Diferença Entre a Amora e a Framboesa e seus Benefícios

A amora e a framboesa são duas frutas muito parecidas, por isso, causam muita confusão na hora de sua diferenciação. Nesse artigo, você vai entender a diferença entre a amora e a framboesa e seus benefícios.

Diferença Entre Amora e Framboesa e seus Benefícios

Amora

A amora é uma fruta de aproximadamente 3 cm roxinha que também pode ser encontrada nas cores vermelhas e branca, sua principal característica é o conglomerado de bolinhas que compõe a sua aparência exótica.

A amoreira é uma planta com caule bem resistente e com espinhos podendo chegar até 3 metros de altura também é utilizada para fins medicinais, pois possui várias propriedades que fazem muito bem para a saúde. Seu nome científico é Rubus Fruticosus e sua origem é asiática, porém, é muito encontrada na África e na América.

O seu delicioso fruto é muito utilizado para a criação de doces, geleias, sorvetes, compotas, vinhos e até vinagres.

Publicidade
Publicidade

Framboesa

A framboesa geralmente é muito confundida com a amora, pois possui características semelhantes como a coloração, tamanho e o formato. A framboeseira é uma planta arbustiva de caule reto que crescem no máximo 1,5 de altura e não tem espinhos pontudos, diferente da amoreira que cresce muito mais e possui espinhos.

A framboesa é um fruto oco no meio, enquanto que amora tem polpa homogênea. A framboeseira é mais fácil de se encontrar no Brasil, pois ela suporta o clima de até 7 graus, já no caso da amora, é cultivada somente em pequenas terras no sul do País por que elas exigem um clima mais frio e úmido com aproximadamente 150 horas de temperaturas abaixo de 7 graus.

Principais Diferenças entre a Amora e a Framboesa

Sabor: A framboesa é mais azedinha, suave e possui um perfume doce, enquanto que a amora é mais ácida e com paladar mais intenso.

Facilidade de encontrar: A framboesa é mais fácil de encontrar no Brasil devido as condições climáticas.

Coloração: Embora parecidas, pois são da mesma família Rubus, a framboesa é uma tonalidade mais clara do que a amora.

Formato: Quase iguais, porém, a amora é, mas comprida, enquanto que a framboesa é mais arredondada.

Textura: A framboesa é oca por dentro, enquanto que a amora não, ela possui uma massa interna abundante.

Utilização: Ambas as frutas são utilizadas para fazer doces, iogurtes, sorvetes, compotas, geléias, vinhos e vinagre.

Publicidade
Publicidade

Agora que você já sabe as diferenças entre a amora e a framboesa, continue lendo esse artigo para conhecer os seus benefícios para a saúde.

Diferenças entre a Amora e a Framboesa e seus Benefícios

As frutas silvestres encantam os olhos, pois são atrativas. Além disso, são ricas em nutrientes e fazem muito bem a saúde, vale a pena incluir na alimentação diária. Confira as diferença entre a amora e a framboesa e seus benefícios:

Benefícios da Amora

A amora é uma fruta que possui propriedades antioxidantes que atuam contra os radicais livres que fazem mal a saúde das células de DNA, dessa forma, são evitadas inúmeras doenças. Além disso, a frutinha pequena e roxa contém muitas fibras, vitamina C e minerais (potássio, zinco, magnésio e ferro) que proporcionam os seguintes benefícios:

  • Previne câncer;
  • Combate a anemia;
  • Previne o envelhecimento precoce das células e também da pele (retardando as rugas e linhas de expressão);
  • Promove a saúde dos olhos;
  • Aumenta a resistência imunológica;
  • Faz bem para o coração (reduzindo o colesterol e reforçando o sistema nervoso);
  • Controla o açúcar no sangue (bom para os diabéticos);
  • Fortalece os cabelos;
  • Melhora a memória;
  • Purifica o sangue;
  • Protege a pele contra os raios solares que fazem mal a saúde devido o ácido elágico presente na fruta.

A amora é uma fruta muito benéfica para o organismo, além disso, contém baixo teor de açúcar podendo ser consumida de forma mais tranqüila em forma de sucos, fruta in natura e geléias.

As folhas da amoreira também estão fazendo muito sucesso, inclusive sendo indicada por médicos ginecologistas devido suas propriedades medicinais para controlar os hormônios femininos no tratamento da menopausa e sintomas típicos da TPM como cólicas, dores e náuseas.

O uso da folha de amoreira também se estende para eliminação de toxinas no organismo, evitar a retenção de líquidos e grande aliado no emagrecimento.

Benefícios da Framboesa

Saborosas e com baixa calorias a framboesa é uma fruta indicada para consumo diário. Ricas em manganês cálcio, ácidos graxos, vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras e com propriedades antioxidantes essa fruta contribui para a saúde com uma boa quantidade de benefícios, confira:

  • Fortalece os olhos;
  • Combate inflamações causadas por fungos;
  • Fortalece os cabelos estimulando seu crescimento;
  • Age na prevenção do câncer;
  • Ajuda na digestão;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Aliada no combate a problemas de pele como eczemas e psoríase;
  • Controla o açúcar no sangue;
  • Fortalece os ossos;
  • Melhora problemas de inflamação nas articulações como a artrite;
  • Bom para a saúde vascular;
  • Previne infecção no trato urinário;
  • Bom para grávidas, ajudam a evitar malformações no bebê.

É fácil perceber que as diferença entre a amora e a framboesa e seus benefícios são muito semelhantes, diferenciados apenas por pequenos detalhes. Ambas as frutas podem fazer parte do seu cardápio no café da manhã, sobremesas ou refeições intermediárias, além de deliciosas, elas são incrivelmente benéficas para o nosso sistema imunológico.

Devido ao clima do nosso País, é mais fácil encontrar framboesas do que amoras, sua época de colheita é entre dezembro e janeiro, enquanto que a amora é de setembro a novembro.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


catorze − 1 =