Eliminar Fungos das Unhas de Forma Natural – 7 Dicas

Infecções causadas por fungos nas unhas dos pés e das mãos são muito comuns, e costumam provocar a descamação, descoloração e o enfraquecimento das unhas. Mas, trata-las não é difícil, uma vez que existem uma série de elementos que podem eliminar fungos das unhas de forma natural.

Eliminar fungos das Unhas de Forma Natural

Fungos nas Unhas

A micose, causada por esses fungos, é mais comum nas unhas do pé, devido à utilização de sapatos fechados, meias e sua exposição mais constante à locais quentes e úmidos. Mas sua proliferação não está somente ligada ao ambiente em que estão expostas as unhas, estando ligada também à algumas enfermidades e ações, tais como:

  • Diabetes;
  • Suor excessivo;
  • Psoríase;
  • Problemas circulatórios;
  • Baixa imunidade;
  • Lesões pré-existentes nas unhas;
  • Andar descalço em lugares públicos;
  • Fazer uso piscinas ou chuveiros públicos;
  • Não secar bem as unhas.

Essa infecção é comum em todos os lugares, atingindo cerca de 4% da população mundial, em sua maioria homens. Ela serve de alerta para cuidados básicos e diários, que esquecemos de ter no dia a dia e que podem provocar doenças mais graves.

Como Evitar Fungos das Unhas

  • Não roa as unhas – ao mesmo tempo que você expõe as camadas menos superficiais dela, eliminando sua proteção, as unhas são locais propícios para o acúmulo de bactérias e micro-organismos, que em contato com a boca, podem ser transmitidos para seu organismo.
  • Lave e seque bem as unhas dos pés e das mãos, seja na hora de lavar as mãos ou tomar banho. Lembre-se que a umidade favorece a proliferação de fungos.
  • No verão, dê preferencia para sapatos abertos e que não sejam apertados.
  • Procure usar meias de algodão, que facilitam a circulação do ar, diferente dos outros tecidos.
  • Não compartilhe objetos de manicure ou pedicure com ninguém, procure sempre levar os seus utensílios quando for ao salão.
  • Desinfete sempre com álcool os objetos de manicure e caso não possa leva-los ao salão, certifique-se de que todos os utensílios estão sendo devidamente esterilizados no local.

Como Eliminar Fungos das Unhas de Forma Natural

Vinagre de maçã

O ácido do vinagre de maçã é formado por um composto que ajuda a erradicar fungos, isto é, suas propriedades alcalinas regulam o pH da pele, impedindo os fungos de se proliferarem. Uma das maneiras de eliminar fungos das unhas de forma natural.

Publicidade
Publicidade

Para usá-lo é simples, basta preparar uma solução com partes iguais de água e vinagre de maçã, deixando os pés ou as mãos mergulhados nela por cerca de 20 minutos. Lembre-se de secar muito bem a região de aplicação. Vale também, passar um creme hidratante após o processo, uma vez que o ácido do vinagre pode ressecar a pele.

Alho

O alho possui ação antibiótica e antimicrobiana, isto é, é ideal para tratar infecções, eliminar germes, fungos e outros micro-organismos. A melhor forma de utilizá-lo é fazer uma pasta de alho, para que ele atue de maneira mais concentrada.

Para fazer, deve-se amassar cerca de 10 dentes de alho até que virem uma verdadeira pasta. Depois, coloque em um recipiente com água morna, deixando a mistura repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, o composto já está pronto para ser utilizado e basta mergulhar as unhas nele durante 15 minutos por dia.

Você também pode misturar o alho com azeite de oliva, em substituição à água, o que deixa a mistura mais densa. Dessa forma, ela pode ser aplicada diretamente sobre as unhas. Nesse caso, deixe agir por cerca de 30 minutos. Repita o processo todos os dias, durante algumas semanas.

Outro composto a base de alho, azeite e cravo, pode ser utilizado no combate aos fungos, para isso, basta colocar dois dentes de alho bem amassado dentro de um recipiente, acrescentar 5 cravos e 2 colheres de sopa de azeite. Depois, feche-o e guarde em local iluminado para que ele receba calor – mas não diretamente no sol. Após 5 dias, coe a mistura e utilize o óleo proveniente dela sobre as unhas. Utilize até o frasco acabar.

Iogurte Natural

O iogurte natural também é muito eficaz no combate às infecções fúngicas e muito eficiente para eliminar fungos das unhas de forma natural, uma vez que ele é conhecido por seus probióticos, isto é, bactérias ativas que agem contra os fungos. Essa é uma das utilizações mais simples, bastando aplicar o iogurte sobre as unhas e deixando-o secar sobre elas. Depois, basta retirar com água fria.

Vale lembrar que o consumo do iogurte natural, em variados períodos do dia, pode potencializar os efeitos antifúngicos.

Óleo de Melaleuca

O óleo de melaleuca é um poderoso antisséptico natural, que é capaz de eliminar todo o tipo de micro-organismo. Além de ser muito eficaz no tratamento dos fungos das unhas, ele também melhora a saúde dos pés e das mãos.

Publicidade
Publicidade

Se utilizado em concentrações entre 25% e 50%, ele já é suficiente para aliviar e curar a infecção à longo prazo. Se utilizado na concentração de 100%, ele poderá eliminar mais da metade dos fungos em três meses.

O óleo deve ser aplicado duas ou três vezes ao dia, uma única gota por vez. Vale lembrar que ele não pode ser consumido por via oral, podendo provocar fortes efeitos colaterais como erupções da pele, convulsões, incapacidade de caminhar e até mesmo levar ao coma. Porém, ele é muito útil para eliminar fungos das unhas de forma natural.

Bicarbonato de Sódio

Agindo da mesma forma que o vinagre de maçã, esse alcalino também neutraliza o pH da pele, combatendo assim a proliferação dos fungos. O ideal é preparar uma pasta de bicarbonato de sódio, utilizando uma mistura de bicarbonato e suco de limão.

Após misturar, basta aplicar diretamente sobre a área afetada. Uma outra dica é que o bicarbonato pode ser colocado dentro dos calçados fechados, afim de combater os fungos que ali podem se encontrar.

Suco de Limão

O limão atua na eliminação dos fungos com suas propriedades antibióticas e antimicóticas, sendo assim, ele é um potente remédio natural para combater a micose. Ele pode ser aplicado diretamente sobre as unhas, apenas esfregando-a com a fruta. Ou se preferir, você pode extrair o suco e aplicá-lo nas áreas afetadas pelos fungos.

 Sal

O sal tem propriedade antibiótica, que promove a eliminação de fungos e bactérias, atuando de uma maneira para eliminar fungos das unhas de forma natural. O procedimento deve ser realizado da seguinte forma: após lavar bem as unhas, sejam dos pés ou das mãos, deixe-as molhadas e coloque sal sobre elas. Em seguida, basta calçar as meias e seguir com suas atividades normais. O sal não precisa ser removido, uma vez que ele será absorvido pelas unhas. Repita o processo duas vezes por dia.

Contraindicações

Não há contraindicações para o uso de nenhum dos componentes, no entanto, vale ressaltar que respeitar a quantidade indicada de cada um deles, pode ser crucial, umas vez que utilizados em excesso podem causar alergias, danos à pele e às unhas. Fique atento também ao consumo via oral desses produtos, pois com exceção do iogurte natural e do suco de limão, a ingestão dos demais não é recomendada ou é até proibida.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × três =