Como Fazer uma Horta Orgânica em Casa – Dicas Simples.

Em nome de uma alimentação mais saudável e até mesmo pelo desejo de ter um espaço verde onde moram, cada vez mais pessoas desejam saber como fazer uma horta orgânica em casa. Para saber por onde começar estruturar esta horta, basta conferir nosso post.

Passo a passo de como fazer uma horta orgânica em casa

Delimitar o espaço

O primeiro passo que envolve a elaboração de uma horta orgânica seja em casa ou apartamento, trata-se de definir o espaço que será utilizado.

Em caso de casas com amplo espaço no quintal ou jardim, basta fazer um cerco, delimitando o solo que será utilizado para a horta. Já com relação a apartamentos, é preciso um pouco mais de atenção devido ao pouco espaço.

Deve-se escolher o cultivo em vasos médios e pequenos, sendo que eles deverão ficar em um local bem arejado e que receba iluminação solar, ou seja, próximo de janelas.

Preparar a terra

Antes de efetuar o plantio, é indispensável preparar a terra, esteja ela no próprio solo ou nos vasos. No caso de hortas orgânicas, deverá ser feito um preparo de adubo caseiro, não utilizando qualquer tipo de agrotóxico. É exatamente a ausência de produtos químicos que caracteriza uma horta como orgânica.

Geralmente a preparação da terra dura em torno de 20 dias, sendo necessário utilização dos fertilizantes orgânicos e também de água e luz solar.

Escolher as plantas

Preparada a terra, é o momento de iniciar o plantio. A escolha das mudas e sementes devem ser feitas com cuidado, buscando sempre as melhores.

Essas mudas e sementes podem ser encontradas em muitos locais: feiras livres, grandes supermercados, lojas especializadas em horta e jardim etc.

Nesta fase, é interessante fazer uma breve pesquisa na internet buscando verificar qual a quantidade ideal de água para cada hortaliça, qual o período adequado para expô-las ao sol etc.

Fazer a manutenção da horta

Para manter a horta saudável, é indispensável fazer uma boa manutenção, aplicando adubo caseiro ao menos uma vez por semana, aguando corretamente etc.

O crescimento da horta também deve ser observado, buscando identificar e corrigir possíveis problemas como presença de insetos, por exemplo.

Quais hortaliças são mais recomendadas?

Saber como fazer uma horta orgânica em casa também requer escolher as hortaliças que mais se adaptam a cada ambiente.

Em casa

Nos espaços maiores (geralmente diretamente no solo) é possível plantar alface, couve, cenoura, almeirão, rúcula, salsa, cebolinha verde etc.

Em apartamentos

No caso de apartamentos, onde geralmente o espaço é menor, recomenda-se optar por plantas mais fáceis de cuidar, geralmente utilizadas como temperos e na elaboração de chás.

Essas plantas são: alecrim, hortelã, salsa, arruda, cebolinha verde, orégano, manjericão, melissa, erva-doce, tomilho, pimenta malagueta etc.

Como deixar sua horta mais bonita?

Na hora de aprender como fazer uma horta orgânica em casa ou apartamento, é indispensável deixar o ambiente bem bonito, utilizando vasos coloridos, pequenas plaquinhas decorativas contendo o nome de cada planta etc.

A internet está repleta de excelentes ideias de como fazer uma horta orgânica em casa com alta qualidade, obtendo hortaliças saudáveis e deixando o espaço muito mais bonito e aconchegante.

Imagem: lar-natural.com.br

Fontes:

1, 2


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*