Como Plantar Alface em Casa de Maneira Simples?

Um número cada vez maior de pessoas deseja aprender como plantar alface em casa, isso considerando casas térreas e também apartamentos.

Esse aprendizado permite uma alimentação muito mais saudável, livre de agrotóxicos e, ainda por cima, torna o ambiente das sacadas e dos quintais muito mais verdes e aconchegantes, impactando de forma positiva no meio ambiente.

Passo a passo de como plantar alface em casa

Escolher o lugar

Em casas térreas que contam com maior espaço ao ar livre, torna-se mais fácil delimitar o local onde será plantada a alface. Neste caso, basta apenas fazer uma espécie de cerco, estabelecendo o local dedicado ao cultivo desta hortaliça.

Já com relação a apartamentos, é necessário definir um espaço que receba luz solar pelo menos por um período de 5 horas. Ou seja, a alface deverá ser plantada em vasos que deverão estar localizados na varanda/sacada ou próximos de janelas.

Publicidade

Preparar a terra

Para que a alface cresça saudável e bem verdinha, é indispensável que a terra seja bem preparada. Isso requer uso de adubos orgânicos, água e luz solar durante um período de 20 dias antes de plantar as sementes, sejam elas colocadas diretamente no solo ou em vasos.

Com relação aos vasos, é indicado que eles contenham pequenos furos na parte inferior, responsáveis por escorrer a água (evitando o acúmulo de mofo nas raízes).

Os especialistas no assunto mencionam que, para evitar que a terra escorra, deve-se forrar o fundo do vaso com pedrinhas ou pedacinhos de madeira.

Diariamente, a terra deve ser mexida com uma espátula própria para horta/jardim. O ideal é que antes de colocar as sementes, a terra esteja bem fofa.

Plantar as sementes

No momento de escolher as sementes, uma das etapas de como plantar alface em casa, é indispensável optar por aquelas de melhor qualidade, geralmente encontradas em feiras livres ou em lojas especializadas em sementes e/ou jardinagem.

Dica importante: os especialistas em cuidados com horta mencionam que durante o período de germinação das sementes, recomenda-se que os vasos não sejam diretamente expostos ao sol. Além disso, as sementes não devem ser colocadas muito juntas.

No momento em que as folhas de alface começarem a brotar, aí sim é o tempo exato de colocá-las para tomar sol (preferencialmente no período da manhã).

Regar as folhas de alface

Com relação ao processo de regar a alface, recomenda-se que ele seja feito diariamente (preferencialmente ao final da tarde).

Publicidade

É preciso enfatizar que não deve-se encharcar a planta, basta regar até que a terra fique com água suficiente para que fique úmida até o dia seguinte.

Cuidar da manutenção da horta

Ao menos 1 vez por semana, a terra onde está plantada a alface deverá ser adubada com adubos caseiros, já que eles são mais eficazes que os produtos químicos. Além disso, não oferecem qualquer risco para a saúde. E finalmente, após um período que varia entre 60 e 90 dias, as folhas estarão prontas para serem consumidas.

Para quem deseja saber como plantar alface em casa, uma dica especial é caprichar na escolha dos vasos, podendo escolher também recipientes coloridos e adicionar plaquinhas criativas na horta. Isso torna o ambiente muito aconchegante.

Imagem: hortas.info

Fontes:

1, 2

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*