borra esfriar (ela não deverá conter açúcar).

Despejar a borra fria em um recipiente e misturá-la com um pouquinho de terra. Depois disso, despejar essa mistura onde as plantas estão, ou seja, no jardim, horta ou vasos.

Utilizando cascas de ovo

Para fazer este adubo, basta separar as cascas de ovo utilizados nas refeições, colocar essas cascas em uma assadeira e deixar no forno cerca de 10 minutos (até que elas fiquem bem secas).

Depois disso, é preciso retirar as cascas do forno e triturá-las no liquidificador (sem qualquer adição de água), formando uma espécie de farinha de casca de ovo.

Depois de triturá-las bem, basta colocar esta “farinha” na terra das plantas e regar logo em seguida, preferencialmente durante o dia, quando a luz solar potencializará a síntese dos nutrientes.

Folhas secas ou grama

As folhas secas ou gramas recém extraídas do solo também consistem em excelentes adubos naturais. Basta utilizar pequenos punhados de folhas secas ou grama e colocá-las nos locais onde está a horta ou o jardim.

Dicas extras de como fazer adubo caseiro

  • Para que estes adubos ajam com eficácia, é necessário regar as plantas adequadamente, ou seja, de acordo com o tipo de cada uma delas;
  • Esses adubos caseiros devem ser colocados nos jardins ou hortas no mínimo 1 vez por semana, fertilizando a terra e deixando as plantas mais resistentes;
  • Sobretudo em apartamentos, o local escolhido para pequenas hortas ou jardins deve ser bem arejado e iluminado com luz solar, pois esses fatores são fundamentais para o crescimento e saúde das plantas;
  • No caso de hortas ou plantas ornamentais colocadas em vasos, é preciso verificar se o tamanho dos vasos atende às necessidades de crescimento das plantas.

Todas essas sugestões de como fazer adubo caseiro são de suma importância para manter hortas e jardins sempre saudáveis sem utilizar compostos químicos prejudiciais ao meio ambiente.

Publicidade

Imagem: vizinhonovo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*